Forma ideal de se tratar Integridade Referencial ?
Olá a todos, atualmente estava aprendendo php em um curso básico em um canal chamado cursoemvideo, mas o curso nao abordou a parte de banco de dados por se tratar de um curso básico, criei um projetinho básico pra por em prática o que aprendi, depois disso fiz o curso de mysql básico e agora também vou fazer um projeto pra por em prática e fixar o conhecimento adquirido, não compensara eu criar database/tabelas/registros e fazer um dump isso como prática, como vou usar o mysql no php, então vou criar um sistema simples como exercicio prático, uma das coisas mais importantes que aprendi relacionado a entidade relacionamento foi a integridade referencial, minha dúvida é, como faria pra tratar isso em um sistema que farei em php, vamos supor o seguinte exemplo:
>
Tenho um sistema de aluguel de carros, um cliente aluga um carro, nao posso deletar um carro que está alugado, então quando tentar deletar o carro o certo seria:
A)Fazer um select pra verificar se o ID daquele carro está presente na tabela clientes no campo carro_alugado(FK) e se tiver 1 resultado exibir uma mensagem de erro;
B)Verificar as relacoes que estao feitas e deletar esses registros para dai deletar o registro do carro;
C)Outra ação ?
Se puderem me ajudar nisso eu agradeço.Discussão (3)
Carregando comentários...