Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Evair_Peterson

Fatores que influenciam para a "queda" de um site

Recommended Posts

Boa noite!

Sou novo por aqui, como também sou novo no mundo do PHP. Não pretendo trabalhar formalmente na área, mas sim fazer um serviço para eu mesmo, já que não tenho condições financeiras para pagar um profissional que tenha a capacitação necessária para a execução de tais serviços. Com muita dificuldade estou conseguindo avançar no desenvolvimento do site que preciso...

Hoje venho pedir sua ajuda neste meu primeiro tópico aqui no fórum. Hoje minha dúvida não é nada relativo à códigos (ao menos não diretamente): sobre a capacidade de acessos de um site. Ouço muito falar de sites que caem devido ao grande volume de acessos. Gostaria de obter dicas e sugestões a respeito de:

1-) Há algum meio de se estimar a capacidade de acessos que determinado site pode suportar? Exemplo... Com determinadas características um site suporta 100, 1.000, 1.000.000 de acessos simultâneos.

2-) Quais fatores influenciam para a "queda" de um site? Linguagem de programação usada, configurações do servidor de hospedagem, modelagem do banco de dados, etc?

Quais dicas e/ou sugestões vocês me dar a respeito deste tema?
De antemão agradeço a toda e qualquer ajuda. :grin:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, é uma soma de fatores...

quanto mais "pesada" for uma página computacionalmente, menor é a quantidade de acessos necessários para derrubar o servidor/site.

Claro que servidores mais parrudos vão aguentar uma carga maior.

Linguagens tipicamente pesadas como Java aguentam uma carga menor do que uma página como PHP, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Compreendo... Mas, existe algum modo, mesmo que bastante impreciso para se estimar a capacidade de acessos deste site que estou desenvolvendo? Basicamente o site é todo em HTML com bastante CSS, PHP e alguns Javascript's. São poucas imagens relativamente leves que tem nas páginas. O servidor onde está hospedado é da Locaweb, o qual acredito seja um bom servidor.

Sei que é complicado falar em números, mas eu gostaria de ter uma mínima noção mesmo... Se é possível "aguentar" 1.000 acessos simultâneos ou se serão somente 100 e olha lá ainda. Pergunto isso porque sempre imaginei que uma página simples como a minha poderia "aguentar" poucos acessos, mas há algum tempo conversei com uma pessoa que tinha um site similar ao meu e que recebia em torno de 100.000 acessos diários, só que não sei as características de seu servidor, se era um servidor especial... Não sei se era papo furado isso ou se um servidor "normal" costuma aguentar tráfegos como este.

Desculpe a insistência no tema como também pela demora em lhe responder.

Grato pela atenção, Evair.

Compartilhar este post

Link para o post

Num VPS DUO Core 2GBRAM: 6 mil acessos unicos diários e dando uns lags periódicos.

Há muitos fatores.. praticamente não há como criar um cálculo..

Muitas vezes também, pode ter um excelente hardware, mas o provedor tem limite de banda, limite de conexões ou limite de rede ( 1mb/s, 10mb/s, 100mb/s ).. isso também inlfuencia muito..

Se vc puder fornecer as condições do ambiente em que pretende rodar o sistema, aí podemos fazer alguma estimativa.

No PHP também.. um código mal escrito, redundante, carregando objetos desnecessários, consultas SQL mal escritas e pouco otimizadas, falta de uso de cache.. enfim.. tudo isso também influencia.

Imagens.. para web, as imagens devem ter 72 dpi..

É comum ver os sites com imagens de 300 dpi..

Um conselho em off é que não precisa se preocupar com isso agora.. se o seu site começar a cair por causa de volume de acessos é porque está indo bem. Significa que tem muitos acessos. Com isso vc pode monetizar, buscar investidores e contratar profissionais para gerir a parte técnica.

Compartilhar este post

Link para o post

vale lembrar que o que mais influencia é o fator banda.

Seu servidor te oferece x de banda, isso não é relativo a acesso simultâneos mas sim Cliques.

normalmente os servidores mais baratos que são os mais comuns tem uma banda tal baixa tal se 9 pessoas clicarem em 1 unico link ao mesmo tempo vai ocorrer a queda, por isso sites de ingresso limita quantidade de pessoas dentro do site quando tem algum show grande, não pelo fato da quantidade de pessoas mas por que todas as pessoas tem como objetivo clicar na mesma coisa (COMPRAR).

quando fiz um site de compras foi o ponto em que mais sofri.

Compartilhar este post

Link para o post

Num VPS DUO Core 2GBRAM: 6 mil acessos unicos diários e dando uns lags periódicos.

