Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PauLoRM

Dúvida - Desenvolver aplicação mobile multi-plataforma

Recommended Posts

Olá,

Estou querendo desenvolver um aplicativo multi-plataforma (Android e IOS). Projeto para longo prazo (mais de 12 meses), pois como é complexo, investirei em conhecimento antes. Já tenho conhecimento básico em lógica de programação, já pratiquei o básico em SQL, Delphi, Oracle (tenho noção de if, else, then, boolean, true, false, string, etc)...trabalho com TI a mais de 10 anos... então acredito no meu potencial...Porém terei que fazer cursos voltados para aplicação mobile, para conseguir implementar meu projeto sem precisar contratar terceiros. Vai ser um aplicativo bem complexo no meu ponto de vista. Em resumo o cliente tem que se cadastrar, vai visualizar produtos de empresas separados por categorias (mais de uma empresa) e poder fazer seus pedidos. As empresas que anunciam seus produtos, vão ter que ter gerenciamento dos pedidos realizados e dos produtos. E eu, terei que ter acesso as vendas dessas empresas, pois serei remunerado sobre esses pedidos feitos no app. Por ser 3 tipos de credenciais diferentes, com acessos à recursos diferentes, telas diferentes, pensei em separar em 3 aplicativos, pois poderia ser muito pesado tudo em um único.
Um app então será para clientes fazerem o seu cadastro, efetuarem seus pedidos, obter históricos, etc. Outro será para gestão de pedidos e cadastros de produtos pelas empresas credenciadas. E o outro, seria gerencial para mim (dono do app), pois haverá comissão para mim pelos pedidos efetuados, terei que gerenciar isso.
Recursos complexos que gostaria de implementar:
App de compra dos clientes:
- Cadastro com possibilidade de conectar com Facebook (Acredito que existe API para isso)
- Confirmação de cadastro através de código gerado automaticamente (enviado por SMS ou email)
- Utilização de mapa com posição atual (coordenadas) e se possível cálculo de distância. Ser possível mostrar empresas perto da pessoa por exemplo (Acredito que existe API para isso também)
- Pagamento online (deve haver varias API (opções) nesse sentido)
App para gestão (empresas vendedoras):
Possibilidade de enviar fotos (cadastro de produtos)
Possibilidade de salvar/enviar email com planilha ou relatório
Agora meus questionamentos:
1) Com esses recursos mais complexos, qual linguagem melhor me atenderia(Xamarin, FireMonkey, Ionic, Unity, entre outros)? Se possível mencionar a questão de disponibilidade de materiais e cursos, pontos fortes e fracos referente a recursos e API’s (compatibilidade).
2) Será necessário um banco de dados externo para armazenar tudo isso (será na nuvem e deverá ser sincronizado). Qual banco poderia ser utilizado? Ouvi falar muito bem do Firebase.
3) Bem futuramente (caso aplicativo der certo), poderá ser necessário implantar o gerenciamento da empresa também em sistema Web. As decisões anteriores terá interferência? Digo, já devo observar a escolha da linguagem do app e o banco de dados, visando essa futura implantação? Se sim, qual recomendação?

Como pode ver, preciso de um ponta pé inicial para começar os estudos (pois estudar meses ou anos uma linguagem para depois não conseguir aplicar tais recursos devido a não ter eles, seria perda de tempo e dinheiro). Para isso conto com a ajuda dos mais experientes, vocês. Obrigado desde já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Paulo,

 

1) Eu iria de Flutter. Ele é um ótimo framework do Google para criação de apps hibridas

 

2) Muita gente usa o firebase. Inclusive é algo que eu quero me aprofundar mais

 

3) Fica a seu critério. O fato interessante seria ter uma API que conectasse todas essas suas diferentes interfaces. Então suas aplicações seriam meras consumidoras, independente da linguagem em que tiverem sido feitas.

 

Gosto dessa área e tb tenho interesse em trocar ideias, aprender mais e empreender.

Se quiser trocar mais ideias é só falar

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.
       
      Estou escrevendo um Sistema Java Web e quando clico no Botão Salvar, o Java acusa esse erro:

      ERROR: Cannot invoke "Object.toString()" because the return value of "java.util.Map.get(Object)" is null
       
      Já tentei de várias formas resolver esse problema, mas não estou conseguindo.

      Por favor, alguém pode me ajudar identificar a origem e resolver o problema acima ?

      Grato,
       
      Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

      Estou enfrentando um problema que não consigo entender.

      Após Instalar o MySql versão 8.0.36, funciona corretamente realizando as conexões.

      O problema é:
      ---[ após reiniciar o micro, o MySql não faz as conexões.
      --[ tenta localizar este arquivo, mas não acha: my.ini
       
      Onde localizo ou configuro este arquivo na Pasta MySql ?

      Grato,
       
      Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.
       
      Por favor, preciso de ajuda em Relação a Instalar o Jasper Reports no Eclipse, pois a opção de Eclipse Marketplace, não encontra para instalar.
       
      Já tentei de todas as formas mas não consegui, alguém conhece alguma rotina explicando este procedimento ?
       
      Grato,
       
      Cesar
    • Por violin101
      Caros amantes da informática.
       
      Saudações.
       
      Estou usando o Eclipse Mars versão 4.5.0  e o 4.5.2, acredito que deva ter versões mais novas. 
      Sou novato em JAVA e estou encontrando alguns problema em Instalação de alguns plugins, como por exemplo:
       
      1) quando tento instalar o JBoss Tools através do Eclipse Marteplace, o Eclipse não o encontra na lista de plugins.
      2) se tento instalar através do Install New Software, abaixa alguns arquivos, mas também não instala o JBoss.
      3) se abro o site e arrasto o download para a área de trabalho do Eclipse, também não instala o JBoss.
       
      Caros amigos, existe outra alguma forma de instalar o JBoss Tools no Eclipse e como seria ?
       
      Grato,
       
      Cesar
       
       
    • Por ILR master
      Pessoal, pergunta bem simples. Abaixo tenho o seguinte código:
       
      <script>
      function alerta()
      {
        if (window.confirm("Você realmente quer sair?")) {
          window.open("sair.html");
      }
      }
      </script>
       
      Funciona perfeitamente, só que está abrindo em outra janela e quero que abra na mesma janela.
       
      Alguém pode me ajudar?
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.