Ir para conteúdo
Leandro de Jesus

IF's na Trigger

Recommended Posts

Senhores muito boa noite,

Eu tenho o seguinte funcionando:

IF(OLD.idDepartamentos <> NEW.idDepartamentos)
THEN
	INSERT INTO px_pedidos_log
    (idPedido,
     campo,
     valor_novo,
     valor_antigo
  	) 
    	values 
    (NEW.id,
     'idDepartamentos',
     NEW.idDepartamentos,
     OLD.idDepartamentos
    );    
END IF

Eu queria fazer isso com mais campos na mesma trigger.

Tentei abaixo e dá erro.

Alguma luz para fazer isso ?

Preciso fazer isso com 6 campos.

IF(OLD.idDepartamentos <> NEW.idDepartamentos)
THEN
    (idPedido,
     campo,
     valor_novo,
     valor_antigo
  	) 
    	values 
    (NEW.id,
     'idDepartamentos',
     NEW.idDepartamentos,
     OLD.idDepartamentos
    );    
END IF;

IF(OLD.idAcao <> NEW.idAcao)
THEN
    (idPedido,
     campo,
     valor_novo,
     valor_antigo
  	) 
    	values 
    (NEW.id,
     'idAcao',
     NEW.idAcao,
     OLD.idAcao
    );    
END IF;

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Robson Freitas
      Tenho uma tabela de cadastro do SQL Server, tenho uma coluna que apresenta o status desse cadastro ('A','I','S','C').

Criei um campo com nome Update_data, que receberá um datatime toda vez que o cliente alterar o status do cadastro. Isso também vale para um insert.

Estou com dúvidas, pois nunca criei uma Trigger em sql server.

Ex: da minha tabela
       ID | Processo | status | Update_data
        1 | A33      | A      | null
      2   | A34      | I      | null
      3    | A55      |     A | null

Não consegui avançar no seguinte exemplo abaixo trigger: 
      CREATE TRIGGER atualizaData
      ON cadastro
      AFTER INSERT,UPDATE
      AS
      IF INSERT OR UPDATE(status)
      BEGIN
      UPDATE cadastro SET Update_data = GETDATE()
      WHERE id = id_que_foi_modifica/inserida
      END

Ao final, será atualizado com a data atual somente se houver modificação ou inserção no campo da situação.
    • Por gmadeira
      Boa tarde, tenho 2 tabelas "prodvdarm" que cadastro produtos de ema empresa com:
      codVendedor - int,
      codArmar - int,
      quantidade int,
      valor - numeric 12,2,
      dataentra - data tabela "entradarm"
      codVendedor - int,
      codArmar - int,
      quantidade int,
      valor - numeric 12,2,

Conheço pouco de triggers então pelos exemplos tentei fazer esta que te enviei, preciso de uma para entrar com os dados checar se existe este código vendedor e código armarinho, existindo atualiza(update) a quantidade e o valor - se não existir entra com novos dados(insert) fia assim mais ta dando erro

CREATE DEFINER=`root`@`localhost` TRIGGER `bailledados`.`trg_entradarm_entrada` BEFORE INSERT ON `entradarm` FOR EACH ROW BEGIN declare codVendedor int; declare codArmar int; select codVendedor codArmar from prodvdmat; IF (codVendedor <> new.codVendedor and codArmar <> new.codArmar) then insert into prodvdmat(codVendedor, codArmar, quantidade, valor, datacompra) values (new.codVendedor, new.codArmar, new.quantidade, new.valor, now()); else UPDATE prodvdmat SET quantidade = quantidade + new.Quantidade, valor = valor + new.valor WHERE codVendedor = new.codVendedor and codArmar = new.codArmar; end if; END  
    • Por gmadeira
      Boa tarde,

Tenho a seguinte tabela:

