Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Wesley Balestrini

Quem usa Fluxogramas?

Recommended Posts

Pessoal, gostaria de saber quem usa fluxogramas para projetar seus sistemas, sites e afins?

 

Tipo, estou usando eles, mas chega uma hora, que não parece compensar mais, e que estou fazendo algo "bobo", para iniciantes! Quem tem uma opinião diferente, por favor coloque aqui. Gostaria que me mostrassem do porque usar fluxogramas? Ou porque não usar?

 

 

"Usar ou não usar? Eis a questão!"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não usar, não se usa isto para programação tem décadas, os Sistemas hoje são modelados em UML.

 

Veja também

 

Fluxogramas são usados para modelar processos de trabalho.

Então, o que eu estou fazendo é, por exemplo...

 

fluxograma-algoritmo.gif

... só que, com a finalidade de criar processos em PHP.

 

Eu sei que usam isso, nos cursos para ensinar logica de programação. Me falaram que alguns programador usam para facilitar o projeto do código. Mas para mim parece perda de tempo! Porem, gostaria de uma maneira rápida de projetar meus sistemas! Alguma ideia?

 

PS.: Não entendi muito bem, o que é UML, mas farei mais pesquisadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UML é linguagem de classes, geralmente é usada para exibir os processos de um sistema levando em conta a ação do ator(usuário).

 

O fluxograma ainda é importante em algumas linguagens, na maioria delas na verdade, não é obrigatório de se fazer, porém algumas empresas pedem o fluxograma de cada processo como por exemplo: Login, logout, pesquisa, inserção, cadastro e etc

 

90% das vezes, o fluxograma é algo idiota, coisa muito banal que você faz de olhos vendados e com a ponta do dedinho. Mas existem casos em que o fluxograma não é individual, mas sim faz parte de um sistema de fluxogramas interligados, aí as coisas ficam interessantes. No seu caso trata-se de um daqueles fluxogramas bestas que fazemos apenas para ter a ideia escrita no papel.

 

Eu utilizo alguns fluxogramas apenas para ilustrar o que eu quero fazer e a ordem que eu quero feito, nada mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dê uma olhada nesse tópico: http://stackoverflow.com/questions/7081215/flowchart-diagrams-vs-uml-activity-diagrams

 

Vou dar quote numa resposta só porque ela aponta semelhanças e diferenças. Use o que for mais adequado, já que ambos (fluxograma e diagrama de atividades) retratam coisas parecidas.

 

According to the Agile Modeling site:

In many ways UML activity diagrams are the object-oriented equivalent of flow charts and data flow diagrams (DFDs) from structured development.

From IBM:

However, flow charts do not include And states, and flow charts for operations cannot receive events.

Probably this is why flow charts are easier to understand because activity diagrams have the notion of object-oriented development and concurrency.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.