Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cyberoma

[Resolvido] Estrutura do Banco p/ Sistema de Cadastro de Usuario

Recommended Posts

Boa Noite amigos, estou com uma duvida sobre como estruturar um banco para um sistema de cadastro.

 

Vou explicar.

 

Vai ter um formulario com um radio button para a pessoa escolher se é PESSOA FISICA ou PESSOA JURIDICA.

 

A estrutura do Banco que eu pensei foi:

 

Clientes (Terá os dados do cliente):

id_cliente

nome_cliente

cpf_cliente

...

...

...

 

Empresa (Terá os dados de uma Empresa assossiado ao id_cliente da tabela Clientes)

id_empresa

nome_empresa

id_cliente

cnpj_empresa

...

...

 

Mas assim, quando o cliente for Pessoa Juridica, na tabela Cliente o campo cpf_cliente vai ficar vazio.

 

Eu queria saber se a essa minha ideia estar certa, ou existe outra forma de estruturar esse Banco.

 

 

Desde ja agradeço.

 

OBS: Criei este topico aqui, porque vou fazer o sistema em PHP, e confio muito na galera daqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais a minha ideia estar correta? É assim que estrutura o Banco neste caso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, o caminho é esse.

Você precisa saber quais são os requisitos do sistema, que tipo de informação quem usar precisará saber, se essas informações serão armazenadas no banco, com base nisso, fica mais fácil criar um modelo e enxergar quais situações podem não estar cobertas pela modelagem inicial (como o caso de cliente pessoa juridica) e ir ajustando o modelo inicialmente criado para um que contemple todas as possibilidades da forma mais eficiente possivel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi,

 

mas voces acham melhor eu criar uma tabela para endereço e outra para telefones?

 

O grande "problema" da especialização muitas vezes é a performance do BD, que fica sacrificada em função do grande número de acessos para recuperação de informações.

 

Voces acham que devo levar isso em consideração? Pois vou precisar fazer varios INNER JOIN e pode ser que o sistema fique mais lento.

 

------------------------------------------

 

Outra coisa, qual software voces me recomendam para desenvolver meus Bancos?

 

1- Mysql Administrator

2- Mysql Workbench

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu colocaria endereço e telefone separados se forem informações pouco acessadas, caso contrario, manteria na mesma tabela, e filtraria no sql as informações que desejo naquele momento.

 

Normalmente eu modelava no workbench e criava no administrator, mas a ultima versão do workbench está bem integrada, é questão de testar qual você acha melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu colocaria endereço e telefone separados se forem informações pouco acessadas, caso contrario, manteria na mesma tabela, e filtraria no sql as informações que desejo naquele momento.

 

Normalmente eu modelava no workbench e criava no administrator, mas a ultima versão do workbench está bem integrada, é questão de testar qual você acha melhor.

 

Entendi, muito obrigado pela ajuda Vinicius.

 

vou usar o workbench 5.0. Pode modelar e criar tudo nele mesmo.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera eu fiz a estrutura e o relacionamento de minha tabelas..

 

Olhem se estar certo, se estar faltando algo..

 

Estou em duvida sobre o relacionamento das tabelas endereço e telefones com a tabela empresas.

 

tabelax.png

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Abraço ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.