Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nícolas Luís Huber

[Discussão] Será a morte dos Web Desenvolvedores

Recommended Posts

Abro este tópico com objetivo de gerar discussão sobre a influência dos CMSs na vida de um Web Desenvolvedor. Com cada vez mais novos CMSs, popularização e recursos, layout e várias configurações os Desenvolvedores Web irão perder seu emprego, ou ser desvalorizados?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguns vão, habilidades apenas para programar já não sera mais tão útil.

 

acho que o ponto novo é mostrar pro cliente a sua diferença de um cara que usar um CMS, por melhor que seja um tem sempre uma limitação e quando você desenvolve na unha é muito raro ter esse impasse.

 

a internet é infinita, pelo menos agora não iremos perder para os sobrinhos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CMS é como Miojo, vc utiliza pela comodidade e facilidade, porém não espere nada além de uma massa com sabor enjoativo e difícil de ser melhorada, milhares de pessoas podem ter o mesmo sabor, basta optar pelo mais fácil. Não se pode comparar um macarrão Miojo com um macarrão a bolonhesa todo preparado em um restaurante granfino por um grande chefe, ou até mesmo pela mamãe ou vovó... da mais trabalho, porém o resultado é mil vezes melhor, e é óbvio... não é todos que tem a capacidade de preparar algo assim, por isso optam pelo mais fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se vc e um desenvolvedor vc faz coisas alem de simples sites dinâmicos, consegue fazer grandes portais e commerce aplicativos tudo isso tem cms e frameworks pra isso, mas tem uma diferença bem grande do cara que programa em wordpress eo que programa em php(sei que nao se programa em wordpress so pra compara com as pessoas que programa em jquery).

 

vc sempre pode fazer um miojo mas quando quiser uma comida bem feita vai ir em um restaurante, vc tem que se um chefe e fazer uma prato super bem feito ou rapido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Soou um pouco absurdo, mas ok...

 

TALVEZ haja desvalorização, mas nada anormal. Muitas coisas que antes exigiam esforço por parte dos desenvolvedores, atualmente podem ser feitas (rápida e facilmente) com o auxílio de ferramentas e recursos. Mas não chega a ser uma desvantagem para o mercado ou para a profissão. A web é infindável.

 

Não duvido da computação, mas dificilmente conseguirão substituir um desenvolvedor. E seu exemplo não faz sentido, já que sistemas CMS estão aí para facilitar o gerenciamento do conteúdo, nada mais.

 

Veja os frameworks. Um bom exemplo é o Formee:

:seta: http://www.formee.org/

 

Praticamente faz o formulário, mas ainda precisa de um desenvolvedor por trás. A única desvantagem nisso tudo, é a procriação dos pseudodevelopers. Só.

 

vc sempre pode fazer um miojo mas quando quiser uma comida bem feita vai ir em um restaurante, vc tem que se um chefe e fazer uma prato super bem feito ou rapido.

:thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é um assunto interessante...

 

Acho que CMS é muito prático, porém... Para o que tem pronto. Quando tem que gerar um plugin novo entra o desenvolvedor.

 

Então...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CMS é como Miojo, vc utiliza pela comodidade e facilidade, porém não espere nada além de uma massa com sabor enjoativo e difícil de ser melhorada, milhares de pessoas podem ter o mesmo sabor, basta optar pelo mais fácil. Não se pode comparar um macarrão Miojo com um macarrão a bolonhesa todo preparado em um restaurante granfino por um grande chefe, ou até mesmo pela mamãe ou vovó... da mais trabalho, porém o resultado é mil vezes melhor, e é óbvio... não é todos que tem a capacidade de preparar algo assim, por isso optam pelo mais fácil.

Muito bom essa "comparação" e assim mesmo que eu acho que é.

Mas, tenho que acresentar uma coisa:

Muitas pessoa gostam de miojo e se contentam com isso, e é ai que um web designer (principalmente) perde um pouco de valor.

Por isso, eu creio que a "morte" dos desenvolvedores web não ocorra, mas, que os clientes vão diminuir é certeza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso e so a revolução industrial chegando na web,nao acho que isso tenha alguma coisa haver com cms, isso e a historia de alguem fazendo mais barato o que eu fazia caro.

 

qualquer um pode pega um template de wordpress e ter um site bom, e nao vai ter que paga milhares de reais pra um desenvolvedor, vc ja ouviram falar em yakisoba e um miojo cheio de coisas dentro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Reidark, não são as pessoas que gostam de CMS, são os sobrinhos que programam, os clientes nem sabe que existe, e pra mim a maioria dos que trabalham em cima de CMS são dependentes... logo nunca vão ser profissionais de destaque, por isso eu não me preocupo.

