Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matias Rezende

Alterar NLS_CHARACTERSET de um único banco de dados

Recommended Posts

Pessoal, bom dia

 

Estou enfrentando um problema aqui na empresa e eu gostaria da ajuda dos amigos.

 

Nosso sistema funciona adequadamente utilizando o NLS_CHARACTERSET em WE8MSWIN1252. Entretanto, temos alguns clientes que estão utilizando o NLS_CHARACTERSET em WE8ISO8859P15.

 

De acordo com a documentação da Oracle (http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/server.111/b28298/ch2charset.htm#i1006750), esta configuração é definida em cada um dos databases. Entretanto, ao solicitar aos clientes um database com esta configuração, recebemos sempre a resposta de que nosso sistema não tem uma instância exclusiva, sendo que a instância é compartilhada com outras aplicações.

 

Tenho pouco conhecimento em Oracle. Oracle utiliza alguma nomenclatura diferente? Eu entendo por instância um servidor, sendo que um servidor pode ter diversos databases. Como a configuração é feita em cada um dos databases, entendo que não haveria impacto nos outros databases da mesma instância.

 

Minha análise está correta ou tem algo que estou confundindo? Venho do mundo MySQL onde cada coluna de uma mesma tabela pode ter charset diferente, então está um pouco confuso para mim.

 

Obrigado aos amigos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A configuração é por Banco (Instância), um servidor pode ter mais de uma instância e uma instância pode estar em mais de servidor (Clusterizado).

 

Qual o problema que o charset acarreta ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os caracteres acentuados em uma coluna CLOB ficam errados:

 

Digita-se Ação, avô

Salva Açã

 

Fiquei em uma dúvida do que você escreveu:

 

 

A configuração é por Banco (Instância)

 

 

Então quando a pessoa fala que a instância é compartilhada significa que está sendo usado um mesmo banco (database) para mais de uma aplicação? É isto ou eu entendi errado? Estou achando que o problema todo está na questão de nomenclatura usada, por isto estou fazendo confusão.

 

Só para eu entender, instância = database? Então, quando eu dou um CREATE DATABASE eu estou criando uma instância?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então quando a pessoa fala que a instância é compartilhada significa que está sendo usado um mesmo banco (database) para mais de uma aplicação?

 

Não tenho certeza quanto a BD compartilhados

 

 

Só para eu entender, instância = database? Então, quando eu dou um CREATE DATABASE eu estou criando uma instância?

 

Sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.