Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

medice99

Dicas para um novato

Recommended Posts

Bom dia a todos,

meu primeiro post no fórum, que na verdade já acompanho a algum tempo.

Gostaria de me apresentar, dizer que estou iniciando agora em html/php/js profissionalmente. A algum tempo eu já brincava com essas linguagens porém nada sério, apenas por curiosidade.

Entretanto agora me apareceu algumas oportunidades onde eu trabalho e estou focando meus esforços em um site para a empresa, voltado para a área de vendas e clientes.

A principio já consegui criar um pequeno intranet com autenticação via login e senha, conectando ao meu banco de dados interno e validando.

Já consegui criar um formulário para cadastro de novos clientes com algumas validações também, como por exemplo só digitar números no cpf e etc...

Entretanto quanto mais o site vai crescendo, mais a inexperiência vai tomando conta e surgem diversas dúvidas.

Se alguém puder me ajudar, gostaria de saber se é normal criar várias pastas dentro da árvore de pastas do site?

Por exemplo, quando eu crio uma área para cadastro de clientes, eu faço uma pasta e vira uma sessão inteira voltada para aquele seguimento.

Outra pasta para área de relatórios, outra para cadastros e etc...

Só que eu to começando a sentir que se eu não me organizar isso pode sair do eixo e começar a ficar bagunçado o site.

Será que poderiam me dar dicas de como organizar legal um site?

Obrigado a todos e agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tente pensar da seguinte forma para organizar, se uma pessoa que nunca teve acesso ao seu código, nem participou do projeto for dar continuidade ou participar do projeto, ele conseguiria se situar na sua organização sem muitos problemas?

Se está intuitiva a forma que você está organizando, entre outros fatores nesse sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, o modelo MVC ajuda bastante na organização, mas para quem esta começando pode ser confuso, caso não tenha uma boa base de orientação a objetos. 
Com o tempo você aprendera diversas metodologias e formas de organizar um projeto e código fonte, mas via de regra,  procure organizar da forma mais simples possível, imagine que outra pessoa ira dar continuidade ao seu trabalho, e tudo precisa estar intuitivo, fazendo assim, você acabara caindo por intuição em algum modelo, e melhor ainda, adequado para o seu cenário!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, antes aprender organizar com MVC, eu fazia da seguinte forma:

index.php

nav/    -> Aqui vão as paginas que carregam conteudo sem ter formulários nem listas ou tabelas.

forms/ -> Aqui vão os formulários com os titulos "edit_", "new_", "delete_" de acordo com o que ele faz.

funcs/ -> Aqui é onde eu colocava as paginas php que fazem as consultas no banco de dados e as funções.

lists/ -> Aqui vão os arquivos com as listas que eu preciso, nomes tipo "fiscal_", "comercial_".

js/ -> Aqui vão todos os arquivos .js

style/ -> Aqui vão as folhas de estilo

E dentro das pastas quando teria vários setores, e varias coisas por setor, eu criava uma pasta por setor.

Não é um método muito bom, mas serve até certo ponto, MVC sem entender de OO fica meio difícil, mas nada impossível também.

E sempre crie padrões por nome de tudo que você fizer, nos arquivos, nas pastas, nas funções, nas classes e id's html, nas funções javascript/jquery.

Compartilhar este post

Link para o post

• Conteúdo Similar

• Por Rafael_Ferreira
      Não consigo carregar a imagem do captcha do meu formulário. Foi testado com o xampp e easyphp. Também não carregou a imagem de outros captcha. 

• Por luiz monteiro
      Olá.
      Estou atualizando meu conhecimento com Front-End e me deparei com o seguinte problema.
      Criei um sistema para fazer o upload de imagens e alguns campos text.
      Algo bem simples para depois começar a estudar javascript para mostrar a miniatura....
      Mas quando saio do navegador Chrome ou da aba por mais de 3 minutos, ao retornar o navegador as vezes atualiza ou nem chega atualizar mas limpa os campos.
      Estou usando um Smart Motorola com Android, mas um amigo testou no iPhone e acontece a mesma coisa.
      Gostaria de saber se há como usar javascript para evitar isso?
      Agradeço desde já.

<!DOCTYPE html>
      <html>
      <head>
          <meta charset="utf-8">
          <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">
          <title>Uploader</title>
      </head>
      <body>
          <form action="?" method="post" enctype="multipart/form-data">
              <br><br>
              <div>selecione a imagem 1</div>
              <input type="file" name="foto1" accept="image/*">
              <br><br>
              <input type="text" name="nome_imagem1">

<br><br>
              <input type="file" name="foto2" accept="image/*">
              <br><br>
              <input type="text" name="nome_imagem2">

<br><br>

<input type="file" name="foto3" accept="image/*">
              <br><br>
              <input type="text" name="nome_imagem3">

<br><br>
              <input type="submit" value="Enviar">
              <br><br>
          </form>
      <?php
      if ($_SERVER['REQUEST_METHOD'] == 'POST')
      {
          vardump ($_FILES);
      }
      ?>
      </body>
      </html>

• Por belann
      Olá!

Estou usando o nextjs versão 15.2.3 e criei uma navbar que quando é carregado o programa aparece com a home, mas na hora de clicar na página produtos desaparece a navbar.
      A navbar esta sendo chamada no layout.tsx estou usando typescript
      e fica dessa forma
      <div>           <Navbar/>             <main>{children}</main>             </div>  
    • Por luiz monteiro
      Olá, tudo bem?

Estou melhorando meu conhecimento em php e mysql e, me deparei com o seguinte. A tabela da base de dados tem um campo do tipo varchar(8) o qual armazena números. Eu não posso alterar o tipo desse campo. O que preciso é fazer um select para retornar o números que contenham zeros a direita ou a esquerda.
      O que tentei até agora

Ex1
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo = :campo) ");
      $busca->bindParam('campo', $_REQUEST['campo_form']);

Se a direita da string $_REQUEST['campo_form'] termina ou inicia com zero ou zeros, a busca retorna vazio.
      Inseri dados numéricos, da seguinte maneira para testar: 01234567;  12345670: 12345678: 12340000... entre outros nessa coluna. Todos os valores que não terminam ou não iniciam com zero ou zeros, o select funciona.

Ex2
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo = 0340000) ");
      Esse número está cadastrado, mas não retorna.

Ex3
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo = '02340001' ) ");

Ex4
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like 2340000) ");

Ex5
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like '12340000') ");

Ex6
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like '"12340000"' ) ");

Ex7
      $busca = $conexao->prepare("select campo form tabela where (campo like :campo) ");
      $busca->bindParam('campo', $_REQUEST['campo_form'])
      Não retorna dados.

O  $_REQUEST['campo_form'] é envio via AJAX de um formulário. 
      Usei o gettype para verificar o post, e ele retorna string.
      Fiz uma busca com número 12345678 para verificar o que o select retorna, e também retrona como string.

Esse tipo de varchar foi usado porque os números que serão gravados nesse campo,  terão zeros a direita ou na esquerda. Os tipos number do mysql não gravam zeros, então estou usando esse. O problema é a busca.
      Agradeço desde já.

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.