Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

eMineiro

[Resolvido] Caso de Uso - Atores Logado e Anônimo

Recommended Posts

Ola pessoal.

 

Gostaria de saber se na modelagem de caso de uso de um sistema web , precisamos criar um usuário anônimo.

 

Vamos dar exemplo de um blog.

 

Usuário anônimo seria aquele que pode visualizar posts e comentários

Usuário logado seria aquele que pode visualizar posts e comentários, além de comentar no posts.

Administrador seria aquele que criar os posts e administra os comentários.

 

 

Eu tenho que criar 3 atores (Usuário Anônimo , Usuários Logado , Administrador) ?

Ou seria somente 2 (Usuário / Administrador) ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria o os 3 atores, só para ter tudo documentado. Acredito que não há tanta necessidade de fazer casos de uso do usuário anônimo, mas não custa nada fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Guilherme,

 

Valeu pela ajuda.

Mas é ai o meu ponto. Você disse que faria os 3 para reafirmar na documentação o papel de cada um.

Eu concordo contigo e imaginei que fosse assim , mas algo me diz que meu professor de faculdade ja me falou isso e não era essa a reposta.

 

Você disse que não há tanta necessidade (eu também acho que deve haver outra maneira) , mas em qual artefato de documentação do me projeto (casos de uso , diagrama de classes , bla bla) estaria claro que usuário anônimo não poderia comentar por exemplo?

 

 

Observação: Esta pergunta serve pra todos, quero deixar uma discussão sobre o assunto ao invés de um simples pergunta. E gostaria muito de saber a opinião dos senhores.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Guilherme,

 

Valeu pela ajuda.

Mas é ai o meu ponto. Você disse que faria os 3 para reafirmar na documentação o papel de cada um.

Eu concordo contigo e imaginei que fosse assim , mas algo me diz que meu professor de faculdade ja me falou isso e não era essa a reposta.

 

O que teu professor disse?

 

Você disse que não há tanta necessidade (eu também acho que deve haver outra maneira) , mas em qual artefato de documentação do me projeto (casos de uso , diagrama de classes , bla bla) estaria claro que usuário anônimo não poderia comentar por exemplo?

 

No caso, eu faria um Caso de Uso do usuário anônimo assim:

- Anônimo

- Exibir comentários

- Para fazer comentário, é necessário efetuar o login ou cadastrar-se.

 

E tem também uma outra opção, ao invez de fazer o Caso de Uso para isso, você coloca em obervações da documentação que o usuário anônimo não pode fazer comentários, ou seja, nenhum tipo de ação que possa interferir no sistema, SOMENTE visualizar, se esta opção também for sua idéia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Guilherme,

 

Então , conversando com colegas da faculdade me disseram que é necessário sim fazer o caso de uso para usuário anônimo pois ele tem funções no sistema. Caso ele não pudesse ver nada não seria necessário fazer caso de uso para este tipo de usuário, apenas deixando observação.

 

E você está certíssimo no que disse.

 

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza, resolvendo o problema é o importante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.