Ir para conteúdo
JSA

Erro ao comparar números float na condição do if

Recommended Posts

Olá a todos.

Observem o seguinte código extremamente simples:

#include <stdio.h>

int main()

{

float n1 = 9.8;

if (n1 == 9.8)

{

printf("ok!\n\n");

}

printf("Fim do programa...!\n");

scanf("%*c");

return 0;

}

Esse código não gera a frase ok! porque o compilador não enxerga n1 igual 9.8 apesar de, visualmente, a condição ser verdadeira devido a comparação entre números reais idênticos.

Porém, quando eu insiro cast antes do 9.8 na condição do if o código funciona corretamente: if (n1 == (float) 9.8)

Esse problema só existe quando eu uso números reais do tipo float diferentes de 9.0 e 9.5, ou seja, escrevendo dessa forma if (n1 == 9.0) ou desta outra forma if (n1 == 9.5), sem cast, o código funciona perfeitamente.

Para números dos tipos int e double esse problema de comparação na condição do if não ocorre.

Estou usando o codeblocks, com compilador GCC, no windows 7, processador i3, 64bits.

Alguém com mais anos de prática na Linguagem C poderia esclarecer por qual razão o tipo floatnecessita de casting na condição do if?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
#include <stdio.h>

int main()

{

float n1 = 9.8;

if ( n1 == 9.8f) //Colocando "f" desta forma você declara ao if que sua variável é um float, caso contrário o if reconhece o seu "9.8" como double.

{

printf("ok!\n\n");

}

printf("Fim do programa...!\n");

scanf("%*c");

return 0;

}

Compartilhar este post

Link para o post
Então @x8mhz , agradeço por participar do tópico.
Realmente a solução é está. Eu já tinha enxergado isto ao usar o cast antes do número (float) 9.8.
E sim, a especificação de tipo do literal numérico (inserir o f após o numero real) também é uma forma de definir um tipo para o número. Legal que você tenha visto isso também.
A minha maior curiosidade era saber PORQUE só o tipo float necessita de casting (ou definição literal do tipo do dado) dentro do if .
Depois de passar algum tempo estudando, focado em encontrar uma justificativa eis que a solução foi observada.
O if nesta situação, não tem nada a ver com essa questão do float, a não ser possibilitar a sintaxe para a comparação.

O problema está na declaração de constantes dentro do programa. Isso mesmo, constantes.

Sempre que colocamos um número PONTO FLUTUANTE dentro do código que NÃO tenha sido atrelado a um tipo, o COMPILADOR passa a tratar este número (por padrão) como sendo uma constante do tipo DOUBLE!
Por isso que a condição do if é falsa sempre que estiver desta forma:

float n1 = 9.8;

if ( n1 == 9.8 )
 {
      //instruções
 }

A variável n1, por declaração, é do tipo float e a constante 9.8 está sendo visto pelo compilador como sendo uma constante double. Para o compilador, um número ponto flutuante com precisão estabelecida pelo tipo float é diferente de um número ponto flutuante com precisão estabelecida pelo tipo double. Ambos possuem precisões distintas.
Ao colocar o cast ou a especificação literal de tipo, ambos os números 9.8 passam a possuir a mesma precisão, imposta pelo tipo float. Consequentemente, a condição do if após a alteração passa a ser verdadeira. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Para o compilador, um número real float é diferente de um número real do tipo double.
Ao colocar o cast ou a definição literal de tipo igualamos os tipos numéricos e a condição do if passa a ser verdadeira pois ambos os números serão do tipo float e possuem o valor 9.8.

Não é bem assim.
Por padrão, constantes numéricas de ponto flutuante são double.Veja: por padrão -> isso está no ISO C.
Mas o que acontece no if é que a representação de 9.8 possui precisão menor no float que no double.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim.

Por padrão, constantes numéricas de ponto flutuante são double.Veja: por padrão -> isso está no ISO C.

Mas o que acontece no if é que a representação de 9.8 possui precisão menor no float que no double.

_Isis_ o que você disse é exatamente o que eu falei no poste anterior. Não vejo diferença!

Quando eu falo por padrão, estou querendo dizer, levando em consideração as regras oficiais da linguagem, como é o caso das documentadas na ISO C.

Como eu falei, por padrão, literais não tipados são considerados constantes para o compilador, por exemplo, o 9.8 que se encontra na condição if.

Quando um literal não tipado é um número ponto flutuante, por padrão o compilador (certamente baseando-se em regras documentadas no ISO C) encara a constante como double.

Se o compilador trata 9.8 como double e inicialmente a comparação foi em relação a um 9.8 float (da variável n1), sem dúvida a comparação estava dando falso porque existia uma comparação entre números de tipos distintos, logo com precisões distintas. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Para o compilador, um número ponto flutuante float é diferente de um número ponto flutuante do tipo double.

(...)
Ao colocar o cast ou a especificação literal de tipo igualamos os tipos numéricos (...)

Isso pra mim quer dizer que você está comparando apenas o tipo da variável, não o conteúdo da mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso pra mim quer dizer que você está comparando apenas o tipo da variável, não o conteúdo da mesma.