 

Tem casos que temos que tirar o chapéu... por exemplo o portal iMasters é construído sobre o WordPress, esse sim é um exemplo do bom uso de um CMS, mas infelizmente é rara a exceção, os sobrinhos querem molezinha, tudo pronto hehehe.

 

E gente... por favor... não confundam Framework com CMS... pelo amor de Deus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, essa não é a queda dos Web developers, esse é o momento em que eles vão decolar! Com todas as tecnologias que temos hoje é muito mais fácil você ver alguma que seja voltada pra web do que uma voltada para a desktop. O mundo quer ficar conectado, é por isso que existe tantas tecnologias como cloud e etc.

 

Na minha opinião é agora que os desenvolvedores web vão decolar e voar mais do que nunca! É por isso que eu mesmo já estou me educando à essa nova tecnologia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não são as pessoas que gostam de CMS, são os sobrinhos que programam, os clientes nem sabe que existe, e pra mim a maioria dos que trabalham em cima de CMS são dependentes... logo nunca vão ser profissionais de destaque, por isso eu não me preocupo.

Li tudo o que falou sobre CMS e seus usuários.

 

Existem desenvolvedores e programadores (de destaque, inclusive) especializados — perceba a dependência — nessas plataformas e, lhe adianto, pode ter certeza que eles não são meros sobrinhos. O Wordpress, por exemplo, é uma plataforma muito valorizada e grandiosa no mercado. Visite a documentação do WP e verá que sua visão sobre CMS e aquele que o utiliza soa distorcida.

 

 

E gente... por favor... não confundam Framework com CMS... pelo amor de Deus.

Acho que fui a única que comentei sobre frameworks no post. Sugiro que releia-o com atenção, para que eu te beneficie com um favor em pendência só por ter bom senso.

 

Este tópico é sobre ferramentas e recursos que implicam na "morte dos web desenvolvedores". Não é especificamente sobre CMS, e sim sobre quaisquer plataformas de desenvolvimento. Qualquer ferramenta do tipo é digna de comentário, já que é uma discussão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem desenvolve CMS são sobrinhos? Conte-me como vc chegou a esta brilhante conclusão.

 

CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), como o próprio nome diz, não é um "sistema de criação de sites". O desenvolvedor sempre será necessário, seja para a criação do template, modificações pontuais ou desenvolvimento do sistema do zero.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minhas conclusões eu aplico me baseando em conceitos reais e não em não em base de documentação da plataforma.

 

Documentação + Recursos + Opções = Uma coisa

Aplicação + Objetividade + Prática = É outra

 

De nada adianta ter uma plataforma robusta se a grande maioria que a utiliza é dependente de recursos já criados e oferecidos, se precisar criar do zero vai ter problemas, além disso existe o fator comodismo, sobrinhos querem moleza e é esta grande maioria que prejudica o mercado e a plataforma.

 

Citei no meu último post o exemplo do portal iMasters como um portal bem desenvolvido em cima de um CMS, é claro que existe exceções e eu deixei claro isso.

 

Em relação a reler o seu post, eu reli, e novamente não entendo sua colocação comparando FW com CMS. É claro que estamos em uma discussão e você pode é claro falar doque quiser, fique a vontade, mais nem sempre outras pessoas podem concordar com seu ponto de vista, por isso relaxe.



Quem desenvolve CMS são sobrinhos? Conte-me como vc chegou a esta brilhante conclusão.

 

CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), como o próprio nome diz, não é um "sistema de criação de sites". O desenvolvedor sempre será necessário, seja para a criação do template, modificações pontuais ou desenvolvimento do sistema do zero.


Tiago, é apenas uma metáfora utilizado no mundo web por desenvolvedores.

Sobrinhos = São aqueles que tem "um pouco" de noção em desenvolvimento web, geralmente aqueles inciantes que pegam sites dos tios para fazerem, o resultado todos já conhecemos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minhas conclusões eu aplico me baseando em conceitos reais e não em não em base de documentação da plataforma

A documentação prova que especializados no assunto não são meros sobrinhos dependentes. Wordpress tem sua complexidade.

 

Em relação a reler o seu post, eu reli, e novamente não entendo sua colocação comparando FW com CMS.

Onde está a minha comparação? Apesar de semelhanças existirem entre ambas (são ferramentas, onde seu único objetivo é auxiliar desenvolvedor), eu não comparei. E se o fiz, por favor, me indique a comparação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comparar neste caso, esta no simples fato de citar :cheekkiss: mas mesmo que não seja uma comparação, somente a colocação ao meu ver não bate com o assunto, mas novamente repito, não é porque eu discordo que você esta errado e como vc mesmo disse, estamos em uma discussão e nem sempre a concordância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.