Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde galera, tudo certo?
Não sou muito experiente no mundo da web, portanto venho aqui pedir sugestões de como implementar um determinado mecanismo.
Possuo um cadastro / tabela no banco bem simples: ID, nome e ORDENAÇÃO. Este campo ordenação é o que define critério para que os registros sejam buscados / exibidos. É uma tabela que serve para categorizar itens dentro do sistema, e tais itens devem ser buscados com ORDER BY por este campo. Por exemplo:
Tabela Categoria
ID | Nome | Ordenacao
1 | Computadores | 1
2 | Mouses | 2
3 | Monitores | 3
Tabela Item
ID | Nome | idCategoria (FK da outra tabela)
1 | Dell Inspiron | 1
2 | HP Mouse 3000 | 2
3 | Dell Optiplex | 1
1 | Smasung HDTV | 3
...
Desta forma eu busco os itens dando JOIN na categoria e ordenando pelo seu campo Ordenacao.
SELECT * FROM item i JOIN categoria c ON c.id = i.idCategoria ORDER BY c.ordenacao
Este processo no entanto não fica a encargo do programador ou administrador do sistema controlar, e sim de um determinado usuário, e num belo dia o usuário decide que os Monitores devem ser listados antes que os Mouses (sendo assim a ordenação deve ser invertida).
---------------
Eu sei que o mais simples seria abrir o cadastro da categoria e alterar o campo Ordenação, mas ao meu ver parece um processo chato e não-moderno.
Se alguém tiver outras sugestões de como fazer, fique a vontade.
Grato desde já e obrigado pela atenção.
Carregando comentários...