CREATE TABLE prodvdedor (
      codPrdvdor int(10) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
      codVendedor int(11) NOT NULL,
      codTecido int(11) NOT NULL,
      codCor int(11) NOT NULL,
      medida decimal(10,2) DEFAULT NULL,
      stockMedidas decimal(10,2) DEFAULT NULL,
      peso decimal(10,4) DEFAULT NULL,
      stockPeso decimal(10,4) DEFAULT NULL,
      dataCompra date NOT NULL,
      valor decimal(10,2) NOT NULL,
      PRIMARY KEY (codPrdvdor),
      KEY PK_prodvdedor_vendededor_idx (codVendedor),
      KEY Pk_prodvdedor_tecidos_idx (codTecido),
      KEY Pk_prodvdedor_cores_idx (codCor),
      CONSTRAINT Pk_prodvdedor_cores FOREIGN KEY (codCor) REFERENCES cores (codCor) ON DELETE CASCADE ON UPDATE CASCADE,
      CONSTRAINT Pk_prodvdedor_tecidos FOREIGN KEY (codTecido) REFERENCES tecidos (codTecido) ON DELETE CASCADE ON UPDATE CASCADE,
      CONSTRAINT PK_prodvdedor_vendedores FOREIGN KEY (codVendedor) REFERENCES vendedores(codVendedor) ON DELETE CASCADE ON UPDATE CASCADE
      ) ENGINE=InnoDB AUTO_INCREMENT=12 DEFAULT CHARSET=utf8;Pciso criar uma trigger 

preciso criar uma trigger para atualizar os campos stockMedidas e stockPeso, quando digito os dados ela procura se tem outra informação com os campos pedidos e atualiza, fiz da seguinte maneira:

CREATE DEFINER=`root`@`localhost` TRIGGER `bailledados`.`trg_AtualizarProdVendor` BEFORE INSERT ON `prodvdedor` FOR EACH ROW BEGIN SET @stockAntigo = (SELECT stockMedidas FROM prodvdedor WHERE codVendedor=new.codVendedor and codTecido=new.codTecido and codCor=new.codCor); UPDATE prodvdedor SET stockMedidas=@stockAntigo+new.medida WHERE codVendedor=new.codVendedor and codTecido=new.codTecido and codCor=new.codCor; SET @stockAntigo1 = (SELECT stockPeso FROM prodvdedor WHERE codVendedor=new.codVendedor and codTecido=new.codTecido and codCor=new.codCor); UPDATE prodvdedor SET stockPeso=@stockAntigo1+new.peso WHERE codVendedor=new.codVendedor and codTecido=new.codTecido and codCor=new.codCor; SET @valorAntigo = (SELECT valor FROM prodvdedor WHERE codVendedor=new.codVendedor and codTecido=new.codTecido and codCor=new.codCor); UPDATE prodvdedor SET valor=@valorAntigo1+new.valor WHERE codVendedor=new.codVendedor and codTecido=new.codTecido and codCor=new.codCor; END  Só que não funciona da erro:

insert 
          into
              bailledados.prodvdedor
              (codCor, codTecido, codVendedor, medida, stockMedidas, peso, stockPeso, dataCompra, valor) 
          values
              (?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?)
      WARN:   SQL Error: 1442, SQLState: HY000
      ERROR:   Can't update table 'prodvdedor' in stored function/trigger because it is already used by statement which invoked this stored function/trigger.
      Informações:   could not execute statement
    • Por Leandro de Jesus
      Senhores muito boa tarde,
      Preciso de uma luz.

Depois de executar o trigger
      Preciso comparar os campos de duas tabelas

Então após atualizar a tabela px_pedidos eu pego os dados e coloco px_pedidos_log e depois preciso comparar os campos
      O código abaixo funciona, só não consigo comparar.

DROP TRIGGER IF EXISTS `LogPedido`; CREATE DEFINER=`root`@`localhost` TRIGGER `LogPedido` BEFORE UPDATE ON `px_pedidos` FOR EACH ROW insert into px_pedidos_log select * from px_pedidos WHERE id=NEW.id  
      Logo após tentei  e não foi 

IF(NEW.campo != OLD.campo) THEN         UPDATE px_pedidos SET alteracoes +=1 WHERE id=NEW.id; END IF;  
      Alguém pode me dar um caminho ? Já rodei a internet mas não estou conseguindo implantar isso.

Abs e obrigado

• Por brunonative
      Bom dia pessoal!
      Estou passando um sufoco aqui na criação de um sistema.

É o seguinte, existem 5 tabelas: Membros | Objetivos | Email | Perguntas | Respostas
      O Administrador cadastra os membros, cria o email (dentro do sistema tem um editor WYSIWYG), perguntas e respostas.
      O administrador na hora de fazer o cadastro ou edição do membro, ele diz qual vai ser o próximo objetivo, qual email vai ser enviado, qual a pergunta que vai junto com o email e qual reposta .. junto com a edição vem A DATA E A HORA PRA ISSO ACONTECER.

A dúvida é a seguinte: Como crio um Trigger para enviar o email criado naquela determinada data e hora?

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.