Há muitos fatores.. praticamente não há como criar um cálculo..

Muitas vezes também, pode ter um excelente hardware, mas o provedor tem limite de banda, limite de conexões ou limite de rede ( 1mb/s, 10mb/s, 100mb/s ).. isso também inlfuencia muito..

Se vc puder fornecer as condições do ambiente em que pretende rodar o sistema, aí podemos fazer alguma estimativa.

No PHP também.. um código mal escrito, redundante, carregando objetos desnecessários, consultas SQL mal escritas e pouco otimizadas, falta de uso de cache.. enfim.. tudo isso também influencia.

Imagens.. para web, as imagens devem ter 72 dpi..

É comum ver os sites com imagens de 300 dpi..

Um conselho em off é que não precisa se preocupar com isso agora.. se o seu site começar a cair por causa de volume de acessos é porque está indo bem. Significa que tem muitos acessos. Com isso vc pode monetizar, buscar investidores e contratar profissionais para gerir a parte técnica.

HINOM. Como eu ainda estou em fase de desenvolvimento do site, hoje os arquivos de testes estão hospedados em um servidor compartilhado da Locaweb, a qual não informa as características do serviços usado. Depois de finalizado o projeto, pretendo migrar para um servidor dedicado. Sempre ouvi falar muito bem da Locaweb, porém para servidores dedicados, os valores são altos demais, assim que ao menos inicialmente é bastante provável que buscarei servidores em outra empresa. Fazendo uma busca pela internet encontrei uma empresa chamada HostDime, que disponibiliza servidores nos Estados Unidos com as seguintes características:

Xeon Quad-Core X3430 2.4Ghz / 8GB / 500GB Enterprise SATAIII 6.0 Gb/s / 10Tb de tráfego / R$400,00 ao mês

Sei que o tempo de resposta aumenta bastante por estar fora do Brasil, mas o público alvo do site será Estados Unidos, México, Portugal, Espanha e Reino Unido, assim que acredito que hospedando o site nos EUA estarei na verdade encontrando um meio termo para o tempo de acesso aos países alvo. Ou estou equivocado?

Com relação à banda eu não tenho informações... Sobre as imagens, estão todas em 72dpi e tenho feito tratamentos específicos para diminuir ao máximo seu tamanho sem perder (tanto) a qualidade das imagens, inclusive variando a extensão conforme a necessidade, há imagens GIF, PNG e poucas JPG, que costumam ser mais pesadas.

E, realmente concordo que quando começar a cair é um bom sinal devido à demanda, e que aí sim eu devo me preocupar e buscar soluções mais eficazes. Porém, acho bom eu ter desde já ao menos uma ideia do como devo proceder quando isso acontecer para minimizar os efeitos de tal sobrecarga.

Obrigado por seus esclarecimentos!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

vale lembrar que o que mais influencia é o fator banda.

Seu servidor te oferece x de banda, isso não é relativo a acesso simultâneos mas sim Cliques.

normalmente os servidores mais baratos que são os mais comuns tem uma banda tal baixa tal se 9 pessoas clicarem em 1 unico link ao mesmo tempo vai ocorrer a queda, por isso sites de ingresso limita quantidade de pessoas dentro do site quando tem algum show grande, não pelo fato da quantidade de pessoas mas por que todas as pessoas tem como objetivo clicar na mesma coisa (COMPRAR).

quando fiz um site de compras foi o ponto em que mais sofri.

VINICIUS RANGEL. Este realmente é um ponto preocupante, até mesmo porque até o que tenho visto até agora, a maioria das empresas que oferecem hospedagem não informam a banca disponibilizada. Este é um fator que realmente vai me fazer reavaliar se realmente devo ou não migrar da hospedagem Locaweb que é muito boa por sinal para uma outra mais barata, porém de qualidade duvidosa. Quando for o caso de realmente implementar tais ações, deverei entrar em contato direto com tais empresas para obter maiores esclarecimentos quanto à banda disponibilizada, suporte oferecido, entre outras informações mais.

Agradeço pelas informações!!!

Compartilhar este post

Link para o post

tem o fator para conta.

X de banda esta para Y cliques mas eu não sei como fazer.

mas cara, estou aqui para ajudar e antes de tudo corra da locaweb.

eu prefiro deixar em hospedagem free do que nesse negócio que alguns chamam de hospedagem.

2 empresas que trabalhei usava e sempre dava merda.

ftp mais lento que o danilo (Meio campo do corinthians), 2 anos para suas alterações serem visíveis na página mesmo depois de já ter subido para o servidor (mesmo limpando cache é foda) e fora as mentiras ou bug sei la como chamar.

