Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

paivadaniel

Retocando desenhos feitos a mão

Recommended Posts

Olá, lançarei um blog de tirinhas, e os desenhos estão sendo feitos a mão e depois scaneados, porém o aspecto que tenho é o seguinte:

http://i.imgur.com/piI5oXO.jpg

procurei algo sobre retoque de desenhos e encontrei o vídeo a seguir, excelente por sinal, mas foca na pintura:

alguém indica algum tutorial rápido, ou ferramenta para uniformizar o traçado do lapis mantendo a precisão do desenho?

Basicamente fazer uma transformação como essa: http://i.imgur.com/VCowTF7.png

além de limpar os pontinhos pretos que saem na figura após o scaneamento, pelo que entendi a varinha mágica do photoshop resolve o problema dos pontinhos pretos, certo?

A idéia é a pessoa olhar para o desenho e realmente ter a idéia de que foi feito no computador. Creio que algum filtros do photoshop, ilustrattor, photo filter ou fireworks podem resolver o meu problema.

Também vi esse vídeo:

Mas como as tiras possuem muitos detalhes, e falta habilidade com a caneta, iria demorar uma eternidade e não seria preciso, além de ao meu ver o acabamento dado pela caneta não cair muito bem para o estilo de tira em questão.

Também vi algumas referências ao Ilustrattor e ao Flash em outros tópicos, mas nunca os usei, enfim gostaria da ferramenta mais fácil e com o melhor resultado.

mandem por favor suas idéias, quanto mais, melhor, pois irei testar todas.

abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pesquisei mais um pouco e o que eu quero não seria bem uma vetorização, seria um rastreamento inteligente através da suavização dos traços. alguem sabe como o fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço dois caminhos para suavizar os traços. Aconselho testar cada um, a fim de saber qual você mais gosta/ se adapta;

1) Através de editor de imagem (Photoshop ou Gimp) - Após escanear seu desenho, siga o tutorial Refinando Contornos;

2) Por vetorização automática - Para isso, você usa um programa vetorial. Recomendo o Inkscape. você não paga nada pra usar e ele dá resultados muito bons. Segue um exemplo. Abaixo, à esquerda, está o original. à direita está o resultado da vetorização no Inkscape:

drawt000.png drawt001.jpg

"E como eu faço isso?" Primeiro você deve dar um pulo no site do Inkscape para baixar o programa Se preferir a versão portable, para usar em um pendrive, vai aqui.

Também precisa ver alguns dos tutoriais básicos, não tem jeito (senão, como você vai lidar com o programa?). Esses você encontra no próprio site do Inkscape... ou pesquisando via Google.

Para a vetorização há uns tutoriais no deviantart como este e este outro. Há mais ainda, porém não lembro onde estão, dá uma procurada por lá...

Compartilhar este post

Link para o post

As 2 maneiras citadas pelo Rogério são ótimas.

Além disso (no caso de usar o Photoshop), ainda é possível gravar uma action para automatizar o processo. http://www.tecmundo.com.br/imagem/2435-aprenda-a-criar-actions-no-photoshop.htm'>Veja Como

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.