Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rcamu

Ajuda com criação de curva ABC em Mysql

Recommended Posts

Montei um select para saber qtos produtos forma vendidos em determinado período e o valor de venda desses produtos.

Só que preciso montar uma curva ABC com o resultado desse select.

Alguém poderia me ajudar por favor.

Meu select está assim:

SELECT DISTINCT d.cat_id prod, p.id, p.nome id_prod, SUM( d.qtd ) AS qtd_prod, SUM( d.valor_total ) AS total_prod
FROM lc_controle c
INNER JOIN lc_detalhe d ON d.controle_id = c.id
INNER JOIN  `lc_cat` p ON p.id = d.cat_id
WHERE d.tipo =  '0'
AND c.dtConcat
BETWEEN  '2018-01-01'
AND  '2018-03-31'
GROUP BY d.cat_id
ORDER BY qtd_prod DESC

  Com esse select eu tenho o seguinte resultado:

prod	id	id_prod	qtd_prod	total_prod
43	43	JVP-101A - BOMBA DE CIRCULAÇÃO 3.000 L/H 110V	353	12983.24
41	41	JVP-100A - BOMBA DE CIRCULAÇÃO 2.500 L/H 110V	352	10704.09
148	148	JVP-110A - BOMBA DE CIRCULAÇÃO 2.000 L/H 110V	242	7495.04
78	78	HJS-20 CARVÃO ATIVADO 500GR  	208	1497.87
252	252	JVP-120 - BOMBA DE CIRCULAÇÃO 3.000 L/H 110V	181	5753.87

Agora preciso somar os valores das vendas que estão na tabela lc_controle a coluna total referente o mesmo período e depois dividir o valor de venda de cada item por esse total para poder calcular o percentual que o item tem sobre a venda total e depois definir se ele é A, b ou C

Como é possível fazer isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não conheço MySql e sei que ele não tem algumas facilidades que outros bancos mas :

 

Faça dois "running totals" um acumulativo e outro geral , com isto fica fácil montar um regra 80/20 algo como

 


loja       venda        acumulado      total
----------------------------------------------
centro    1000,00        1000,00 (50%)  2000,00
copa       500,00        1500,00 (75%)  2000,00 
tijuca     300,00        1800,00 (90%)  2000,00
niteroi    200,00        2000,00 (100%) 2000,00

Uma busca rápida retorna boas dicas de "running totals" em Mysql

 

Em Oracle e Sql Server temos a "analytic functions" que facilitam e muito isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procedure , mas como disse conheço pouco os atalhos do mysql.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas ainda acho que o "running total" é o mais simples.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, ativo. Nela tem cadastrado vários itens. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que este item está ativo no sistema. Por exemplo: 1, casa, S 2, mesa, S 3, cama, S 4, moto S 5, rádio O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, mesa, moto 2, mesa, casa, cama 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela produtos da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "mesa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "produtos" que contenham a palavra "mesa". Até aqui tudo bem eu consigo listar. Estou fazendo assim: <?php $item = "mesa" $sql = mysqli_query($conn, "SELECT * FROM produtos WHERE item1 LIKE '$item' OR item2 LIKE '$item' OR item3 LIKE '$item' LIMIT 10"); while($aux = mysqli_fetch_assoc($sql)) { $id = $aux["id"]; $item1 = $aux["item1"]; $item2 = $aux["item2"]; $item3 = $aux["item3"]; echo $id . " - " . $item1 . ", " . $item2 . ", " $item3 . "<br>"; } ?> O problema é que está listando todos os registros que contém o item mesa. Eu preciso que o php verifique os demais item e me liste somente os registro em que todos os registros estejam ativos no sistema. No exemplo acima ele não deveria listar o registro 3. pois nesse registro contém o item "radio" e este item não está ativo no sistema. Ou seja, o registro "radio" na tabela itens não possui um "S" na coluna "ativo". Alguém sabe como resolver isso?
    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.