Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ricna.net

Melhor escolha para iniciar desenvolvimento de jogos em 2013

Recommended Posts

Olá pessoal.

Sou programador há cerca de 10 anos. Comecei com Pascal/Delphi (que ainda preciso dar manutenção as vezes). Já programei em C e C++ (adoro), um pouco de C#, Assembly para PIC... Mas nos últimos trabalho mais com Java e PHP.

 

Quero mudar essa infinidade de estudos de tantas linguagens, sem falar em inúmeras API's , bibliotecas, frameworks e na área de aplicação.

 

Estou pensando seriamente em me dedicar exclusivamente no desenvolvimento de jogos, que sempre foi um grande interesse. Nas últimas semanas me aprofundei em ActionScript3, estudei um pouco de Unity3D e só me informei UDK. Me interesso muito pela JMonkey também, por sem Java... Mas não sei se tem mercado e futuro.

 

Li muito sobre o HTML5 e a "morte" do Flash (e AS3). Entretanto sempre gostei do AS3 e tenho interesse em programar para WEB, podendo integrar com banco de dados através de PHP/MyQSL ou o que for. Além de interesse na multiplataforma, incluindo iPad e CIA.

Quanto ao AS3, parece um grande risco, porém já tem ferramentas como a Swiffy da Google que transforma SWF em HTML5 .. Então não vejo como a Adobe poderia deixar o barco afundar assim. Além das centenas de sites na internet com os melhores jogos WEB feitos em AS3.. Acho que não vai cair assim não, mas...

 

Então... Gostaria de opiniões sobre que caminho seguir dentro deste contexto, sendo que o critério e desenvolver jogos para WEB/Mobiles (APP também uma boa Objective C .. mas não tenho MAC, deixa essa) com acesso a banco de dados e suporte para jogos multiplayer. Além disso preciso que seja OOP que faz bem pra visão, rs.

Desde já agradeço a atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu programo coisa mais voltadado pra web mas sempre gostei de jogos e estudo ta bem sobre jogos.Minha situação e um pouco igual a sua, mas um pouco melhor eu sei que língua usar que engine e usar e tenho um design mas mesmo assim ainda tenho uma grande dificuldade pra fazer meu jogo e quase ninguém pensa nisso e você tem que levar em conta.

 

Eu to tentando fazer uma coisa seria como acho que você ta bem que um dia. A idéia e fazer um jogo pra iOS somando os gasto do projeto dele na compra de licenças do unity3d, iPhone,iPad , Mac, markting e texturas e modelos 3d passa de 25 a 30mil, mesmo assim eu tenho certeza que investindo esse dinheiro que to juntando vou ter ele de volta em lucro na pior das hipótese consigo de volta o dinheiro investido ja que nao e impossível vender 20mil copias de um jogo de iOS.

 

você pode fazer um jogo pra web ou pc ou pra um console caso você tenho um, no caso dos mobile tem um problema pra fazer cosia de iOS você precisa de um Mac pra rodar o simuladores de iPad e iPhone ou pra testa seu jogo no seu iPad e iPhone mas o unreal consegui fazer isso sem precisa de um Mac ja o unity você precisa de um Mac pra testa os jogos feitos pra iOS, O androi tem um problema que dificulta o desinvolvimento android roda desde um galaxy ao celular de 300 reais chinês você teria que teste seu jogos em vários celulares oque seria mais caro do que compra um iPhone isso um dos motivos de ter mais jogos pra iPhone saber que ele vai roda em quase todos os iphones ter menos testes, você pode fazer jogos pra consoles tem muitos desenvolvedores Índia fazendo isso pode se um pouco mais difícil vender o jogo por as pessoas que usa console ter um padrão de jogos maior que os que jogs em mobile oque ta bem acontecem com pc.

 

Acho que enrolei muito mais vou responde especificamente, unreal engine tem a sintax igual a do Java nao acho que você vai ter problemas pra programa nele, você falo que sabe as3 e flash so ta no leito de morte pra sites ainda da pra fazer jogos com ele ainda mais se ta começando jogos sociais sao feitos em flash e pra quem ta começando e bom pq vai ta fazendo uma cosia de verdade nao e nem um joginho criado e um maker qualquer.

