SOLID – Princípio da Responsabilidade Única
Na regra Single responsibility principle dos princípios SOLID, fala que a classe tem que ter somente uma responsabilidade. Afinal se uma classe tem que ter uma única responsabilidade, ela terá somente um método?? não entendi muito bem esse conceito.
1 - Quando eu vejo tutorias sendo vídeo ou artigos , neles explicam que devemos prever todos os comportamentos de um objeto, mas se prevermos todos os comportamentos de um objeto, isso não estaria fugindo do princípio da responsabilidade única da classe.
Exemplos: vamos prever comportamentos de um pessoa (andar, correr, falar, comer, cair, etc ...)
se eu estou prevendo todos os comportamento de um objeto estou fazendo uma godclass?? estou certo??
2 - Como saber se todos os métodos estão aplicando uma única responsabilidade na classe??
3 - caso algum método da classe não estiver no conceito de responsabilidade da classe, logo ele terá que sair dessa classe não é, mas se a classe precisar desse método como fica isso?
Por favor me deem um exemplo: de como "fazer" e "não fazer", dentro dessa regra de única responsabilidade da classe.
Discussão (62)
Carregando comentários...