Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Detonador PHP

Git no próprio servidor... Pode?

Recommended Posts

Olá galera, tudo bem?

Estou começando com o versionamento, já tenho treinado bastante com o GIT e gostaria de implementá-lo aqui onde trabalho. Mas o pessoal tem um medo muito grande em relação a segurança do GitHub.

 

Tentei explicar que empresas grandes usam contas privadas, mas por estar na nuvem eles tem medo de um dia alguém possa invadir e vazar dados.

 

Mas até para não puxar minha pergunta para outro lado eu gostaria de saber o seguinte:

 

Tem como eu fazer o GIT rodar remotamente no meu server?
Temos toda a infra para fazer isso funcionar, mas não sei como fazer.

Outra pergunta: Tem como deixar funcionando igual ao site da GitHub? Com página web pra consultar os commits igual ao que já tem lá?

 

Na verdade eu gostaria de ter uma instância do GitHub, completa, rodando no meu server privado.

Se não foi possível isso queria saber se pelo menos tenho como fazer ele funcionar remotamente no meu server e como faço pra fazer os comparativos de versões.

 

Bom, vocês que são bons entendedores acho que vão saber mais ou menos absorver minhas dúvidas! hehehe

 

Grande abraço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você está confundindo GIT com GitHub. GIT é um sistema de versionamento open-source e 100% gratuito, enquanto o GitHub é uma empresa que possui um site, oferece a possibilidade de hospedar repositórios GIT públicos (gratuitos) e privados (pagos). O GitHub não é open-source.

 

Você pode ter uma instância do GitHub em seu controle, mas vai precisar pagar, no mínimo, 5 mil dólares por ano (licença) para ter isso. Eu não acho que valha a pena e nem cheguei a utilizar, mas se você achar que é o caminho a se dar, veja: https://enterprise.github.com/

 

Eu não entendo como o GitHub pode ser inseguro, ele foi "invadido" ano passado por uma falha no Rails (framework que eles usam), mas isso acontece nas melhores "famílias" e não deu prejuízo para ninguém, nada vazou, a única coisa foi que o cara conseguiu fazer um commit em um projeto público.

 

O que eu acho mais prático e menos custoso: conta premium no GitHub. Com ela você pode criar projetos privados para sua equipe.

 

Tentei explicar que empresas grandes usam contas privadas, mas por estar na nuvem eles tem medo de um dia alguém possa invadir e vazar dados.

 

É uma paranóia sem sentido algum, se fosse assim, jamais usaríamos a internet para comprar algo, etc. Além disso, empresas enormes usam o GitHub (Yahoo!, Twitter, Microsoft, etc.). Eles não são amadores..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu entendo Enrico, o problema é eu conseguir "convencer" o pessoal aqui da empresa.

Por um lado até concordo com eles, acho que todos nós, quando temos em mãos um software online de alta responsabilidade agente quer blindar todas as possibilidade, e nada melhor do que tê-lo 100% sob nosso controle.

 

Na verdade o que eu gostaria é ao invés de dar um push para https://github.com/nomedoprojeto eu gostaria de fazer push https://meudominio.com/nomedoprojeto.

 

Gostaria de saber primeiro se isso é possível e como posso fazer?

E se for possível gostaria de saber se tenho como poder visualizar online estas alterações ou se é somente por linhas de comando do git.

 

A conversa sobre a segurança do GitHub eu vou ter aqui com o pessoal para ver o que pode ser possível fazer!
hehehe.

 

Mas de qualquer jeito Enrico, muito obrigado pela dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade o que eu gostaria é ao invés de dar um push para https://github.com/nomedoprojeto eu gostaria de fazer push https://meudominio.com/nomedoprojeto.

 

É possível fazer se você comprar o GitHub enterprise, que é um absurdo de caro para um benefício que não faz sentido. Você também pode usar seu servidor para hospedar GIT, mas aí seria GIT puro, só para armazenar, nada de recursos do GitHub, afinal eles são coisas distintas.

 

O problema que está acontecendo é que eles estão olhando para a sujeira do vizinho sem ao menos tentar olhar a sujeira própria. É ingenuidade pensar que o seu servidor particular será mais seguro do que o servidor do GitHub, mantido por uma empresa enorme, com recursos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso você realmente queira (sério, você não quer, você não vai querer) hospedar o servidor GIT no seu próprio server, sob a sua própria infraestrutura e mão de obra, existem algumas alternativas opensource para algumas funcionalidades que o GitHub possui, como o de pull requests e sistema de tickets, um dos mais usados, é o GitLab.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu entendo perfeitamente seus motivos para querer ter uma instância GIT completamente nas suas mãos.

No "meu caso" o tamanho da empresa (quantidade/tamanho/sigilo dos projetos) e a segurança do servidor realmente, "do nosso lado" é sim mais confiável.

 

 

Na empresa em q trabalho estamos atualmente com o gitlab, mas antes usávamos o githorius.

É possível e completamente aceitável o que vc quer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.