Jump to content
huntressDc

Ajuda com atividade Javascript - Calcular troco e exibir notas disponíveis

Recommended Posts

Estou com uma atividade de aula para fazer e gostaria de uma ajuda, devo receber do usuário o valor da compra e o valor pago, e então exibir o troco. Até aí ok, só que também pede para exibir numa textarea as notas utilizadas no troco, informando sempre o mínimo de notas possíveis, exemplo:

vlrCompra = 53,00
vlrPago = 100,00
vlrTroco = 47,00 

notasTroco = 
4 notas de 10,00
1 nota   de  5,00
2 notas  de  1,00

Não sei como fazer essa última parte, alguém para me ajudar? AS NOTAS QUE EU TENHO DISPONIVEIS SAO 1, 5, 10, 50

Eis o que fiz até agora:

function calculaTroco(){

var valorCompra = parseFloat($("#valorCompra").val());
    var valorPago = parseFloat($("#valorPago").val());
    var valorTroco = 0;

if (validarCampos() && validarNan()){
        if (valorPago == valorCompra){
            valorTroco = 0;
            $("#valorTroco").val(valorTroco);
            alert("Não gerou troco");

}else if(valorPago > valorCompra){

valorTroco = valorPago - valorCompra;
            $("#valorTroco").val(valorTroco);

}else{
            alert("Não gerou troco (Valor pago menor que valor da compra)");
        }
        notasUtilizadas();
        $("#valorCompra").val("");
        $("#valorPago").val("");
        $("#valorCompra").focus();
    }
}

validarCampos() e validarNan() são apenas funções de tratamento. A função notasUtilizadas() seria a função que não estou conseguindo fazer... Devo utilizar array, if, for nessa atividade.

Se alguém puder me ajudar, me dar umas dicas, agradeço muito!

Parte do HTML:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-BR">
    <head>
        <meta charset="utf-8"/>
        <title>Calcular Troco</title>
        <script type="text/javascript" src="jquery.js"></script>
        <style type="text/css">
            fieldset { width:250px; }
            label { display:block; float:left; } 
            label, input, textarea, select { width:150px; margin: 5px 0; }
            th, td { border:1px solid #ccc; font-size:0.9em; }
        </style>
    </head>
    <body>

<form id="formulario">
            <fieldset>
                <legend>Calcular Troco</legend>

<label for="valorCompra" >Valor da compra:</label>
                <input type="text" id="valorCompra" name="valorCompra" /><br />

<label for="valorPago" >Valor pago:</label>
                <input type="text" id="valorPago" name="valorPago" /><br /><br />

<button type="button" id="button" onclick="calculaTroco()">Calcular troco</button><br /><br />

<label for="valorTroco" >Valor do troco:</label>
                <input type="text" id="valorTroco" name="valorTroco" readonly="readonly"/><br /><br />    

<label for="notasUtilizadas">Notas utilizadas:</label>
                <textarea rows="3" id="notasUtilizadas" readonly="readonly" ></textarea><br/>

</fieldset>
        </form>
    <script type="text/javascript" src="troco.js"></script>
    </body>

</html>

Passei os valores como inteiro

int ValorCompra = 23, ValorPago = 100, ValorTroco, Nota1, Nota5, Nota10, Nota50;
        String Texto = "Notas à devolver:";
        ValorTroco = ValorPago - ValorCompra;
        Nota50 = ValorTroco / 50;
        ValorTroco = ValorTroco - Nota50 * 50;
        Nota10 = ValorTroco / 10;
        ValorTroco = ValorTroco - Nota10 * 10;
        Nota5 = ValorTroco / 5;
        ValorTroco = ValorTroco - Nota5 * 5;
        Nota1 = ValorTroco / 1;

//agora é so pegar o valor e destribuir do jeito que achar mais facil        

if (Nota50 > 0) {
            if (Nota50 > 1) {
                Texto = Texto + " " + Nota50 + " Notas de 50 Reais;";
            } else {
                Texto = Texto + " " + Nota50 + " Nota de 50 Reais;";
            }
        }
        if (Nota10 > 0) {
            if (Nota10 > 1) {
                Texto = Texto + " " + Nota10 + " Notas de 10 Reais;";
            } else {
                Texto = Texto + " " + Nota10 + " Nota de 10 Reais;";
            }
        }
        if (Nota5 > 0) {
            if (Nota5 > 1) {
                Texto = Texto + " " + Nota5 + " Notas de 50 Reais;";
            } else {
                Texto = Texto + " " + Nota5 + " Nota de 5 Reais;";
            }
        }
        if (Nota1 > 0) {
            if (Nota1 > 1) {
                Texto = Texto + " " + Nota1 + " Notas de 1 Real;";
            } else {
                Texto = Texto + " " + Nota1 + " Nota de 1 Real;";
            }
        }

System.out.println("Seu troco é de "+(ValorPago - ValorCompra)+" Reais");
        System.out.println(Texto);

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Rodrigo Biaggio
      Senhores(a), por favor, alguém consegue me ajudar a entender como posso fazer para colocar o conteúdo abaixo, dentro de uma DIV, separando ou criando como se fosse uma tabela com o campo HostGroup e Licenças? 