 

você pode fazer um jogo pra web sem gasta nada eo máximo que teria o gasto com servidor, o ideal seria um mmo ja que nunca vi ninguém compra jogo flash.

 

Desculpa devia ter sido mais breve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa!

Obrigado pela resposta.

 

Entendi que você optou por Unity3D para desenvolver para iOS. Também gostaria de programar para iOS, mas sinceramente sem o MAC não tenho vontade, queria usar o ambiente correto, e além disso, como você colocou, o mercado é bem menor. Mas acredito que fazendo com a Unity3D você pode colocar para WEB também e ter um público maior, certo? Não se limitando somente ao iOS. Acho que busco algo assim também, uma linguagem com portabilidade, e que também

 

Então... No momento não estou preocupado com a dificuldade financeira ou de aprendizado. Mas com certeza uma caixa preta como para desenvolver para PS3 não é opção. UDK, Unity3D, JMonkey, AS3, C++ .. Todas estas podem ser estudadas ao menos, e posso criar jogos sem precisar pagar nada. Comercializar será outra questão. Além disso poderia ser contratado e não precisaria me preocupar com isso. Preciso é ser bom no que faço com a ferramenta de trabalho.

 

 

Estudei bastante AS3, estudei alguns códigos prontos, li documentação de várias classes e eventos, aprendi o tal do blitting... E agora já me desanimei pois acho que não vale a pena AS3 devido tantos comentários sobre o fim do Flash. O que quero é justamente investir meu tempo em estudo para ter um futuro, mas se AS3 já está sendo chamada de passado, não é faz sentido investir nela agora, certo?

Você disse que morre pra sites mas não pra jogos? Mas se não rodar o site flash em iPad e ninguém mais instalar plugin no PC... Qual o futuro de sites como o ArmorGames? Entendo que é um processo longo. Mas já vimos muita coisa que parecei grande sumir do mapa, e nessa área é as coisas andam mais rápido.

 

Mesmo assim gostei de AS3 e já estava fazendo testes de eventos, colisão, usando spricesheet, animação por código... Não uso estou usando Adobe Flash. Somente FlashDevelop e Flex SDK (nem sabia que podia fazer tudo sem Flash). Estudei a Flixel, e fiz algumas coisas com ela, mas achei melhor deixar de lado e estudar AS3 somente, para compreender todos eventos e classes sem a abstração de uma biblioteca, assim como a Greensock.

 

UDK é muito interessante, mas não me informei o suficiente.

Quanto a Unity3D ainda estou com um pé atrás, também não entendi até onde vai a qualidade e portabilidade, qual o foco principal de uso, e vi comentários dizendo que tem muito bug, principalmente para iOS.

 

Pois é, realmente to meio perdido, e me frustrei com essa do AS3 não valer a pena...

Vou me informar melhor sobre JMonkey, Unity3D, UDK e qual seria o melhor caminho para C++, já que adoro essa linguagem e já fiz algumas coisas com OpenGL na faculdade. Acho que C++ ainda é o mercado mais forte.. Não?

 

Fico grato com a ajuda e espero mais comentários e opiniões.

Acho que está questão ainda é uma das mais complicadas de resolver. Assim como foi até decidir que uso PHP pra WEB e Java para desktop.

 

Se algum desenvolvedor de games contribuir com sua experiência na escolha ou mudança de linguagem será de grande ajuda :)

Abraço e até mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu escolhi o unity por ter um Mac e pode usar JavaScript nele. Um jogo que você faça pra pc pode nao fica bom pra mobile ja que tem controle difirente, um exemplo bom eo angry birds que so e bom pra mobile, deve se muito difícil fazer um jogo e porta ele pra qualquer coisa.

 

Parece que oque você que agora e somente fazer um jogo pode fazer em xna em c++ ou outro framework eu nunca vi jogo em Java so minecraft.

 

UDK a língua que você usa pra programa nele e igual a Java e c++ você nao teria nem um problema na programação mas pode ter problemas no design ja nao deve entender de 3d, o ideal seria você acha um design pra te ajuda.

