Jump to content
Omar~

Consulta LIKE com restrição

Recommended Posts

Estou precisando fazer uma query em uma tabela usando LIKE, mas preciso restringir que somente sejam mostrados os resultados cujo tenha uma das colunas idênticas.

Exemplo de query (que está errada!!!)

SELECT
    coluna_A,
    coluna_B,
    coluna_C
FROM
    tabela
WHERE
    coluna_A LIKE '%ALGUM_VALOR%'
OR
    coluna_B LIKE '%ALGUM_VALOR%'
AND
    coluna_C = 'tenha esse valor'

Então preciso pesquisar existência de "algum valor" dentro das colunas A e B da tabela, mas que sejam retornados apenas resultados cujo a coluna C seja apenas um valor, que pode duplicar de registro para registro, mas na mesma tabela possuem outros registros cujo a coluna C não são iguais.

Obs.: Sempre fiz esse processo de filtrar o resultado via PHP, mas queria saber como fazer diretamente na query.

#EDIT:

Sendo mais específico

Digamos registros mais ou menos assim:

- Reg 1-------------------------

coluna_A = "João"

coluna_B = "João Da Silva"

coluna_C = "Carpinteiro"

- Reg 2 -------------------------

coluna_A = "João"

coluna_C = "Carpinteiro"

- Reg 3 -------------------------

coluna_A = "João"

coluna_C = "Lenhador"

SELECT coluna_A, coluna_B, coluna_C FROM tabela WHERE coluna_A LIKE '%João%' OR coluna_B LIKE '%João% AND   coluna_C = 'Carpinteiro'

Ou seja mesmo que que haja mais de um registro, somente é para trazer os resultados cujo a coluna C for carpinteiro

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By lezão
      Boa tarde, meus amigos!
      Td bem com vcs?

Tenho um Select em ASP que tbm trabalho que roda normal.
      "SELECT * FROM Banners order by RND(INT(NOW*id_banners)-NOW*id_banners)"  
      E gostaria que roda se em PHP tbm mas infelizmente não estou conseguindo realizar esse acontecimento.
      "SELECT * FROM Produtos where Banners = 'Sim' order by RND(INT(NOW*Banners)-NOW*Banners)"  
      Desde ja muito obrigado!

• By fideles
      Fala pessoal, tudo tranquilo?

Venho recorrer a vós pois já não consigo mais.... 

Tenho um campo select com algumas opções de nome.
      <select class="seleciona_nome"> <option value="Joao">Joao</option> <option value="Julio">Julio</option> <option value="Pedro">Pedro</option> </select>  
      E um campo input do tipo "text"
      <input type="text" class="opcaoSelect" autocomplete="off" disabled="disabled">  
      Preciso que ao selecionar uma opção do "Select" seja auto preenchido no input. Tenho um codigo que funcionava e não sei mais porque não funciona, veja abaixo;

<script> $(document).ready(function(){ $('.seleciona_nome').on('change', addOption); }); function addOption(){ $('.opcaoSelect').val(this.value); } </script>  
      Peço ajuda ai caso alguém consiga me ajudar a entender porque este não funciona mais.

Obrigado.

• By mr22robot
      Boa tarde. 
      Oque eu preciso: Retornar registros sem repetir os que começam com os mesmo nomes.
      Ex: 
      em uma tabela eu tenho:
      Rafael Vieira
      Rafael Martins
      Lucia Vieira

Deve retornar: 
      Rafael Vieira
      Lucia Vieira. 
      Neste caso eu faria para comparar as 5 primeiras letras. pra mim já serve. Pq o que eu preciso é:
      Comparar os 8 primeiro digitos de CNPJ  em uma tabela e ignorar os que começam iguais.
      Alguem consegue me ajudar?
      Muito grato
    • By danilo759
      Estou com uma dúvida, em uma tabelinha é cadastrado a data em uma coluna e a hora em outra coluna, então para "juntar" podemos usar CONCAT() no SELECT. Tudo certo...

SELECT id, CONCAT(data_ini, ' ', hora_ini) as inicio FROM tabela

Retorna como esperado:

Minha dúvida é, se eu quiser exibir o horário de término para ficar assim como seria a consulta? Lembrando que não existe as colunas data_final e horario_final.

2020-09-13 03:00:00 2020-09-13 04:00:00
      2020-09-13 04:00:00 2020-09-13 05:00:00
      2020-09-13 05:00:00 ....
    • By FabianoSouza
      Pessoal, como se faz para definir a região de um determinado CEP?
      Preciso criar uma flag no meu select para dizer se a pessoa mora na ZL, ZO, ZS ou ZN.
      Alguém tem uma relação de CEP confiável para eu poder iniciar esse trabalho?

Obrigado.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.