{"GFUnificado":14,"APIGateway":22,"OSBSegregado1":202,"Portal":14,"OAM":30,"MicroServicos":68,"Loja":58.5,"60-Lojas":46,"-Callcenter":37,"360-Dealers":24,"SOAMecsol":30,"MeuEmpresas":40,"OSBFarm4":89,"Prisma":8,"EricssonRevenueManager":50.75,"N":80,"Atl":10,"OSBEAI":2,"Next":208.5}

Segue meu código:

<!DOCTYPE html> <html lang="pt-br"> <title>API Management</title> <head> <meta charset="8"> </head> <body> <script> var urlapi = 'http://xxxxx.xxxx; function fazerRequisicao(){ var url = urlapi + document.getElementById('hostgroup').value; //var url = urlapi; var xhttp = new XMLHttpRequest(); xhttp.open("GET", url, false); xhttp.send(); var obj = JSON.parse(xhttp.responseText); var data_map = new Map(); var index = 0; for (i = 0; i < obj.length; i++) { if(data_map.has(obj[i].hostGroup.name)) { data_map.set(obj[i].hostGroup.name, data_map.get(obj[i].hostGroup.name) + +obj[i].consumedHostUnits); } else { data_map.set(obj[i].hostGroup.name, +obj[i].consumedHostUnits); } } const objConverted = Object.fromEntries(data_map); var myJSON = JSON.stringify(objConverted); document.getElementById("div-responsetext").innerHTML = myJSON; } var len = myJSON.hostGroup.name.length, aryHostGroup = []; </script> <button onclick="fazerRequisicao();">Pesquisar</button> <input type="text" id="hostgroup" style="width: 100px;"> <hr/> <div id="div-responsetext"></div> </body> </html>  

• By Luiz Henrique de Sousa
      Boa noite habilitei meu required, para quando o campo B da minha picklist estiver vazio ele não poder salvar, adicionei uma mensagem no meu Bean e já tentei requiredMessage e validatorMassage e nada , mas fica me retornando a mensagem padrão do richfaces do mesmo jeito, OBS: fora a mensagem padrão do richfaces ele me retorna o componente da form frEditForm:colunaCustomizada Erro de validação: o valor é necessário.

Código:

<h:outputLabel for="colunaCustomizada" value="#{messages.colunas_selecionadas}" /> <rich:pickList id="columnCustomization" value="#{defaultMBean.colunasSelecionadas}" var="colunas" sourceCaption="#{messages.colunasDisponiveis}" targetCaption="#{messages.selecionarColunas}" addAllText="#{messages.coluna_addall}" addText="#{messages.coluna_add}" removeAllText="#{messages.coluna_removeall}" removeText="#{messages.coluna_remove}" listHeight="310px" required="true" orderable="true" downText="" downBottomText="" upText="" upTopText="" itemClass="rf-pick-item"> <rich:message for="colunaCustomizada"> </rich:message>  
      Ajax, JS..

<a4j:jsFunction name="validateRequiredFields" action="#{defaultMBean.validarCamposObrigatorios(nome, produto, dataFormato, colunaDataSelecionada)}" oncomplete="btnSaveClick()" reRender="pnlMenssagem"> <a4j:param name="param" assignTo="#{nome}"/> <a4j:param name="param1" assignTo="#{produto}"/> <a4j:param name="param2" assignTo="#{dataFormato}"/> <a4j:param name="param3" assignTo="#{colunaDataSelecionada}"/> </a4j:jsFunction> <script type="text/javascript" language="JavaScript"> /*<![CDATA[*/ initializeTemplatePickList(true); $("#ngEditForm\\:btnSave").bind('mousedown', function(event){ this.focus(); var array = assembleChanges(); saveChanges(array); validateRequiredFields( $("#frEditForm:\\:fldNome").val(), $("#frEditForm:\\:fldTipo option:selected").val(), $("#frEditForm:\\:fldDataFormato").val(), templateColumnPicklist.getcolunaDataSelecionada() ); }); function btnSaveClick() { if($('#pnlMenssagem').length == 0) { $("#ngEditForm\\:btnSalvar").click(); } }
    • By Thiago Franchin
      Pessoal gravei esse tutorial de Gastby.js, espero que gostem: 

• By alysson122010
      Galera tenho esse codigo e gostaria que as impressao das latitudo e longitudo aparecesse em dois inputs diferentes para depois eu manda para um banco de dados com um insert.

meu codigo:
      <p id="demo"></p> <body onload="getLocation()"> <script> var x=document.getElementById("demo"); function getLocation() { if (navigator.geolocation) { navigator.geolocation.getCurrentPosition(showPosition); } else{x.innerHTML="O seu navegador não suporta Geolocalização.";} } function showPosition(position) { x.innerHTML="Latitude: " + position.coords.latitude + "<br>Longitude: " + position.coords.longitude; } </script> </body>  
    • By thalasable
      Olá amigos, estava testando a API do PasteBin, estava na etapa de resgatar a chave do usuário, e quando faço a requisição, o XMLHttpRequest.status retorna o código 0, o que eu acho estranho... 
      Aqui é o link da documentação da API do PasteBin: https://pastebin.com/api

Bem, aqui vai meu código (com meus dados de login retirados, claro):
      var ajax = new XMLHttpRequest(); ajax.open("POST", "https://pastebin.com/api/api_login.php", true); ajax.setRequestHeader("encoding", "utf-8"); ajax.setRequestHeader("Content-type", "application/x-www-form-urlencoded");        ajax.send("api_dev_key=40e2994f5de3dcae28006cba01318634&api_user_name=MeuUsername&api_user_password=MinhaSenha"); ajax.onreadystatechange = function(){ if(ajax.readyState == 4 && ajax.status == 200){ var data = ajax.responseText; console.log(data); } else{ console.log("erro"); } } De antemão já agradeço a resposta!

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.