 

Ok flash nao roda em iPad mas jogos em html5 ta bem nao a te sites com muito conteúdo e fotos grandes dao uma travada no iPad imagina jogos, o novo iPad ja e um pouco mais potente talzes em uns anos jogos de html5 vão roda no iPad

 

Sabendo unity3d vai se fácil arruma emprego ja que ele eo mais usado, ele nao e tão poderoso quanto o UDK deve ter mais bugs ta bem.

 

Eu nunca tive interesse em arruma emprego fazendo jogo e conhecer gente que trabalha em empresas que faz jogos no Brasil e que ganhão muito mal me ajudo a nao querer trabalhar com isso e fazer jogos indie por conta própria, você pode ter mais noção de como e fazer jogos e trabalha com isso nesse podcast.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pois é, realmente to meio perdido, e me frustrei com essa do AS3 não valer a pena...

 

Quem disse que não vale a pena, man? <_<

 

Veja bem, não se deixe influenciar por posts encontrados na web pois é como diz aquele velho ditado: "quem tem boca, fala o que quer..."

 

Quer uma fonte confiável para saber qual será o real futuro do Flash?

 

-> http://www.adobe.com

 

Lá você encontrá tudo o que precisa para formar uma opnião sobre se vale a pena ou não investir nele... :thumbsup:

 

Mas já adianto de antemão, que o Flash NÃO irá morrer...

 

Agora sobre sua dúvida...

 

Se o seu foco for, por exemplo, desktop, web e mobile(Android e iOS), sem dúvidas, no seu lugar eu iria de Adobe AIR(Action Script 3.0)...

 

Pois o código será praticamente o mesmo dependendo da forma como irá projetar(sem falar da rapidez em se desenvolver um game em Flahs(IDE), comparando-se com outras tecnologias).

 

Obs.: HTML5 + JS não é recomendado para games mobile e muitas das vezes inviável... Caso ainda tenha dúvidas, teste você mesmo, ainda que com algo intermediário, e comprove...

 

E por fim, peço desculpas por ter sido um pouco superficial e tal, mas é porque estou no trabalho e postei só para complementar o que você já vinham conversando....

 

Att,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara mobile perde um pouco a performance mas na versão mais nova do android não funciona o flash :thumbsup:. A melhor opção é o html5 se quiser 3d use webgl ou three.js jogos 3d tem um grande futuro em browsers e o futuro é o html5.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado por todas respostas...

 

Mas então:

Se o seu foco for, por exemplo, desktop, web e mobile(Android e iOS), sem dúvidas, no seu lugar eu iria de Adobe AIR(Action Script 3.0)

AS3 roda em iOS ?

A única forma que encontrei para rodar no iOS é usando conversores para HTML5, inclusive da própria Adobe, a CreatJS.

E no próprio site da Adobe fala desta conversão necessária para o fufuto, já que estão aos poucos o plugin seria um problema até para desktop, já que HTML5 não precisa.

E também, qual o sentido fazer algo com AS3 para depois ter que converter para esse HTML5? Isso vai ficar evidente para as empresas que trabalham com desenvolvimento WEB, inclusive pela imposição de seus clientes que vão preferir assim, como já o é em muitos casos.

 

Ainda quero estudar mais AS3 e realmente fico decepcionado com essa situação, mas certamente, mesmo no site da Adobe o que vi não foi de um futuro promissor para o Flash, e sim da necessidade deles de mudar o foco e abandonar certas coisas.

E mesmo assim deixo claro aqui que não uso o Flash e sim ActionScript3 usando o FlashDevelop e Flex SDK, o que gostei muito.

 

Eu não vejo problema em instalar plugin do Flash e inclusive estou considerando a Unity3D que requer plugin e roda no iPad... Por que ninguém fala do plugin de Unity como do Flash, e por que a Adobe não faz algo como a Unity para ter acesso ao mercado mobile, é algo que não entendo.

 

Obrigado a todos, vou continuar amadurecendo a idéia.

T+

 

Acrescentando...

 

 

O fato é que com AS3 posso ver meu jogo no Facebook, Google+ e até mandar para sites como ArmorGames que acho fantástico.

