Arte criada para o site pode ser usada em outras mídias?
Mais uma questão ética que está me fazendo pensar... Quando faço design gráfico, percebo vários clientes copiando elementos gráficos que criei e aplicando em outras coisas (como banner, talão de pedidos etc), que foram feitos na concorrência. Até aí tudo bem, porque não fiz contrato nem nada e eles não conseguem copiar muito.
Esses dias entreguei um site com um projeto gráfico muito bonito e elogiado. E já estou prevendo que esse cliente para quem fiz o site vai replicar a arte do site em seus panfletos e outros materiais, que poderá fazer com a concorrência, porque acharam meu preço "alto" para os panfletos. Eles simplesmente pedem para o pessoal da gráfica dar um printscreen e usar a arte, sem preocupação com a resolução da imagem.
Pois bem, no contrato do site tem uma cláusula que assegura a mim todos os direitos autorais do projeto. Sendo assim, penso que o cliente NÃO PODE reproduzir o projeto gráfico criado para o site sem minha autorização, pois a arte foi criada para utilização específica no site. Se quiser utilizar a mesma arte em outras peças, eu tenho o direito de ser remunerada por isso, não?
Seria o mesmo caso de vender uma fotografia para a revista X edição Y e esta revista reproduzir a fotografia indefinidamente, em todas as edições que quiser, não?
O que acham? Será que estou sendo parcial demais?
Discussão (3)
Carregando comentários...