Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pedro Vinicius_168218

Diagramas UML indispensáveis a um projeto

Recommended Posts

Olá pessoal! Alguém saberia me informar quais são os diagramas indispensáveis durante a fase de planejamento de um software? É que tenho uma ideia em mente mas quero fazer tudo certinho dentro dos conformes. Fazer o planejamento e tudo. E então, quais os diagramas indispensáveis?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que os mais importantes para alguém interpretar uma aplicação são:

Caso de Uso, Classes, Objetos, Sequencia, Atividade e Estado.

 

Mas não uso todos em meus projetos. Uso geralmente Caso de Uso, Objetos, Classes e Atividades. O qual uso diariamente, ou melhor, a todo o momento, praticamente são rabiscos dos objetos interagindo entre si.

 

 

Para complementar:

 

Não há a necessidade de desenhar todos os diagramas de uma vez. Você deve trabalhar no projeto por partes.

Por exemplo, nunca vou desenhar todo o sistema para somente então começar a desenvolvê-lo, isso não faz sentido.

 

A forma como trabalho é: primeiro pegar uma parte, por exemplo o cadastro de usuário, faço o projeto dela e então isso deve ser desenvolvido. Enquanto isso é desenvolvido, trabalho na parte de adicionar amigos por exemplo. Caso precise mudar o projeto do cadastro de usuário, tranquilo, mudamos.

 

Mas atenção, para isso funcionar, você deve projetar de uma forma que seu projeto atual não dificulte o projeto futuro de uma nova funcionalidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.