Essa história da Apple rejeitar um SWF deveria ser temporário. Bastaria a Adobe ajeitar alguma coisa, ou na pior das hipóteses, logo o iPad será mais potente... E pra que tanta frescura com o bendito plugin para browser? Será que com todo sucesso do Flash, ao menos o Firefox e Chrome não poderiam embutir o FlashPlayer no navegador!?!?! Agora pra rodar QuickTime não tem problema né?

 

Novamente agradeço pela colaboração de todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
AS3 roda em iOS ?

Sim, roda via Adobe AIR.

 

Seguem alguns samples -> http://www.adobe.com/devnet/air/samples-mobile.html

 

E aqui um que eu mesmo desenvolvi para Android(e que em breve pretendo publicar também na apple store) -> RSS TECNOL

 

E no próprio site da Adobe fala desta conversão necessária para o fufuto...

 

Onde você leu isso? Tenho certeza de que você está confundindo as coisas porque a Adobe não vai "matar" o Flash e sim investir também no HTML5, mas, "matar" seria contradizer tudo o que ela mesmo tem dito recentemente sobre o Flash, que é investir nele...

 

Não achei a fonte original, mas segue um link que fala um pouco sobre o assunto:

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/adobe-divulga-planos-para-o-futuro-do-flash

 

 

E, novamente, não se basei em comentários encontrados na internet quando o assunto for Flash, porque não é de hoje que se fala mal dele...

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DesenvolvedorRoger você diz que não deve acreditar nos comentários que o flash vai morrer, mas também não deve acreditar que o flash é melhor que html5 certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vcs se preocupao se pessoa que for joga vai ter que baixa o flash player mas nao leve em conta que muita gente pra jogo um jogo em 3d em html5 vai ter que baixa um navegador novo.

 

Baixar um plug vs baixar um navegador? Tana cara qual ea melhor escolha.

 

Eu to feliz usando o ie10 no Windows eo Safari no Mac, eu jamais baixaria um navegador so pra pode roda um jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim ie10 suporta html5 mas nao suporta webgl como three.js usa webgl nao roda no ie10 então 3d em "html5" nao roda no ie10

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DesenvolvedorRoger você diz que não deve acreditar nos comentários que o flash vai morrer

A Adobe NUNCA disse que o Flash iria "morrer"... Muito pelo contrário, basta você ler o link que postei mais acima... Se tivesse lido, você nem se quer postaria o que postou... ¬¬

 

...mas também não deve acreditar que o flash é melhor que html5 certo?

Bom, nesse caso eu tenho parâmetros para opinar sobre esse assunto porque eu conheço(e bem) tanto o Java Script como o Action Script. E posso lhe garantir que o Action Script é mais completo como linguagem do que o Java Script.

 

Basta dar uma olhada nos pacotes do Action Script, além de outros aspectos como tipagem.

 

*ActionScript 3.0 é uma linguagem fortemente tipada e isso traz benefícios:

 

1º - A verificação de tipos em tempo de compilação ajuda a identificar erros.

 

2º - Usar objetos tipados cria aplicativos que são mais eficientes.

 

Obs.: Existem outras vantagens mas como já trabalho a longos anos, tanto com javascript como com action script, não vejo necessidade de me aprofundar nesse assunto...

 

E por fim, se discordar do que tenho falado, poste alguma coisa e tente me impressionar com JS, CSS e HTML5... :thumbsup:/>

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então...

Nada decisivo ainda, e acho que nunca o é completamente, e como programadores devemos estar abertos... Mas nem tanto ao ponto de perder tempo e não se tornar especialista em nada de tanto estudar de tudo um pouco. Justamente por isso levantei a questão no post e comentei sobre meu histórico com várias linguagens.

 

No momento vou voltar aos meus estudos com AS3. Não vejo motivo para acreditar que NÃO seja possível ter uma boa experiência profissional (e lucrativa) com ele para jogos WEB nos próximos anos. E acredito que a Apple ainda volte atrás. HTML5 não vai superar AS3 muito cedo (alguns vários anos), e se a Adobe evoluir o ActionScript provavelmente nunca.

E no momento não estou interessando em fazer "programas" em HTML5 para o usuário teclar CTRL+U, CTRL+C e CTRL+V.... Ou somente CTRL+S para ter o seu "projeto" todo "hackeado" em pastinhas .css, .js e . html. (Me desculpem, mas ainda não me desce HTML5 como linguagem de programação(mesmo integrando JS). Isso ainda me soa somente como HTML, algo para criar de páginas de conteúdo).

