mickj 0 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 Bom dia. Estou com problemas na configuração de meu ZendFramework em meu servidor virtual do meu micro para estudos, é um Debian Squeeze, instalei certo como os sites no google informaram mas conforme entro no index.php acontece isso. alguém pode me ajudar? Warning: require_once(Zend/Version.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in /var/www/zftest.php on line 4Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required 'Zend/Version.php' (include_path='.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /var/www/zftest.php on line 4 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Enrico Pereira 299 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 Você não definiu o include_path. Cuidado com os "sites no google". O index.php comum de uma app ZF1 é: <?php // Define path to application directory defined('APPLICATION_PATH') || define('APPLICATION_PATH', realpath(dirname(__FILE__) . '/application')); // Define application environment defined('APPLICATION_ENV') || define('APPLICATION_ENV', (getenv('APPLICATION_ENV') ? getenv('APPLICATION_ENV') : 'production')); // Ensure library/ is on include_path set_include_path(implode(PATH_SEPARATOR, array(realpath(APPLICATION_PATH . '/library'), get_include_path(), ))); /** Zend_Application */ require_once 'Zend/Application.php'; // Create application, bootstrap, and run $application = new Zend_Application( APPLICATION_ENV, APPLICATION_PATH . '/configs/application.ini' ); $application->bootstrap() ->run(); E caso estiver usando para aprender, largue o ZF1, o ZF2 já está estável há meses. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mickj 0 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 então amigão meu index ta igualzinho o seu, mas mesmo assim quando vou abrir ele no navegador da aquele erro. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Enrico Pereira 299 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 Está usando virtual host? pelo que eu percebo você possui apenas um arquivo solto. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mickj 0 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 sim, to usando um vitural host com debian squeeze. como assim apenas um arquivo solto. apesar que quando o pessoal fala para fazer o teste "zf show version" funciona normalmente. até aquele instrução "zf create project (nome-do-projeto)" criou o erro mesmo é só quando abro o index pelo navegador http://localhost/index.php ou aquele aquivo que criei para testar http://localhost/zftest.php que contém um scrip que peguei em um site ensinando a configurar, os dois deu o mesmo erro Warning: require_once(Zend/Version.php) [function.require-once]: failed to open stream: No such file or directory in /var/www/"index.php ou zftest" on line "18 ou 4" Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required 'Zend/Version.php' (include_path='.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /var/www"index.php ou zftest" on line "18 ou 4" Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Enrico Pereira 299 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 Você precisa de uma estrutura. /site /application /public (aqui o server aponta) index.php /library (pasta do zend e tal) O único problema que pode estar acontecendo é o problema na estrutura de pastas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mickj 0 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 então amigão como eu disse quando digitei zf create project (nome-do-projeto) ele criou essa estrutura automaticamente. eu to suspeitando que seja uma configuração no /etc/php5/apache2/php.ini e /etc/php5/cli/php.ini, mas não tenho certeza se realmente é! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Enrico Pereira 299 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 E sobre o autoload, onde está a pasta library? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mickj 0 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 autoload desconheço isso, library ta em /opt/ZendFramework-1.12.3/library. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Enrico Pereira 299 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 Pô.. é necessário ter conhecimento disso, é básico da linguagem. http://php.net/manual/en/language.oop5.autoload.php Você precisa alterar a pasta de library. <?php // Define path to application directory defined('APPLICATION_PATH') || define('APPLICATION_PATH', realpath(dirname(__FILE__) . '/application')); // Define application environment defined('APPLICATION_ENV') || define('APPLICATION_ENV', (getenv('APPLICATION_ENV') ? getenv('APPLICATION_ENV') : 'production')); // Ensure library/ is on include_path set_include_path(implode(PATH_SEPARATOR, array(realpath('/opt/ZendFramework-1.12.3/library'), get_include_path(), ))); /** Zend_Application */ require_once 'Zend/Application.php'; // Create application, bootstrap, and run $application = new Zend_Application( APPLICATION_ENV, APPLICATION_PATH . '/configs/application.ini' ); $application->bootstrap() ->run(); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mickj 0 Denunciar post Postado Maio 21, 2013 Fiz o que você me orientou e nada ainda! então deixa eu te falar essa library que eu te falei, eu passei o endereço do arquivo descompactado e mais tem uma outra library que ta junto com o projeto. ela esta vaiza a que esta junto do projeto. /site /application /public (aqui o server aponta) index.php /library (esta vazia) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Enrico Pereira 299 Denunciar post Postado Maio 22, 2013 Bem, porque você não coloca a pasta do Zend dentro da library do projeto e mantém o index.php antigo? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mickj 0 Denunciar post Postado Maio 22, 2013 você fala copiar a pasta que extraida do zend para dentro do library cp -rf /opt/ZendFramework-1.12.3 /var/www/projeto/library isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Enrico Pereira 299 Denunciar post Postado Maio 22, 2013 Sim. E manter o index.php do tópico #2 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mickj 0 Denunciar post Postado Maio 22, 2013 Continua a mesma coisa ainda! ): Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Enrico Pereira 299 Denunciar post Postado Maio 22, 2013 Mas dentro da pasta library está a pasta Zend? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mickj 0 Denunciar post Postado Maio 22, 2013 esta exatamente assim. /TreinamentoZF /application /docs /library /ZendFramework-1.12.3 (como o copiado) /public index.php /tests Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Enrico Pereira 299 Denunciar post Postado Maio 22, 2013 Não é assim. Dentro da library/ZendFramework-1.12.3 deve haver uma pasta library e dentro dela, uma chamada Zend. Copie essa pasta Zend e coloque na library, ficando assim: /TreinamentoZF /application /docs /library /Zend (anteriormente em TreinamentoZF/library/ZendFramework-1.12.3/library/Zend) /public index.php /tests Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
mickj 0 Denunciar post Postado Maio 23, 2013 novamente fiz exatamente o que você falou e nada aconteceu! amigão tem como você me fala como ta seu (include_path = ".:/opt/ZendFramework-1.12.3/library") do /etc/php5/apache2/php.ini e /etc/php5/cli/php.ini esse include_path ta por volta da linha 780. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Enrico Pereira 299 Denunciar post Postado Maio 25, 2013 Desculpe pela demora, acabei esquecendo do tópico. Se já resolveu o problema, ignore. O problema é que o include_path não deve ser no php.ini quando você está usando uma library para cada pasta (forma distribuída). Você tem que se resolver: uma library no sistema ou para cada projeto (maior flexibilidade). O ponto é que o include path deve apontar para a pasta que possui a pasta Zend, que nela está contida as bibliotecas do ZF1. Apesar de você usar Debian, veja se esse artigo de instalação lhe ajuda: http://tutology.net/category/zend-framework/how-install-zend-framework-ubuntu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites