Jump to content
Patricia_W

Verificar se View é igual à Tabela

Recommended Posts

Olá!

Pessoal, sou nova por aqui..

Estou precisando de uma ajuda..

Preciso identificar se uma view criada no banco de dados é 100% igual à estrutura da tabela na qual ela se baseia.

Por exemplo, se eu tenho a tabela XPTO com 5 colunas e 1000 linhas, quero identificar que esta view  retorna, ao se realizar um select nela, as mesmas 5 colunas  e 1000 linhas, sem nenhum tipo de filtro ou modificação na apresentação das colunas.

No meu caso, posso ter aliases nas views. Ex:

TABELA XPTO

Name      Type         Nullable Default Comments 
--------- ------------ -------- ------- -------- 
XPTOCOD   NUMBER(12)                             
XPTONOM   VARCHAR2(30)                           

CREATE OR REPLACE VIEW V_XPTO
(COD_XPTO, NOM_XPTO)
AS
SELECT XPTOCOD, XPTONOM   FROM XPTO

O que preciso é identificar justamente os casos acima e desconsiderar quando as views não forem 100% da tabela, como nos casos abaixo (entre outros). 

(COD_XPTO, NOM_XPTO, DESCRICAO)
AS
SELECT XPTOCOD, XPTONOM, 'TEXTO'
       FROM XPTO
------

(COD_XPTO, NOM_XPTO)
AS
SELECT XPTOCOD, XPTONOM
       FROM XPTO
       WHERE COD_XPTO > 10
------ 

(COD_XPTO, NOM_XPTO)
AS
SELECT XPTOCOD, XPTONOM
       FROM XPTO
       GROUP BY XPTOCOD 
------     
(COD_XPTO)
AS
SELECT XPTOCOD
       FROM XPTO
------
(NOM_XPTO)
AS
SELECT SUBSTR(XPTONOM,1,2)
       FROM XPTO
------    
(COD_XPTO, NOM_XPTO)
AS
SELECT XPTOCOD, XPTONOM
       FROM XPTO, ABC
       WHERE XPTO.XPTOCOD = ABC.XPTOCOD

Voces conhecem alguma forma de fazer isso??

Obrigada :))

Existe uma VIEW de Metadados que lista as views

DBA_VIEWS

precisa ter acesso de DBA 

pela sql 

SELECT OWNER,'VIEW' ,VIEW_NAME,TEXT_VC 
FROM DBA_VIEWS 

Se consegue ter acesso ao "texto" da VIEW 

Notas :

as colunas 

TEXT    LONG()    Yes        4    View text
TEXT_VC    VARCHAR2(4000)    Yes        5    Possibly truncated view text as VARCHAR2

existe também a vew USER_VIEWS limitada as views do user logado

tem alguns "poréns" as do tipo LONG são mais difíceis de tratar e a TEXT_VC creio só existir na versão 12.

outra metadados que pode ser usada é a ALL_TAB_COLUMNS que permite ver as colunas de tabelas ou views , um join entre as tabelas e as views poderia ser feito 

Então, tenho acesso DBA, já estou usando a  DBA_VIEWS pra extrair o texto,  porém desta forma que sugeriu eu teria que avaliar visualmente/manualmente, correto? e no caso de muitas views isso se torna inviável.. No caso agora, eu estou precisando avaliar umas 150 views.. 

E no caso da ALL_TAB_COLUMNS eu não consigo ter certeza que é a mesma coluna da tabela pois, como eu disse, as colunas das views tem alias.

Mas valeu pela ajuda ;)

Com o texto da view dá para varrer a string e tentar localizar , eu faria uma busca por amostragem e ia tentando ir refinando a select que vai em dba_views 

Desculpa se não entendi.. 

Mas eu teria que varrer se não tem:

WHERE

AND

COUNT

GROUP

( )

< >

=

etc... 

fora todas as formas de formatação de colunas possíveis.. é essa sua ideia?

Algo assim :

SELECT OWNER,'VIEW' ,VIEW_NAME,TEXT_VC 
FROM DBA_VIEWS
WHERE (UPPER(TEXT_VC) LIKE '%COUNT(%' OR
       UPPER(TEXT_VC) LIKE '%GROUP BY%')

pelo menos reduz o universo a ser visto 

WHERE - trará quase todos

AND - idem 

Entendi, estou fazendo esta busca já, com as strings abaixo..

