alcoutinho 0 Denunciar post Postado Maio 7, 2013 Boa Noite Amigos. Sou formado na área de tecnologia ( em Processamento de Dados ) mas já faz muitos anos que não trabalho com programação efetivamente. Na verdade estou fora do mercado de TI há 8 anos. Minha última função foi de Gerente de TI e o foco maior era em Infraestrutura e Administração de Servidores. Quando saí da Faculdade a linguagem que eu costumava utilizar era o Clipper 5.2. Deixe-me explicar minha necessidade. Hoje tenho uma pequena empresa e preciso desenvolver um sistema para controle de ordens de serviço e produção. Como tenho um tempo livre durante a noite achei que eu poderia encarar o desafio. Porém me vieram algumas dúvidas... : 1) Sou usuário Mac e em minha máquina tenho uma máquina virtual windows XP onde rodo aplicativos que não rodam em Mac. A maioria dos computadores da empresa roda windows 7. Dessa forma o melhor mesmo seria ter uma máquina virtual em meu Mac com o Windows 7 para poder desenvolver a aplicação? 2) Fica difícil fugir da Famigerada pergunta: "Que linguagem devo usar?" Pensei em desenvolver em ambiente Web ( até pelo fato de ser multiplataforma levando em consideração que uso também Mac na empresa ), porém quero desenvolver um aplicativo que tenha bastante recursos para os usuários e não sei se via Web seria a melhor opção... O que vocês acham? 3) Já desenvolvi algumas coisas no passado em PHP e MySQL. Mas gostaria de saber qual seria uma boa linguagem para desenvolver essa aplicação Windows-based para meus usuários. Que banco de dados devo usar? MySQL mesmo? Não posso gastar muito com esse projeto, por isso que estou cheio de dúvidas sobre que ferramenta utilizar. Será que alguém pode dar umas sugestões para o "vovô" aqui? Muito obrigado! Abs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
KhaosDoctor 242 Denunciar post Postado Maio 8, 2013 Nossa, clipper 5.2 é algo que não se vê mais todo dia kkkk Mas vamos lá: 1) Sim, você deve ter um windows 7 rodando no mac. A não ser que você queira desenvolver aplicativos para MAC OS. 2) Bom, a linguagem web traz tantos recursos quanto qualquer linguagem desktop, independentemente do que você quer fazer. Há páginas em PHP que são quase sistemas operacionais completos, mas elas demoram um certo tempo para serem feitas e exigem certo conhecimento. Se você quer desenvolver para desktop na plataforma windows, você pode tentar: VB.NET, C#.NET, Java, Delphi, Python, Perl, C++, C e muitas outras. Dê uma olhada na nossa Área de Programação. Agora se você quiser desenvolver para MAC OS, então só há uma linguagem: O Objective-C. Para web, tanto pra windows quanto pra MAC OS, temos: ASP.NET, ASP Classic, PHP, JQuery, JavaScript (Sendo as duas ultimas complementos para outras linguagens) e, é claro, o HTML, requisito básico. E todas estas linguagens fazem tanto quanto qualquer outra linguagem desk, apenas fazem de forma diferente. 3) Todas as ferramentas de bancos de dados geralmente são grátis, isso depende de qual servidor você vai utilizar, por exemplo, se seu servidor tem SQL Server 2008, então você deve utilizar o SQL Server, mas se você está usando alguma coisa com MySQL, então você deve utilizar o MySQL. A linguagem de banco de dados, para sistemas que não excedem uma grande quantidade de registros, é indiferente. Você pode utilizar a que você tem mais conhecimento, porém se seu sistema possui um IMENSO fluxo de dados, ai você deve olhar na nossa área de DB's Qualquer dúvida estamos aqui para te auxiliar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
alcoutinho 0 Denunciar post Postado Maio 9, 2013 KhaosDoctor. Boa Noite. Muito Obrigado pela ajuda! Agora acho que já tenho por onde dar o pontapé inicial! Conforme as dúvidas forem aparecendo ( e provavelmente devem aparecer ) vou pesquisando ou perguntando no fórum. Obrigado uma vez mais! Abs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites