Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dlms

Diagrama de Caso de Uso

Recommended Posts

Boa tarde senhores,

 

estou fazendo um diagrama de caso de uso para o meu sistema, mas eis que surgiu uma dúvida.. e mesmo perquisando.. não cheguei a uma conclusão..

 

vamos supor que eu tenho um operador que cadastra no sistema chamados, e o caso de uso "cadastrar cliente" só deveria ser acionado quando de fato alguém ligasse e fizesse alguma solicitação... é ai que começa a minha dúvida..

 

a interação entre o cara que ta ligando.. no caso o cliente.. com o operador deve ser registrada no sistema? devo criar uma elipse de caso de uso representando essa interação? ela ficaria dentro do sistema? por que na minha lógica.. o caso de uso "cadastrar cliente" so deveria ser acionado se caso de uso.. ou a representação da ligação do cliente com o operador tivesse sido efetuada..

não sei se fui claro...

 

podem ajudar?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a interação entre o cara que ta ligando.. no caso o cliente.. com o operador deve ser registrada no sistema?

 

Não sei, deve? Isso é algo que você precisa conversar com seu cliente. Se você é o dono do projeto então você mesmo deve ser capaz de responder essa pergunta, caso contrário você ainda não pensou o suficiente sobre isso ser ou não um requisito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão não é o que penso mais. é se é certo ou errado.. já vi exemplos tendo essa representação e outros não...

 

Mas o conceito de caso de uso é representar funcionalidades do sistema! e com certeza o cliente interagir com o operador não faz parte do sistema.. porém se ele não fizer isso. como o caso de uso será acionado! essa é a questão... ou o caso de pode ser representado mesmo sem essa interação!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso a interação cliente x operador (por telefone por exemplo), seja registrada no sistema então o diagrama deve ter um caso de uso que represente isso, o registro da interação. O caso de uso não refere-se à interação, mas sim ao registro da mesma pelo operador no sistema ou pelo próprio sistema automaticamente.

 

Não é certo e nem errado ter ou não esse caso de uso. Depende do que você quer que seu sistema faça. Num sistema que faça pode ser que essa interação tenha de ser registrada e portanto há o caso de uso para isso, mas talvez num outro sistema parecido não exista a necessidade desse registro da interação e portanto não haverá o caso de uso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh tá... entendi... era isso que tava em dúvida.. por que meu caso de uso "cadastrar cliente" eu só acionaria se houvesse no caso o contato o cliente.. sendo assim.. então no staruml, onde to fazendo o diagram.. no "retangulo" do sistema.. eu posso representar somente o ator funcionario ligado (acionando) o caso de uso "cadastrar cliente", ao invés de ter um caso de uso do cliente falando com proprietário para depois ele acionar o cadastro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É por que aqui eun não consigo anexarr imagem.. senao te mostrava o diagrama feito de duas maneiras pra vc me dizer

qual estaria correto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.