Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mateus Silva

MVC - Páginas dinâmicas

Recommended Posts

olá povo, eu não utilizo frameworks (porque não sei por onde começar), então dei uma pesquisada na internet sobre criar um "mini-framework" em MVC, porém em todos que vi, as views repetiam muito, o que quero dizer é, em todas as views, tinha <html>, <head>, <body, chamadas de arquivos js e css, etc. eu em todos os projetos que faço utilizo uma tabela no banco de dados que armazena as páginas e seu respectivo diretório, e não repito o header e o footer, somente o conteúdo, um exemplo simples:

if(file_exists($db->dirpage($_GET['pagina']))
   include($db->dirpage($_GET['pagina']));
else
   include("404.php");
e nessa página tenho SOMENTE a box que irá variar conforme o parâmetro passado na URL, o ponto que quero chegar é, como não repetir elementos HTML "fixos" nas views do modelo MVC.

Pensei de duas maneiras:

1 - Criar no diretório de views tres arquivos, header.php (tudo acima do body), cont-top.php (tudo abaixo do body até a box que varia o conteúdo), cont-bottom.php (tudo abaixo da box que varia conteúdo até </html>) e nas views chamar algo como:

 

www/app/views/alguma_pagina.php

include("header.php");
include("cont-top.php");
echo "Conteúdo da página";
include("cont-bottom.php"); 
2 (acredito nao ser correto, por isso vim aqui) - na minha index, criar a index normalmente, não só aquele PHP, e onde o conteúdo varia dar o run(), algo assim:

 

www/index.php

<html>
...
<body>
...
<div id="conteudo">
<?php
$system = new System;
$system->run();
?>
</div>
...
</body>
</html>
alguém me dá uma luz ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia, principalmente na questão do PHP, existe muita confusão entre a separação das camadas.

 

Muitos exemplos que você vai procurar tratam a view apenas como um template, usando aquele jargão de que "a view é somente aquilo que você visualiza", mas quem tratará o que o usuário deve visualizar? Não é de responsabilidade da view?

 

A resposta é simples: claro que é!

 

A view deve receber os objetos/entidades que deverão ser exibidos e, a partir de então, tratar de renderizar a página.

 

Por exemplo, já que você não quer um framework, você poderia utilizar um arquivo template.php, que contenha toda a estrutura HTML, carregar o arquivo em memória e renderizar o que você deseja dentro do template.

 

Claro que alguma template engine, como twig ou smarty, lhe facilitaria a vida e lhe entregaria poderosos recursos junto. Mas, no caso específico apenas de HTML, você poderia utilizar a biblioteca DOMDocument para inserir o html renderizado em um template. Vamos a um exemplo bem básico (e de certa forma besta).

 

 

Uma tela de boas vindas de um usuário em um template padrão:

 

template.php

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
    <head>
        <title>Meu template padrão/title>
    </head>

    <body></body>
</html>
E eu quero dar boas vindas ao usuário logado:

 

Vamos a nossa entidade usuário bem simples (besta).

Model\Entity\Usuario

namespace Model\Entity;

class User {

   private $name;

   public function getNome() {
      return $this->name;
   }

   public function setName($name) {
      $this->nome = $name;
   }

}

View\Home

namespace View;

classe Home {

    private $user;

    public function index(\Etity\User $user) {
        $this->user = $user;
    }

    public function show() {
       /** implementação omitida **/
   }
}

 

Pronto, temos nossos três participantes (não vou entrar em outras partes da exibição), vamos ao código de execução na parte do Model Controller.

 

O Model fica responsável pelas regras de negócio criando a entidade (sem muitos detalhes, apenas para fingir que está buscando no SGBD):

 

Model\User

namespace Model;

Class User
{
    /** a função ignora a entrada do ID, é apenas para simular um SGBD **/
    public function getUser(\int $id) : Entity\User
    {
        $user = new \Entity\User();
        $user->setName("Gabriel Heming");
        return $user;
    }
}
Por outro lado, o controller fica responsável pela interpretação da requisição (request) e pela "intermediação" entre os componentes.

 

Controller\Home

namespace Controller;
Class Home
{
    public function index()
    {
        $userModel = new \Model\User();
        $view = new \View\Home();
        $view->index($userModel->getUser(1));
        $view->show();
    }
}
É dessa forma que estou passando a entidade para a View e, através do método show, espero que a view seja renderizada.

 

Voltando a view, vamos a implementação do método show:

 

View\Home

namespace View;

classe Home {

    private $user;

    public function index(\Model\Etity\User $user) {
       /** implementação omitida **/
    }

    public function show() {        
        $dom = new \DOMDocument();
        
        $dom->loadHTMLFile("source/para/template.php");
        
        $welcomeMessage = $dom->createElement('p' , sprintf("Seja bem vindo %s!" , $this->user->getName()));
        
        $bodyList = $dom->getElementsByTagName('body');
        foreach($bodyList AS $body) {
            $body->appendChild($welcomeMessage);
        }
        
        echo $dom->saveHTML();
   }
}
Saída:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">

<html lang="pt-br">

<head>

<title>Meu template padrão</title>

</head>

 

<body>

<p>Seja bem vindo Gabriel Heming!</p>

</body>

</html>

Infelizmente, DOMDocument trabalha internamente com html 4, removendo qualquer padrão externo que seja adicionado na hora do parser do arquivo. Mesmo assim, continua sendo um exemplo válido.

 

------

Edit:

Como eu criei tudo aqui, pode ser que haja algum erro nas entidades... eu fiz a exibição a parte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.