Jump to content
Sign in to follow this  
Jonas Tomazelli

Dúvida GROUP BY com referencias trocadas

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, estou precisando fazer um SQL, mas não estou conseguindo finalizar, abaixo vou passar uma tabela como exemplo, então consideramos os seguintes dados:

ID | MATRICULA | HORA | CODIGO

1 1212 10:00 999
2 1212 10:00 1
3 1212 10:00 10
4 1212 10:00 25
5 1212 10:00 50
6 1212 12:00 900
7 1212 13:00 901

Blz, eu preciso agrupar esse dados por MATRICULA e HORA, e preciso mostrar o CODIGO, mas tem que ser o mesmo código do menor ID, exemplo, essa tabela acima, agrupada como eu quero deveria ficar assim:

ID | MATRICULA | HORA | CODIGO

1 1212 10:00 999
6 1212 12:00 900
7 1212 13:00 901

Espero ter sido claro. A principio parecia simples, estava resolvendo com a função MIN, mas o problema é que um ID 1 pode ter um código 900 e um ID 2 um menor.

Obrigado pela resposta. Mas nesta sua lógica o SQL vai retornar o menor ID, mas o código continua não obedecendo a referencia, preciso que o código seja o mesmo do menor ID. EX:

ID MATRICULA CODIGO

01 1212 999

02 1212 800

03 1212 700

04 1212 850

05 1212 1050

No seu SQL o retorno é o seguinte:

01 1212 700, mas preciso que seja 01 1212 999, ou seja, o código obedece seu ID original.

Bom dia, obrigado a todos pela ajuda. Consegui resolver da seguinte maneira:

Select 
   x.id, x.matricula, x.hora, y.codigo
From 
   (select 
      min(a.id) id, a.matricula, a.hora 
    from 
      teste a
    group by 
      a.matricula, a.hora) x, teste y
where 
   y.id = x.id;

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

• Similar Content

• By eduardo_barros
      Boa tarde,

Possuo uma aplicação rodando em Laravel com Db Mysql.

Porem um cliente solicitou que o nosso sistema ficasse gravando informações no banco de dados SQL deles e vice e versa, só que o sistema deles não tem API, nesse caso vamos executar as queries do banco banco deles do nosso lado lendo e escrevendo, como funciona essa multiconexão de bancos dentro do laravel?
    • By thiago009
      Sou novato na área, estou criando um site para praticar, o meu problema está na página contatos. O objetivo é que ele salve os dados do formulário num arquivo do access. Sei que não é o ideal, como estou começando na área, acho que é melhor aprender assim para depois estudar outras formas.
      Criei um comando no SQL que intitulei de "grava", o nome do meu arquivo do access é "banco" e o html é contato.
      Tentei também validar os campos com java, mas não deu certo e exclui os códigos que tinha colocado no início do html, se alguém puder me ajudar a fazer a validação.
      Isso não é um trabalho, estou fazendo para aprender.

Segue link com os arquivos:
      https://etecspgov-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/thiago_cunha35_etec_sp_gov_br/EioK0B6ZHaNNlJ6zZWSXSfUB7PwxWfp-R5ulmqZOr1Hlpg?e=v51d7i

Agradeço quem puder ajudar,

Muito Obrigado.
    • By Robson Barros da Rocha
      Bom dia povo. Tenho um problema, e não uma dúvida. Eu executo no SQL Server esta query para agrupar os resultados cujo tenha o código do comprovante repetido:
      SELECT * FROM SHOP_Pedidos WHERE show='1' GROUP BY comprovante As colunas são:
      ID = Se preenche automaticamente
      comprovante = Recebe o código do comprovante
      productName = Nome do produto
      productValue = Valor do produto
      dateSent = Data que o produto foi enviado
      show = Enviado (1) e não enviado (0)

A query que mostrei acima, não retorna dados porque aparece esse erro: "Column 'SHOP_Pedidos.id' is invalid in the select list because it is not contained in either an aggregate function or the GROUP BY clause." Certo, então aí que está o problema. Vendo o erro, eu troquei a * pela coluna comprovante, e resultou, mas a consulta só retorna a coluna comprovante (por conta do SELECT estar especificando somente ele. 

A dúvida é: Tem como recuperar todos as colunas, assim como mysql?
    • By Pedro Vinicius Miguel Dias
      Pessoal, estou estudando o Banco de Dados Oracle e estou tendo um problema pra criar uma nova conexão.
      Durante o curso, o instrutor pede que eu crie duas conexoes, a TESTE com a senha: teste e a PRATICA com a senha :pratica... cada uma com uma senha e etc e elas funcionam.
      Eu por minha conta quis criar outra conexão com outro nome e outra senha, Ex. (User TESTE2 e senha: teste2) e ao testar, o Banco não conecta. Erro ORA-01017.

Alguém consegue me ajudar?
    • By Matsuura
      Estou tentando criar o usuário o Scott, e na internet encontro bastante tutoriais para instalação do HR, para o scott dois que me referenciei foram:
      https://www.profissionaloracle.com.br/swillians/forums/topic/usuario-scott-tiger-banco-oracle-10g-express-edition-xe/
      https://docs.oracle.com/database/121/COMSC/installation.htm#COMSC00007

no primeiro link que tentei seguir não encontrei após a intalação o arquivo "demobld.sql"estou enviando a imagem com nome "sql1" e "sql2" que mostram a minha tentativa de instalação, com as mensagens de erros que me retornaram, no segundo link mostra as instalações de schemas, mas não mostra especificamente o Scott. 
      Espero que possam me ajudar, estou a mais de duas semanas tentando sem exito.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.