Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Betoscui

Mecânica de luta

Recommended Posts

Olá, estou montando um projeto pessoal e gostaria da ajuda de vocês.

 

Não sou programador, por isso existem detalhes e informações que não conheço (ainda hehehe).

 

Trata-se de um game em formato MMO no qual existem momentos de combate entre dois personagens.

Inicialmente imaginei as lutas no mesmo formato de RPG, mais "na sorte", onde cada jogador "lutaria" por meio de um dado virtual, porém gostaria de sugestões de mecânicas alternativas de combate que pudessem ser por "habilidade" e não apenas sorte.

 

Alguém conhece alguma?

Agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, não existe "sorte".

O que existe são algorítimos que usam progressão geométrica, linear, exponencial, etc, para determinar um aspecto ou vários de um jogo.

 

São diversas formulas matemáticas usada para calcular cada aspecto do personagem, classe, arma, golpe, distribuição de itens num grupo, que tipo de item um inimigo vai soltar quando for derrotado, etc...

 

Existem muitos, mas muitos links sobre isso, cada um tratando de uma faceta desse tema, como por exemplo, este link

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Supondo que você esteja falando de um RPG baseado em batalhas em turnos. É preciso misturar o elemento aleatório (o dado) como variáveis como Pontos de Defesa, Pontos de Ataque, Força, Agilidade, Perícia, etc. além de itens ou equipamentos que alterem essas variáveis quando usados. Outras coisas podem adicionar elementos de estratégia como uma armadura de determinado metal sendo mais suscetível ao dano se sofrer um ataque baseado em determinado elemento da natureza ou ser imune ao ataque baseado em outro elemento, etc.

 

Quanto à habilidade, geralmente não é algo requisitado RPGs, mas se quiser você pode adicionar elementos de física, por exemplo, onde o usuário que queira fazer um ataque que envolva o lançamento de um projétil tenha que dá o angulo e a potencia do tiro.

 

Eu recomendo que você entenda o funcionamento de RPGs de tabuleiro como AD&D, Vampiro: A Máscara, etc., além de jogos eletrônicos do gênero e vá copiando o que achar melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa! Obrigado pelas respostas...

 

Na verdade estou usando apenas essa mecânica de batalhas em formato do RPG (no caso, com dados) e, pra mim, funcionaria muito bem, pois concordo com você, mangakah, sobre o uso da habilidade num RPG.

 

Apesar de falar em RPG, o game que estou imaginando é bem mais simples.

É que fui questionado a respeito dessa mecânica por estar ligada à sorte (mesmo com todas essas variáveis, Vinicius).

A ideia é ter sim variáveis (como classe e armas) que, no caso, somariam pontos aos tirados no dado. Desta maneira, uma pessoa mais engajada no jogo teria maior possibilidade de vencer um combate (imagino).

 

Vou pesquisar esse link para ver se consigo acertar um caminho.

 

mangakah, essa ideia de usar a física é bem legal, porém estou um pouco resistente a este tipo de jogo, pois precisaria ser algo rápido, além disso, estamos falando de dois jogadores conectados simultaneamente no mesmo desafio e acho isso muito arriscado, visto que nosso 3G é essa porcaria.

 

Obrigado pelas dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah!

Um detalhe: a ideia é montar esse game pra smartphones (Android).

Alguém saberia dizer qual linguagem seria mais indicada pra isso?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Relendo as respostas, me ficou uma dúvida: que tipo de profissional eu precisaria para ajudar a desenvolver essas mecânicas e variáveis (pontos, damage, etc)?

 

Um roteirista de games faz isso? Ou isso é coisa pra desenvolvedor de games mesmo?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O roteirista definiria o que cada persongem vai ter, bem como se ele terá um dano maior, por exemplo.

 

O programador implementará isso no jogo.

 

 

Então, mas no meu caso: tenho um escopo geral do projeto, tema, enredo, definição de personagens, missões, ou seja, uma ideia geral de como tudo iria funcionar, porém, certamente me falta alguma informação sobre interação entre os jogadores por exemplo, ou quantidade de pontos que podem ser ganhados ou perdidos em um combate. Nesse caso, seria o próprio programador que me ajudaria nisso? Tipo... não existe algum profissional específico para isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho conhecimento sobre se existe um profissional especifico para isso ou não.

 

O que sei, é que a definição das caracteristicas dos personagens ocorre geralmente por quem criou o enredo do jogo (normalmente o roteirista), como quem criou sabe o que cada personagem faz, seus pontos fortes e fracos, fica mais facil para ele definir por exemplo que uma clase mágica tem baixa defesa fisica, mas defesa mágica alta, assim como danos que podem variar de acordo com a classe, por exemplo mago normalmente possui um dano magico maior que um sacerdote por exemplo.

 

Personagens de mesmo nivel possuem status pre-determinados ou determinados pelo jogador (distribuição de pontos: inteligencia / destreza, etc...)

 

Com a definição de todas as caracteristicas, isso é passado para o programador então criar os algoritimos necessários para que tudo ocorra conforme planejado.

 

Assim, se a cada tantos niveis ou com equipamentos com certo nivel de refino / pedras a defesa, hp, taxa de critico será alterada, tudo isso é algoritimo na mão do programador.

 

Quem define isso é o roteirista ou a equipe que criou a trama.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.