Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

danielviana

Como ocultar o código fonte de um sistema para o usúario?

Recommended Posts

Terminei de fazer um sistema no delphi, porém ele esta com todos os códigos abertos, qualquer um pode abrir e editar, como faço para que além de criar um instalável oculte também o código fonte, para que os usuários não tenham acesso a ele e muito menos possa edita-los?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.

Sinceramente não compreendi muito bem sua questão. Na verdade, para o seu cliente você vai disponibilizar apenas o arquivo executável da sua aplicação e em alguns casos algum arquivo de configuração/dll que sua aplicação venha utilizar.

O que pode acontecer, e eu inclusive já utilizei dessa técnica é a de a partir do seu arquivo executável tentar utilizar da engenharia reversa para obter informações ou até mesmo os fontes da sua aplicação. Já utilizei isso em uma aplicação clipper, onde precisava obter acesso ao código fonte para realizar algumas alterações.

Acredito que seja isso.

Até a próxima. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos!

Ótima pergunta?

Ótima resposta?

Ótima pelo sarcasmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Jeferson.

Uma das grandes vantagens de se desenvolver sistemas usando compiladores (como o Delphi) é que não precisamos enviar para o usuário final o nosso código fonte. Como você desenvolveu um sistema em Delphi. Assumimos que você já tinha consciência desse tipo de coisa, que é um dos estudos primários. Assumo então que você deve ter pulado a parte da teoria e foi direto para a prática, não é mesmo?

O perigo está em linguagens de script, como Ruby, Python e PHP, por exemplo, cujo código fonte fica no seu servidor, que inclusive pode ser alugado. E os administradores desse servidor, tem acesso a seus códigos fonte, pois não não compilados.

No mercado existem diversos descompiladores que servem para transformar aquivos .EXE em arquivos arquivos fonte .PAS e assim como existem programas que encriptam seu arquivo executável e protegem-no contra descompiladores como esse. Procure um na Internet e use para proteger seu sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Eduardo!

Compreendi sua resposta, e obrigado pelas dicas :thumbsup:

Como havia dito, fiz algo nesse sentido uma vez com um sistema clipper para conseguir ter acesso aos fontes.

Agora fiquei na dúvida quanto minha resposta sobre a pergunta do colega danielviana, de acordo como que eu havia entendido sobre a pergunta dele tenho medo de ter deixado ele ainda mais confuso :(

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.