WHERE    COUNT    AND     GROUP      SUM      MIN     MAX    CASE      IS     NOT     IN     ORDER    |    --    JOIN      NULL    (    )    [    ]    =    '    /    >    <    +    -    !

só queria tentar achar uma forma mais otimizada que fizesse com que eu tivesse que fazer o mínimo de comparação manual.

Do meu universo de 150, ainda restaram 75 pra eu comparar manualmente.. é meio inviável fazer isto com frequencia..  ;)

E ainda tem o escopo de colunas que este filtro de "where", "and" e etc.. não trata.. 

poderia fazer uma FUNCTION para contar algumas ocorrências ,

select where por exemplo só poderiam (no seu caso) ter uma ocorrência  

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By edionas
      como posso exibir os dados do arquivo
      http://api.tcm.ce.gov.br/sim/1_0/municipios.xml
      em uma tabela?
    • By Carlos Ramos Web
      Olá, pessoal.
      Reabri este tema para quem poder ajudar em criar login em sistema paralelo com a tabela user do wordpress.
      Sei que o wordpress usa o md5 para codificar suas senhas, mas ele usa algo A+ para fazer isso.
      Preciso identificar a codificação certa para criar um login usando os dados da tabela wp_user.
      Só preciso saber com é a criptografia que o wordpress usa em seus senhas.
    • By brunoogm
      Pessoal tenho uma tabela no php cujo resultado do select vindo do bd vem no seguinte formato:
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Bacon Cheddar                          1          60.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Chicken Club Sandwich            1          45.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Philly Cheese Steak                   1          50.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Smoke House                             1          55.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Stream Miller                              1          35.00
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E eu gostaria de fazer um select para que nao repita os dados iguais e que a tabela viesse assim:

Bacon Cheddar                          1           60.00
                                                                                                                                                      Chicken Club Sandwich           1            45.00
      26    46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                           Philly Cheese Steak                   1            50.00
                                                                                                                                                      Smoke House                             1            55.00
                                                                                                                                                      Stream Miller                              1            35.00

Alguem pode me ajudar, qual seria a melhor forma de fazer ?

Essa tabela é gerada com um while no php entao se alguem saber uma outra maneira de montar isso aceito dicas.

php: 
      -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      echo "<tr role='row' class='odd'>";
                                                      echo "<td class='sorting_1'>" .$resultado['CodigoComanda']. "</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['Nome']."</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['Quantidade']."</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['Preco']."</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['Metodos']."</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['DataPedido']."</td>";
                                                      echo "<td>" .$resultado['Situacao']."</td>";
      echo "</tr>";
      -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

vlw pessoal

• By brunoogm
      Pessoal tenho uma tabela no php cujo resultado do select vindo do bd vem no seguinte formato:
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Bacon Cheddar                          160.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Chicken Club Sandwich            145.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Philly Cheese Steak                   150.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Smoke House                             155.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Stream Miller                              135.00

E eu gostaria de fazer um select para que nao repita os dados iguais e que a tabela viesse assim:

46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Bacon Cheddar                          160.00
                                                                                                                                                      Chicken Club Sandwich            145.00
                                                                                                                                                      Philly Cheese Steak                   150.00
       Smoke House                             155.00
      26       46        15/05/2019 13:57:25         Dinheiro                  Pendente                        Stream Miller                              135.00

• By mrtmichel
      Boa noite pessoal,
      Sou novo em desenvolvimento em android, porém trabalho há anos com automação comercial.
      Independente da tecnologia que vou empregar com webservice e etc, eu gostaria de dicas de como implementar no android (em relação aos componentes de tela/layout) algo que fique parecido com a imagem abaixo.
      A imagem mostra uma tabela de preços eletrônica que fica em uma lanchonete de um mercado. Eu gostaria de desenvolver algo parecido com isso. Este app rodará em um micro computador com base em android que se comunicará com um WS para buscar dados de preços de produtos. Preciso de dicas de quais componentes utilizar.
      Vale lembrar que o app poderá ter "várias telas" caso tenham muito produtos.
      Obrigado.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.