..

 

Também não me senti confortável com a "caixa preta "da Unity3D. Ressalto aqui que é um olhar de quem estudou pouco a Unity3D, posso estar enganado, e se alguém souber dizer como faço um jogo em Unity3D usando somente suas bibliotecas em C#, e sem precisar abrir aquela interface toda da Unity, aí eu vou tentar novamente. Assim como tenho programa a essência do AS3 usando somente FlashDevelop, sem nenhum ambiente visual do Flash, gostaria de fazer ao menos um teste com C# sem abrir Unity3D.

Obviamente que com o envolvimento de um modelador 3D, designe será essencial o uso da "IDE", mas neste caso no meu ponto de vista o código C# não passa de simples script inserido em um objeto 3D, e neste sentido não há sentido estudar nada além alguns eventos, if e elses, desvalorizando o programador. (o designer pode fazer isso).

Vou estudar mais Unity3D também e fazer um jogo simples para ter uma opinião melhor.

 

Resumindo... Com a ajuda de vocês, de pesquisas e também do Vinicius neste link: http://www.pontov.co...atid=55:artigos, cheguei a uma situação melhor, eliminando algumas opções e entedendo melhor as restantes.

 

Logo, até o momento minha opinião é:

Jogo para WEB: 1º AS3 ; 2º HTML5

Jogos desktop: 1º C++ ; 2º Unity3D.

 

Vou parar de pensar tanto e fazer ao menos um jogo em AS3!!! Senão eu que acabo morrendo antes do Flash, ou HTML10, Unity4D, C++² ... smile.gif

 

Alguns links interessantes:

 

--->>>>> http://www.photonsto...html5-and-unity

 

http://www.mochilabi...apple-vs-adobe/

 

http://www.tecnoblog...obe-edge-html5/

 

http://thenextweb.co...es-infographic/

 

http://answers.unity...e-oriented.html

 

https://www.google.c.../studio/swiffy/

 

http://www.zdnet.com...ort-flash/14834

 

 

http://www.pixelpros...lopment-forums/

 

http://en.wikipedia....HTML5_and_Flash

 

http://gamedev.stack...anguages-i-like

 

http://gamedev.stack...ndie-developers

 

 

Abraço e até mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DesenvolvedorRoger

A Adobe NUNCA disse que o Flash iria "morrer"... Muito pelo contrário, basta você ler o link que postei mais acima... Se tivesse lido, você nem se quer postaria o que postou... ¬¬

você que falou de comentários da web que o flash ia morrer
E, novamente, não se basei em comentários encontrados na internet quando o assunto for Flash, porque não é de hoje que se fala mal dele...

 

Uma coisa concordo com você que o AS3 é uma boa linguagem de se programar meio parecido com java. (Mas prefiro o html5).

E por fim, se discordar do que tenho falado, poste alguma coisa e tente me impressionar com JS, CSS e HTML5... />
<- Pode ser de terceiros?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola !

vc mora no RJ? Entao eu trabalho na empresa SEVEN GAME.

A seven tem uma estrutura fantastica e la vc aprendera a desenvolver jogos.

se puder me passar seu e-mail posso te passar o projeto com mais detalhes.

E dependendo do seu interesse posso te dar a oportunidade de estudar na seven.

Att!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera, boa tarde.

Então, peço desculpas por acordar este tópico, mas gostaria de saber quais seriam hoje, para dispositivos móveis a solução ideal para desenvolvimento de games.

 

Conheço de linguagens, como JAVA, OBJECT-C, C#, AS3.

Já brinquei com Unity3D. Só que eu preciso de um norte, pois cansei de desenvolver e manter rotinas administrativas em sistemas de cobrança e ERP. Quero algo que saia da minha cabeça, e não da cabeça do cliente.

 

Gostaria de saber em qual tecnologia investir para desenvolver jogos para dispositivos móveis, e se existe alguma outra forma de ganhar com jogos? Alguma outra plataforma?

 

Se alguém puder dar um norte, já agradeço.

 

Obrigado a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.