Foi questão de semântica.

Não existe comparação direta entre um tipo e outro na linguagem C, por exemplo, if (float == double).

Certamente comparamos o conteúdo que é moldado pelo o tipo da variável que armazena tal conteúdo.

Porém, sua observação foi interessante.

Escrevi de outra forma o texto para enfatizar mais ainda a questão da comparação entre os conteúdos numéricos envolvidos e suas respectivas precisões.

Compartilhar este post

Link para o post

O C11 passa a permitir esse tipo de coisa:
http://stackoverflow.com/questions/6280055/how-do-i-check-if-a-variable-is-of-a-certain-type-compare-two-types-in-c

A utilidade disso é que fica no ar (ex: programadores Python dizem que se vc está verificando tipo de alguma coisa, então está fazendo tudo errado)

Fora da mão do programador, internamente, há a comparação dos tipos de variáveis p/ fazer as conversões aritméticas e lembro vagamente das "restrições" do if (numa das seções do padrão ISO) listar que os dois operandos devem ser numéricos (entre outras coisas). Mas isso já serve p/ implementação de compiladores.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por wolf_black
      preciso Escrever um algoritmo que leia três notas, calcule e imprima a média aritmética.

#include <stdio.h>
      #include <stdlib.h>
      main () {
      float n1,n2,n3,media;
      printf(" digite a primeira nota");
      scanf("%f" & n1);
      printf("digite a segunda nota"); 
      scanf("%f" & n2);
      printf("digite a terceira nota");
      scanf("%f" & n3);
      media=n1+n2+n3/5;
      printf("a media foi: %f ",media                
      system("pause");
      return 0;
      }
      progama ficou assim mas esat dando o seguinte erros:

7    14    C:\Users\User\Documents\atividade 2.cpp    [Error] invalid operands of types 'const char [3]' and 'float' to binary 'operator&'
      9    14    C:\Users\User\Documents\atividade 2.cpp    [Error] invalid operands of types 'const char [3]' and 'float' to binary 'operator&'
      11    14    C:\Users\User\Documents\atividade 2.cpp    [Error] invalid operands of types 'const char [3]' and 'float' to binary 'operator&'
      15    1    C:\Users\User\Documents\atividade 2.cpp    [Error] expected ')' before 'system'

agradeço ajuda desde já. obrigada

• Por alyssonw2silva
      Sou novo aqui e estou com o seguinte código 
      function buscar($query) { include_once 'conn.php'; if ($resulte2 = mysqli_query($conn, $query)) { while($row2 = mysqli_fetch_array($resulte2)) { print "<option value='".$row2[0]."'>".$row2[1]."</option>"; }; }; ele e para preencher os campos do meu select está funcionando mas como tenho outro select o primeiro roda agora o segundo da erro quando eu desabilito o primeiro  o segundo select e preenchido 

estou chamando a mesma função para ambos os selects mas o parâmetro $query e diferente 

• Por kaiquefigui
      sempre que uso o comando 'insert into cliente values...' diz que minha query foi atualiza e as linhas foram afetadas porem quando utilizo o comando 'desc cliente' não vejo alterações, como posso resolver esse problema?
      CREATE TABLE CLIENTE( NOME VARCHAR(30), SEXO CHAR(1), CPF CHAR(11), EMAIL VARCHAR(50), TELEFONE VARCHAR(30), ENDEREÇO VARCHAR(100) ); SHOW TABLES; DESC CLIENTE; INSERT INTO CLIENTE VALUES('KAUAN','M','23453678911','KAUAN@HOTMAIL.COM','254896534','ANTONIO HERDEIRO - SÃO PAULO - SP'); INSERT INTO CLIENTE VALUES('ADRIANA','F','24587630894','ADRIANA@HOTMAIL.COM','48652479','ANTONIO HERDEIRO - SÃO PAULO - SP'); INSERT INTO CLIENTE VALUES('KAIQUE','M','34221176809','KAIQUE@HOTMAIL.COM',NULL,'ANTONIO HERDEIRO - SÃO PAULO - SP'); INSERT INTO CLIENTE(NOME,SEXO,CPF,EMAIL,TELEFONE,ENDEREÇO) VALUES('MARCELA','F','15489652011','MARCELO@HOTMAIL.COM','245826157','ANTONIO HERDEIRO - SÃO PAULO - SP');  
    • Por Eduarda Lang Duarte
      O windows diz que não pode encontrar programas da Office 2010, eu ja tentei ir no Regedit e renomear o Office como Office.old e não funcionou, tentei reparar mas sempre aparece que não acha uma dll diferente. Eu já vi várias pessoas com o mesmo problema que eu, e disseram que é vírus, como eu resolvo? É minha primeira vez nesse site, se tiver algo errado, me falem que eu arrumo.
    • Por isaque_cb2
      Boa noite, estou postando qui por que pesquisei e não achei nada que ajudasse... bem, criei um banco de dados para armazenar meus projetos e carrega-los dinamicamente com o php, deu certo, mas quando tem alguma acentuação no texto ele retorna "�"... 
      ~Grato desde Já~

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.