Digitar num Edit e mostrar no DBGrid (Delphi 2009 + Firebird 1.5)
Boa noite, pessoal!
Tenho um programinha básico de cadastro com um dbgrid e dbnavigator.
O caso é que coloquei um Edit acima do DBGrid e gostaria que ao começar a digitar algo, o DBGrid exibisse o resultado, como se estivesse utilizando o "like".
Meu DBGrid exibe todos os cadastros, mas se eu digitar "a" no Edit, gostaria que só aparecessem os cadastros onde o campo "NOME" começasse com a letra "a"; Se digitar "ai", reduzisse para os que o "NOME" começam com "ai", e assim sucessivamente.
Já pesquisei e testei um monte de código que encontrei na internet, mas nenhum serviu. Não é possível que seja uma coisa tão complicada de se fazer, sendo que o meu programa tem uma estrutura bem simples e os componentes que utilizo para conexão e consulta também são simples.
Testei esse código que pesquisei, mas não deu certo:
DataModule1.IBQuery1.Active:=false;
DataModule1.SQL.Clear;
DataModule1.SQL.Add('SELECT * FROM CONTAS WHERE SITE starting with=' +quotedstr(Edit1.Text));
DataModule1.active:=true;
Aqui dá esse erro:
Undeclared identifier 'Clear' at line 90 (90:19)
Undeclard identifier 'Add' at line 91 (90:19)
Também tentei colocar o componente IBTable e usar esse código, mas também não funcionou:
DataModule1.IBTable1.Locate('SITE',Edit1.Text,[loPartialKey,loCaseInsensitive]);
Aqui eu declarei o DB na uses do form, mas dava erro de "unsuported feature", aí substitui o "Locate" por "LocateNext". O erro parou, mas quando eu digitava, nada acontecia.
Por favor, me ajudem!!!
Obrigado a todos!
Discussão (15)
Carregando comentários...