Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DiegoAngra07

Contar usuários Online

Recommended Posts

Boa noite colegas do iMasters,

 

Então, to "quebrando" um galho pra um colega na área web, que não é a minha área de atuação porém conheço e sei trabalhar. Venho aqui com 2 questões:

 

1 - Ele quer que eu exiba o número de usuários logados no sistema no momento, eu sei que parece óbvio que basta criar uma flag na tabela usuario pra ser marcada como "S" quando cada usuário fizer login, e depois fazer um SELECT COUNT de usuarios com esse campo flagado. Porém eu tenho algumas dúvidas a respeito:

 

- Se o cara fechar a página, sem ir num botão "Deslogar", como faço pra desflagar o campo no banco?

- Uma falha iminente nesse método que eu ouço falar bastante é que caso falte energia elétrica por exemplo, ou o servidor caia, as sessões de usuários serão interrompidas abruptamente. Nestes casos, como desflagar o campo no banco também?

 

2 - Preciso exibir informações sobre um servidor, como por exemplo se ele está online (não é o servidor do sistema, é um host a parte). É a mesma coisa que se eu desse um ping pro IP do servidor e houver retorno eu sei que ele está On. Como verificar isso com o PHP?

 

Muito obrigado desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um tópico sobre essa parte de saber quando esta logado foi ciado hoje mais cedo... olha meu post nele acho que vai ajudar http://forum.imasters.com.br/topic/473562-aterar-status-ao-fechar-navegador/page__view__findpost__p__1888596

 

E sobre o ping apenas precisei escrever na busca do google... ping php e de cara jah me mostrou um exemplo que funciona: http://forum.imasters.com.br/topic/320013-dando-ping-com-php/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo,

 

Muito boa a sua lógica com jQuery, vou aplicá-la aqui também. A única dúvida é se não sobrecarrega a página de ficar comunicando com o banco a cada 5 segundos, mas ainda assim acho que vou aumentar o tempo né, colocar sei lá uns 5 minutos.

 

Quanto ao ping, eu não sabia que podia dar ping assim de dentro do PHP, eu procurava uma função que fizesse isso usei o exemplo de ping pra deixar claro o que precisava.

 

Muito obrigado pela ajuda. Tenho uma última dúvida, meu colega está utilizando SQL Server, eu nunca usei SQL Server com web, só aplicações desktop mesmo. Há uma maneira de eu acessar o banco remotamente, digamos igual ao phpMyAdmin, que fica no servidor do banco, ou só posso acessar da minha máquina, usando um client de SQL Server e colocando os dados do servidor do banco? E neste segundo caso, ele precisaria direcionar portas no roteador e tal pra abrir o acesso externo para mim.

 

Sabe algo referente a essa questão MS SQL x PHP ?

 

Muito obrigado mais uma vez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.