Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Motta

Cientistas confirmam existência do Bóson de Higgs

Recommended Posts

Cientistas confirmam existência do Bóson de Higgs

Experimentos no LHC indicam descoberta de nova partícula compatível com previsões teóricas

 

SWITZERLAND-SCIENCE-PHYSICS-PARTICLES-CERN.jpg

Imagem divulgada pela CERN mostra uma representação da colisão de prótons na experiência pela busca do bóson de Higgs AFP

 

RIO – A busca pelo Bóson de Higgs chegou ao fim. Cientistas dos dois principais experimentos do Grande Colisor de Hádrons (LHC) - maior acelerador de partículas do mundo, operado pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) na fronteira entre França e Suíça – apresentaram na madrugada desta quarta-feira seus últimos resultados, que indicam a descoberta de uma nova partícula subatômica compatível com as previsões teóricas de como ele seria.

 

Apelidado “partícula de Deus”, o Bóson de Higgs é a única das 32 partículas fundamentais do Universo (prótons, nêutrons e elétrons, entre outras) previstas pelo Modelo Padrão da Física (MP), formulado em 1964, que ainda não foi detectado e seria responsável por dotar de massa todas as outras partículas.

 

Em uma aguardada apresentação, Joe Incandela, porta-voz do experimento conhecido como CMS, informou que sua equipe, composta de mais de 2 mil cientistas espalhados pelo mundo, observou um excesso de eventos na faixa de energia de 125 gigaeletronvolts (GeV)/c2 que seria uma forte evidência da formação do Bóson de Higgs nas poderosas colisões promovidas no LHC. Pela Teoria da Relatividade de Einstein e sua famosa equação E=Mc2, energia e matéria são intercambiáveis. Assim, como não é possível observar o mundo subatômico diretamente, os pesquisadores usam poderosos aceleradores para chocar feixes de matéria a velocidades próximas à da luz, procurando por assinaturas de energia que indiquem a formação das partículas subatômicas. As medições do CMS, no entanto, alcançaram uma margem de erro combinada de 4,9 desvios padrões (sigma), pouco menos que os 5 sigma convencionados para o anúncio de uma descoberta oficial, que significa uma probabilidade de mais de 99,9999% das medições estarem corretas.

 

Incandela foi seguido por Fabiola Gianotti, porta-voz do experimento Atlas. Depois de destacar que sua apresentação abordaria apenas dois dos caminhos possíveis para identificar o Bóson de Higgs, os resultados combinados indicaram a detecção de uma nova partícula na faixa de 125,6 GeV/C2 com o nível de certeza de 5 sigma. O anúncio do número mágico levou a uma ovação do auditório lotado e lágrimas aos olhos do teórico Peter Higgs, que propôs a existência da partícula dentro do Modelo Padrão e acompanhava as apresentações.

 

- Isso é apenas o começo. Por favor, sejam pacientes. Estamos entrando na era de medir o Higgs. Precisamos de mais dados e até o momento analisamos apenas um terço das colisões em 2012. Espero que estes resultados abram a porta para um futuro muito brilhante – disse Gianotti.

 

 

Fonte : O Globo

 

----------------------

Só uma observação, Ele não foi localizado ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para você nada, mas seu neto talvez um dia possa utilizar uma invenção que veio desta experiência.

 

Uma mala anti-gravitacional, quem sabe ...

 

Os estudos sobre o elétron do começo do século passado deram nesta tal de Internet ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é assim ao pé da letra.

 

A ciência não se dá muito com religião e sempre tenta provar tudo. COm a "Partícula de deus" (pra mim, minúsculo), eles imaginam ter chegado próximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cientistas são criticados por uso de Comic Sans em anúncio de partícula

 

SANTA PERDA DE TEMPO, BATMAN !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.