Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Betoscui

Mecânica de luta

Recommended Posts

Olá, estou montando um projeto pessoal e gostaria da ajuda de vocês.

 

Não sou programador, por isso existem detalhes e informações que não conheço (ainda hehehe).

 

Trata-se de um game em formato MMO no qual existem momentos de combate entre dois personagens.

Inicialmente imaginei as lutas no mesmo formato de RPG, mais "na sorte", onde cada jogador "lutaria" por meio de um dado virtual, porém gostaria de sugestões de mecânicas alternativas de combate que pudessem ser por "habilidade" e não apenas sorte.

 

Alguém conhece alguma?

Agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, não existe "sorte".

O que existe são algorítimos que usam progressão geométrica, linear, exponencial, etc, para determinar um aspecto ou vários de um jogo.

 

São diversas formulas matemáticas usada para calcular cada aspecto do personagem, classe, arma, golpe, distribuição de itens num grupo, que tipo de item um inimigo vai soltar quando for derrotado, etc...

 

Existem muitos, mas muitos links sobre isso, cada um tratando de uma faceta desse tema, como por exemplo, este link

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Supondo que você esteja falando de um RPG baseado em batalhas em turnos. É preciso misturar o elemento aleatório (o dado) como variáveis como Pontos de Defesa, Pontos de Ataque, Força, Agilidade, Perícia, etc. além de itens ou equipamentos que alterem essas variáveis quando usados. Outras coisas podem adicionar elementos de estratégia como uma armadura de determinado metal sendo mais suscetível ao dano se sofrer um ataque baseado em determinado elemento da natureza ou ser imune ao ataque baseado em outro elemento, etc.