Jump to content
joaomart

Ajuda modo gráfico Portugol Studio

Recommended Posts

Primeiramente, olá a todos.

Estou tentando desenvolver um protótipo de jogo no Portugol Studio usando a biblioteca gráfica, porém encontrei certa dificuldade ao rodar o código. Quando inicio o modo gráfico a imagem que pedi que fosse desenhada não aparece e a janela desaparece rapidamente. Caso alguém se interesse em me ajudar, aqui segue o código:

programa
{
	inclua biblioteca Graficos --> g

funcao inicio()
	{			
		inicializar_janela()
		desenhar_elementos()
	}

funcao inicializar_janela()
	{
		g.iniciar_modo_grafico(verdadeiro)
		g.definir_dimensoes_janela(860, 640)
		g.definir_titulo_janela("Teste")
	}

funcao desenhar_elementos()
	{	
		inteiro imagem_fundo

imagem_fundo = g.carregar_imagem("fundo.jpg")
		g.desenhar_imagem(10, 10, imagem_fundo)
	}
}

Para o gráfico ficar aberto por mais tempo, inclua a biblioteca "Util". Após isso, utilize no final do programa a função → Util.aguarde(tempo em milisegundos)

Para a imagem de fundo aparecer, basta declarar a função → Graficos.limpar(). Caso isto não arrume, você deve trocar a cor da imagem, pois ela é provalvemente da mesma cor que o plano de fundo.

Espero ter ajudado.

Voce esta esquecendo de usar a funcao (g.renderizar), mas lembre-se, voce deve coloca-la depois de tudo oque irá aparecer na tela. e como eu vi que você nao usou a funcao da biblioteca Util, seu programa simplesmente irá abrir e fechar (u.aguarde(1000000)). ou use um laço com loop infinito, por exemplo: enquanto(verdadeiro){} 

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Cloudinbr
      desde pequeno sempre tive esse desejo ardente de poder contar uma historia através de um jogo, com um ótimo game play, historia envolvente e dinâmica etc... então assim que completei meus 16 anos, resolvi começar a pesquisar mais sobre a criação de jogos, e a uns meses atras resolvi começar a estudar c++. eu tambei baixei o Godot, que é uma engine boa para criação de jogos e esta ganhando uma certa fama ultimamente, e tambem tem suporte a c++. bem, ainda não estou programando nenhum game porque estou na metade dos meus estudos sobre c++ ainda, mais queria algumas dicas:

*é necessário estudar outras linguagens da programação para programar jogos? se sim quais vocês recomendam?

* Existe algum livro em pdf que poderia me ajudar mais a estudar c++?

*Ultimamente fiquei com duvida se realmente conseguiria fazer um jogo bom em c++, então poderiam me dar exemplos de jogos legais feitos em c++?

enfim, se quiserem me der outras dica ficarei feliz, sou relativamente um iniciante quando se trata de desenvolver jogos(ja tentei fazer uma coisa ou 2 no rpgmaker vxace mas como não sabia nada de programação e só usava os recursos do programa, saia tudo cagado ksksksks) então adoraria saber de dicas dos mais experientes no assunto :v
    • By Luan cinco
      Olá, gostaria que vocês pudessem me ajudar a desenvolver e com resolução esses exercícios aqui,  estou quebrando a cabeça e não consigo chegar em nadaaa, obrigado!!! 

Primeiro exercício 

1-Leia um valor inteiro entre 1000 e 9999 e verifique se o número formado apenas pelos algarismos que estão nas casas das unidades de milhar e das centenas é ou não múltiplo de 4.

Segundo " "

2- Numa loja de eletrodomésticos, o vendedor encarregado da seção de televisores recebe, mensalmente, um salário fixo mais comissão. Esta comissão é calculada em relação ao tipo e a quantidade de televisores vendidos por mês, obedecendo a seguinte tabela: Sobre o seu salário fixo há um desconto de 10% referente ao INSS. Caso o seu salário bruto exceda a R$ 1500,00 haverá desconto de imposto de renda, conforme a segunda a tabela ao lado, aplicada sobre o valor excedente a R$ 1500,00.  Calcule: a comissão do funcionário, o salário bruto, os valores de cada desconto, o total dos descontos e o salário líquido.

Terceiro  " "

Escreva um algoritmo que leia o valor de 3 ângulos de um triângulo e escreva se o triângulo é retângulo, obtusângulo ou acutângulo. A saber, o triângulo retângulo possui um ângulo reto, o triângulo obtusângulo possui um ângulo obtuso, e o triângulo acutângulo possui 3 ângulos agudos.

Quarto 

No Campeonato Mundial de Cross Fit o atleta deve pesar entre 65 Kg (inclusive) e 100 Kg (inclusive) e medir de 1,70 m (inclusive) a 1,95 m (inclusive). Escrever um algoritmo para ler a altura e o peso de um jogador e determinar se o jogador está apto a participar do campeonato, escrevendo a mensagem correta, conforme a situação:
      • ACEITO (se a altura e o peso do jogador estiverem dentro da faixa especificada)
      • TOTALMENTE RECUSADO (se a altura e o peso do jogador forem inválidos)
      • RECUSADO POR ALTURA (se somente a altura do jogador for inválida) • RECUSADO POR PESO (se somente o peso do jogador for inválido)
    • By WILSONJUNIORFLORIPA
      pessoal estou com um problema que acho que deve ser facil de resolver, tenho uma loja shopify e precisava mudar o fundo do topo dela, mais nao estou conseguindo procurei no css e html os codigos estao me leavando para varios lugares e nao consigo, nao sou bom com css e nem html só que isso ta de mais me ajudem pfv
    • By Felipe_2k19
      Olá galera tudo beleza?
       Eu estou tentando resolver um problema no visualg, usando Portugol porém eu não sei aplicar algumas coisas que são pedidas no mesmo.
      Problema: Dado um número, informar se é par ou ímpar. Se for par somar 5 no número informado e se for  ímpar multiplicar por 3 o número informado.
      Eu fiz a parte em que ele fala se o número e par ou ímpar, mas não sei fazer a parte da soma e a multiplicação alguém pode me ajudar?
      ALGORITMO:
      Var n:inteiro inicio escreval("Insira um número inteiro") leia (n) se (n mod2=0) entao escreval ("O número é par") senao escreval("O número é impar") fimse Fimalgoritmo  
    • By Felipe_2k19
      Fala galera tudo beleza?
      Então meu professor passou um "problema" e falou para criar um programa no Visualg usando Portugol, só que eu estou com alguns problemas principalmente na fórmula, alguém pode me ajudar?
      Pergunta: Dado o preço do ingresso e a idade o programa devera informar o preço do ingresso com os seguintes descontos de acordo com a idade:
      6-20-5%
      21-40- 2%
      acima de 40 - 30%

Se puderem me ajudar agradeço.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.