Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nerdmonkey

Entrega de projeto em tempo hábil x qualidade do código

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.

Se eu postei na área errada, por favor, podem mover para o tópico correto

Em termos de entrega de projeto, entendo que, prazos devem ser cumpridos.

Gostaria de sabe a opinião de vocês com relação á entregar o projeto com um código inferior para não perder o prazo, ou, conversar com o cliente que será necessário mais tempo para entrega e entregar um código com mais qualidade?

Levando-se em consideração que o cliente não liga pra como está sendo feito, e sim que está funcionando.

E também o fato de que foi estipulado um prazo, porém foi necessário aumentá-lo para encontrar uma melhor solução para o problema sem perda de qualidade do código.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @Nerdmonkey.

Na maior parte do tempo, seu cliente (ou até mesmo o usuário final) não dá a mínima para o quanto de memória sua aplicação está usando, se ela foi feita em PHP ou Java, se trabalha com mono ou multi-threads, se roda na versão X.Y.Z ou na versão A.B.C, enfim, você entendeu.

Para esse cara, o que importa é conseguir interagir com o sistema e que ele funcione. Simples assim.

Quem se importa com qualidade do código? Você e quem vai lidar com o código futuramente. Ninguém mais.

Então eu acredito que dá pra resumir a resposta no seguinte:

O projeto pode crescer de alguma forma? É um sistema ou apenas uma página de apresentação da empresa?

Se ele puder crescer, invista na qualidade. Seu cliente não se importa nesse momento, mas ele está pagando por um trabalho que ele espera ser bem feito e futuramente as consequências (boas ou ruins) disso surgirão.

Se esse não for o caso, você pode sacrificar algumas boas práticas em nome do seu compromisso com o cliente. No final, dá na mesma.

Nós programadores, tendemos a ser muito vaidosos com nossos códigos, e isso é excelente. Apenas não esqueça que há limites para isso... um sistema não termina nunca. Você pode ficar otimizando ele o resto da vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 10/02/2018 at 15:13, Nerdmonkey disse:

Boa tarde pessoal.

Se eu postei na área errada, por favor, podem mover para o tópico correto

Em termos de entrega de projeto, entendo que, prazos devem ser cumpridos.

Gostaria de sabe a opinião de vocês com relação á entregar o projeto com um código inferior para não perder o prazo, ou, conversar com o cliente que será necessário mais tempo para entrega e entregar um código com mais qualidade?

Levando-se em consideração que o cliente não liga pra como está sendo feito, e sim que está funcionando.

E também o fato de que foi estipulado um prazo, porém foi necessário aumentá-lo para encontrar uma melhor solução para o problema sem perda de qualidade do código.

Eu acredito que vale a pena conversar com o cliente sim, porque normalmente ele não tem ideia de quais os benefícios que um código com mais qualidade pode trazer ao projeto dele. Sem falar que isso pode ser decisivo para que ele volte novamente a fazer negócios com você, pode ser que não, mas pode ser que sim, pois tem cliente que não vai te dizer que não gostou do seu trabalho, ele simplesmente vai contratar outra pessoal da próxima vez.

Levando em consideração o prazo. Você pode entregar a primeira versão do projeto, que esteja funcionando, dentro do prazo estipulado e depois entregar uma segunda versão mais trabalhada, mas sempre com o consentimento do cliente, pois acredito que ser claro e objetivo é a coisa mais certa a ser feita. Ponha-se no lugar do cliente, se você fosse ele, você gostaria que ele fizesse aquilo que você está fazendo? Se a resposta for não, eu te aconselho a não fazer. Mesmo que ele não ligue para como está sendo feito, eu acredito que qualquer trabalho que você fizer para alguém é essencial conversar bastante com o cliente, tirar suas dúvidas, as dúvidas dele e esclarecer tudo o que você considere importante.

Compartilhar este post

Link para o post

Prazos... Templo, qualidade do serviço....

Dilema de um desenvolvedor....

Então, como já disseram, pouco importa como foi feito ou como funciona, para o cliente ele só quer a coisa funcionando e entregue no menor tempo e custo possível.

(Até hoje nunca vi ninguém chegar e dize: Eu quero a coisa impecável, leve o tempo e custo que for necessário)

Sobre a qualidade vamos ver uma situação.

