Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dorian Neto

Banco de dados orientado a objetos

Recommended Posts

Olá pessoas :)

Atualmente, trabalho com PHP e estou investido forte em orientação a objetos já faz um tempinho. Gostaria de saber se vocês possuem algum exemplo de uma estrutura de um banco de dados orientado a objetos ou apenas o conceito para que eu possa estudá-lo e aplicar em meus projetos :)

desde já agradeço ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem um link de um banco OO http://pt.wikipedia.org/wiki/Db4o

mas eles não vingaram, acho q eh melhor vc direcionar seus estudos para bancos nosql. como o mongobd, cassandra, memcache.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi o questionamento inicial.

Tudo bem a linguagem ser orientada a objetos, mas, o que isso tem haver com o banco de dados orientado a objetos?

São coisas completamente sem conexão. Você pode fazer um sistema programado todo como estruturada e ter um banco de dados orientado a objetos e vice-versa.

As modelagens para DB Relacional, DB OO, DB chave/valor, entre outros... são diferentes, além disso dependende dos objetivos do projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, estamos aqui num fórum específicamente sobre MySQL, MySQL não é orientado a objetos.

O que você faz, nestes casos, é um mapeamento Objeto/Relacional. É sobre isto que você deseja explanar?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, estamos aqui num fórum específicamente sobre MySQL, MySQL não é orientado a objetos.

O que você faz, nestes casos, é um mapeamento Objeto/Relacional. É sobre isto que você deseja explanar?

Exato. Creio que me expressei de forma errada :)

Compartilhar este post

Link para o post

Acontece que, sua modelagem não deve, ou, pelo menos, não deveria, ser influenciada pela metodologia de desenvolvimento do projeto. Ocorre que seu modelo de dados relacional vai ser exatamente como qualquer outro, seguindo alguns princípios básicos.

O Framework Objeto/Relacional, ou seja lá o que você utilizar, deve dispor de recursos que vão abstrair o modelo relacional para um modelo orientado a objetos.

Exemplos:

- Doctrine

- Propel

- Zend Framework

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.