Ir para conteúdo
Artes Ussler

Acesso à conteúdo restrito apelas pelo e-mail

Recommended Posts

Boa tarde!

Até pesquisei na web, mas não encontrei o que procuro.

Preciso disponibilizar uma página com acesso restrito apenas para quem possui e-mail cadastrado (o qual é cadastrado apenas por mim) e sem necessidade de senha, apenas informando o e-mail.

Até aí tudo bem, mas a minha ideia para tornar mais restrito o acesso seria ter uma forma de acessar este link apenas por e-mail.

Seria assim:

- a pessoa acessa a página no navegador;

- aparece um form para informar o e-mail;

- ela fornece o e-mail já cadastrado anteriormente e clica Enviar;

- a pessoa vai receber um link no e-mail, que ao clicar, irá acessar a página restrita.

Essa seria a lógica, só não sei como montar esta estrutura, e se esta lógica é a mais adequada, pois a pessoa poderia simplesmente copiar o link recebido e fornece-lo para outra.  

Se alguém tiver um tutorial aí (em português ou inglês) e puder disponibilizar, eu fico grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da forma que você idealizou não há como garantir a segurança. Se o conteúdo é restrito, é necessário ter uma camada de autenticação.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Artes Ussler disse:

Boa tarde!

Até pesquisei na web, mas não encontrei o que procuro.

Preciso disponibilizar uma página com acesso restrito apenas para quem possui e-mail cadastrado (o qual é cadastrado apenas por mim) e sem necessidade de senha, apenas informando o e-mail.

Até aí tudo bem, mas a minha ideia para tornar mais restrito o acesso seria ter uma forma de acessar este link apenas por e-mail.

Seria assim:

- a pessoa acessa a página no navegador;

- aparece um form para informar o e-mail;

- ela fornece o e-mail já cadastrado anteriormente e clica Enviar;

- a pessoa vai receber um link no e-mail, que ao clicar, irá acessar a página restrita.

Essa seria a lógica, só não sei como montar esta estrutura, e se esta lógica é a mais adequada, pois a pessoa poderia simplesmente copiar o link recebido e fornece-lo para outra.  

Se alguém tiver um tutorial aí (em português ou inglês) e puder disponibilizar, eu fico grato.

Bom, tem como fazer isso em PHP só que eu não sei bem os comandos, pois depende por onde passará a autenticação, no meu caso eu não utilizo banco de dados mais uso formas que o PHP aceita, mais tem como sim, esse sistema que você quer é o mesmo do WordPress, só que é necessário passar pelo banco de dados do mesmo jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

No banco de dados estará registrado o e-mail que será comparado ao informado no formulário. 

O conteúdo é restrito, mas não é nada que exija uma segurança extrema como um painel de controle, por exemplo. Por isso que pensei em apenas usar o e-mail como autenticação para o acesso.

O que vou testar nos próximos dias será um pequeno sistema que verifica o e-mail. Se o mesmo está no banco de dados, ele libera o acesso.

De qualquer forma, agradeço as colaborações.

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Artes Ussler disse:

No banco de dados estará registrado o e-mail que será comparado ao informado no formulário. 

O conteúdo é restrito, mas não é nada que exija uma segurança extrema como um painel de controle, por exemplo. Por isso que pensei em apenas usar o e-mail como autenticação para o acesso.

O que vou testar nos próximos dias será um pequeno sistema que verifica o e-mail. Se o mesmo está no banco de dados, ele libera o acesso.

De qualquer forma, agradeço as colaborações.

Olá Ussler, tudo bem? Espero que sim!

Não é viável fazer uma autenticação somente por e-mail, pois apenas sabendo o e-mail da pessoa poderei acessar o conteúdo que ela requisitou ou que estará previamente cadastrado.

Mas, caso seja essa a sua real necessidade, basta fazer o check no DB e verificar se o e-mail já existe e marcá-lo com uma SESSION caso seja verdadeiro.

Crie duas colunas no seu banco de dados:

USUÁRIOS | ID, E-mail

PÁGINAS ID, usuariosAutorizados

Na página de "login" aonde irá efetuar a validação do e-mail basta criar uma sessão definindo o ID e o e-mail do usuário e comparando-o com o registro das páginas no banco.

$userId = 3;

$usuariosAutorizados = 3;

if($userId == $usuariosAutorizados) {

// exibe

}else {

// não exibe

}

Lógico que isto é só um exemplo e você terá que fazer a interação com o banco de dados.

Abraços, Wictor Pamplona.

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, Francklyn Souza disse:

Ver se esse link ajuda, nele você apenas tenta fazer o redirecionamento para a página e o banco de dados.

Blz, cara!

Vou testar aqui e aviso se conseguir fazer funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.