tenho uma rotina simples de busca , cadastro e exclusão de pessoas. tenho uma classe que guarda as três funções. todas elas contem um require_once 'conecta_banco.php'; esse arquivo conecta_banco.php me retorna uma conexão com o banco de dados.
Porém o código apresenta o seguinte erro quando vou usar uma das funções: 'Undefined variable: con in C:\\xampp\\htdocs\\Contabilidade\\contabilidade\\Classe.php on line 13'
o código é basicamente esse: class Pessoas {
public $codigo, $nome;
public function buscaPessoa($id){ include_once '../banco/conecta_banco.php'; $sql = "SELECT * FROM pessoas WHERE codigo = " . $codigo . " "; if($query = $con->query($sql)){ return true; }else{ return false; } } public function deletaPessoa($id){ include_once '../banco/conecta_banco.php'; $sql = "DELETE FROM pessoas WHERE codigo = " . $codigo . " "; if($query = $con->query($sql)){ return true; }else{ return false; } }
public function deletaPessoa($id){ include_once '../banco/conecta_banco.php'; $sql = "INSERT INTO pessoas (codigo, nome) VALUES ($this->codigo, $this->nome)"; if($query = $con->query($sql)){ return true; }else{ return false; } }
Estou com um necessidade e não estou conseguindo chegar a um solução, o cenário é o seguinte. Tenho esse micro-sistema, que 5 páginas dele tem o mesmo layout porém com dados diferentes e tabelas diferentes.
Primeiro tentei um função buscando os resultados através de um função com Switch, onde cada conteúdo simbolizava um número; Mais ou menos assim:
function status_compra($content){
switch ($content) {
case '1': $page = $this->pagina1(); break;
case '2': $page = $this->pagina2(); break;
case '3': $page = $this->pagina3(); break;
case '4': $page = $this->pagina4(); break;
}
return $page;
}
Nas funções foram colocadas seus respectivos conteúdos, porém isso se tornou um trabalho bem complicado pois a coisa tendeu a se tornar meio desorganizada. Quando tentei fazer includes dentro das funções para deixa-las mais limpas, não deu muito certo; Existe uma forma de fazer isso? Estou muito longe?