Cheguei em um cliente com windows no locaweb e fui colocar para linux ai liguei lá e para minha surpresa disseram que podia fazer isso pelo painel, bom mas essa porra não funciona e não queriam mudar de outro jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Locaweb, a banda é ilimitada: http://www2.locaweb.com.br/contratar-hospedagem-de-sites-locaweb.html?plano=1

Sobre o ping (tempo de resposta), se o público está na Europa e EUA seria melhor hospedar num host mais próximo ao seu público.

Se o público maior for dos EStados Unidos, hospede lá, de preferência em datacenters no Texas, pois fica no meio do país.

Recomendo não pegar um server muito potente. O Xeon que vc informou acima é uma máquina razoável mas 200 dólares / mês é puxado.

Possui estimativa sobre a demanda?

Exemplo: Em 6 meses atingir 10 mil / dia.

Se estiver com a espectativa desse exemplo, então sugiro preparar num mínimo 2 servers em, loadbalance.

[off]

No passado tive problemas com Locaweb.

Eles não são honestos quando ocorre um problema e ficam te enrolando, te fazendo de bobo.

Compartilhar este post

Link para o post

tem o fator para conta.

X de banda esta para Y cliques mas eu não sei como fazer.

mas cara, estou aqui para ajudar e antes de tudo corra da locaweb.

eu prefiro deixar em hospedagem free do que nesse negócio que alguns chamam de hospedagem.

2 empresas que trabalhei usava e sempre dava merda.

ftp mais lento que o danilo (Meio campo do corinthians), 2 anos para suas alterações serem visíveis na página mesmo depois de já ter subido para o servidor (mesmo limpando cache é foda) e fora as mentiras ou bug sei la como chamar.

Cheguei em um cliente com windows no locaweb e fui colocar para linux ai liguei lá e para minha surpresa disseram que podia fazer isso pelo painel, bom mas essa porra não funciona e não queriam mudar de outro jeito.

Eita... E eu que jurava que os serviços prestados pela Locaweb deviam de ser dos melhores. Bom... Ao menos até hoje eu nunca tive problemas com os serviços oferecidos por eles, mas eu só hospedei sites extremamente simples, basicamente HTML e CSS com raros Javascript's. Somente agora que estou me metendo neste mundo das páginas dinâmicas, acesso a banco de dados, etc...

Você teria alguma sugestão de outra empresa que tenha serviços confiáveis com a qual voc~e tem boas experiências?

Compartilhar este post

Link para o post

Na Locaweb, a banda é ilimitada: http://www2.locaweb.com.br/contratar-hospedagem-de-sites-locaweb.html?plano=1

Sobre o ping (tempo de resposta), se o público está na Europa e EUA seria melhor hospedar num host mais próximo ao seu público.

Se o público maior for dos EStados Unidos, hospede lá, de preferência em datacenters no Texas, pois fica no meio do país.

Recomendo não pegar um server muito potente. O Xeon que vc informou acima é uma máquina razoável mas 200 dólares / mês é puxado.

Possui estimativa sobre a demanda?

Exemplo: Em 6 meses atingir 10 mil / dia.

Se estiver com a espectativa desse exemplo, então sugiro preparar num mínimo 2 servers em, loadbalance.

[off]

No passado tive problemas com Locaweb.

Eles não são honestos quando ocorre um problema e ficam te enrolando, te fazendo de bobo.

Então, como eu não tenho nenhuma formação na área não sei como estimar com maior precisão a quantidade de acessos que meu site poderá ter. Para tal, uso como base de cálculo a quantidade de acessos de sites com qualidade e recursos similares ao meu. Com isso, estimo em torno de:

1.000 acessos diários em cerca de 8 meses depois de implementado.

5.000 acessos diários em cerca de 1,5 anos depois de implementado.

Acredito estas metas são bastante realistas pegando firme no projeto. Agora, 10.000 acessos ao dia em 6 meses, seria ótimo, porém um tanto difícil de se alcançar. Quem sabe...

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc estima essa média de 1 a 5 mil diários, realmente não precisa se preocupar tanto com servidores de alta performance.

No plano mais simples do GoDaddy custará uns 100 reais anual.

Mas precisa avaliar o sistema que rodará no server.

Ser for uma loja virtual com PrestaShop por exemplo, já não recomendo essa hospedagem pois o PrestaShop é pesado.. exige muito do servidor.

Agora o ponto é avaliar o sistema PHP.

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito HINOM. Levarei em consideração todas as informações que me foram apresentadas neste tópico.
Vou continuar no desenvolvimento deste projeto e espero em breve poder lhes apresentar o resultado final.

Agradeço por toda a ajuda.
Atenciosamente, Evair.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.