Você faz um mal trabalho que fica travando ou dando erros corriqueiramente, logo o cliente é o primeiro quem vai avaliar seu trabalho. Então para solucionar os problemas devido ao seu péssimo código ele contrata outro que explica para ele que o aquilo que você fez é uma porcaria.

Então um novo cliente decide antes de lhe contratar, procurar alguma referência a seu trabalho então chega ao cliente citado anteriormente. Resultado, um cliente perdido e outro que nem se interessou, logo o ciclo vicioso começa e mais e mais trabalho você perde.

Então o foco de deve ter é entregar mais rápido o possível, com a melhor qualidade possível dentro do limite de prazo (Nunca vir com a desculpa que vai precisar de mais tempo, isso soa como incompetência).

O que pode fazer é terminar o projeto (dentro do prazo) apresentar para o cliente e lhe pedir mais tempo para fazer melhorias por um custo bem menor do que cobrou na produção, como isso você passa a responsabilidade da qualidade para as mãos do cliente.

E como também disseram, não se preocupe demais em otimização, porque você melhora aqui e ali e sempre a o que melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, poderiam me ajudar.

Estou com a seguinte dúvida:
      --> como faço para para implementar o input código do produto, para quando o usuário digitar o ID o sistema espera de 1s a 2s, sem ter que pressionar a tecla ENTER.

exemplo:
      código   ----   descrição
           1       -----   produto_A

Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Humildemente peço desculpa por postar uma dúvida que tenho.

Preciso salvar no MySql, os seguinte Registro:

1 - Principal
      ====> minha dúvida começa aqui
      ==========> como faço para o Sistema Contar Automaticamente o que estiver despois do 1.____?
      1.01 - Matriz
      1.01.0001 - Estoque
      1.01.0002 - Oficina
      etc

2 - Secundário
      2.01 - Loja_1
      2.01.0001 - Caixa
      2.01.0002 - Recepção
      etc

Resumindo seria como se fosse um Cadastro de PLANO de CONTAS CONTÁBEIL.

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos.

Preciso fazer um Relatório onde o usuário pode Gerar uma Lista com prazo para vencimento de: 15 / 20/ 30 dias da data atual.

Tem como montar uma SQL para o sistema fazer uma busca no MySql por período ou dias próximo ao vencimento ?

Tentei fazer assim, mas o SQL me traz tudo:
      $query = "SELECT faturamento.*, DATE_ADD(faturamento.dataVencimento, INTERVAL 30 DAY), fornecedor.* FROM faturamento INNER JOIN fornecedor ON fornecedor.idfornecedor = faturamento.id_fornecedor WHERE faturamento.statusFatur = 1 ORDER BY faturamento.idFaturamento $ordenar ";  
      Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações

Por favor, me perdoa em recorrer a orientação dos amigos, tenho uma dúvida.

Gostaria de uma rotina onde o Sistema possa acusar para o usuário antes dos 30 dias, grifar na Tabela o aviso de vencimento próximo, por exemplo:

Data Atual: 15/11/2024
                                           Vencimento
      Fornecedor.....................Data.....................Valor
      Fornecedor_1...........01/12/2024..........R$ 120,00 <== grifar a linha de Laranja
      Fornecedor_1...........01/01/2025..........R$ 130,00
      Fornecedor_2...........15/12/2024..........R$ 200,00 <== grifar a linha de Amarelo
      Fornecedor_2...........15/01/2025..........R$ 230,00
      Fornecedor_3...........20/12/2024..........R$ 150,00

Alguém tem alguma dica ou leitura sobre este assunto ?

Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me perdoa em recorrer a ajuda dos amigos, mas preciso entender uma processo que não estou conseguindo sucesso.

Como mencionado no Título estou escrevendo um Sistema Web para Gerenciamento de Empresa.

Minha dúvida, que preciso muito entender:
      - preciso agora escrever a Rotina para Emissão de NFe e essa parte não estou conseguindo.

tenho assistido alguns vídeos e leituras, mas não estou conseguindo sucesso, já fiz toda as importações das LIB da NFePhp conforme orientação.

Preciso de ajuda.

Algum dos amigos tem conhecimento de algum passo-a-passo explicando a criação dessa rotina ?

tenho visto alguns vídeos com LARAVEL, mas quando tento utilizar e converter para PHP+Codeiginter, dá uma fila de erros que não entendo, mesmo informando as lib necessárias.

Alguns do amigo tem algum vídeo, leitura explicando essa parte ?

Grato,

Cesar.

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.