Jump to content
Matheus_Moura

Conexão banco de dados com PHP e ORACLE

Recommended Posts

Boa tarde.

Estou fazendo uma aplicação PHP em um PC Linux com Lubuntu como SO, para conexão com um banco de dados ORACLE 11g. Porém quando utilizo a função oci_connect ou qualquer outra função para oracle é retornado uma mensagem informando que estão indefenidas.

Estou utilizando o XAMPP como servidor e fiz a configuração no caminho opt/lampp/etc/php.ini retirando o ; tanto no php_oci8.dll como também na php_oracle.dll, porém não obtive sucesso. Coloquei dentro da pasta opt também o instantclient já descompactado e utilizei o PECL para tentar ativar as OCI, porém mesmo assim ainda não consegui sucesso. Alguém teria alguma outra sugestão ?

Att,

Matheus Moura

Ola boa noite se você esta recebendo mensagem ora_logon era uma função usada antigamente (a muito tempo mesmo) no PHP4, hoje não usa mais ela, agora utilizam oci_login por exemplo, que permite acesso aos 12c, 11g, 10g, 9i e 8i.

1.Edite o arquivo php.ini e remova o ponto e virgula da seguinte linha (se for windows)

extension=php_oci8_11g.dll

Se for *nix:

extension=oci8.so

Windows:
Faça download do OTN Instant Client page - provavelmente o 32bit, mas se falhar e o seu php for 64bit, talvez você deva tentar ele.
Extraia o arquivo baixado em C:\instantclient_11_2
Adicione o caminho as Variáveis do Sistema (PATH) Menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema > Configurações avançadas do sistema (ou digite no executar/cmd SystemPropertiesAdvanced)
Procure o botão chamado Variáveis de Ambiente
Tem duas áreas, Variáveis de usuário e Variáveis do Sistema, procure em Variáveis do Sistema a variável PATH e clique em editar
Adicione no final isto (cuidado para não apagar o que já tiver) ;C:\instantclient_11_2
As função usada para conectar usada é oci_login, lista de funções da documentação http://php.net/manual/en/book.oci8.php

Exemplo de uso:

<?php
$conn = oci_connect('hr', 'welcome', 'localhost/XE');
if (!$conn) {
    $e = oci_error();
    trigger_error(htmlentities($e['message'], ENT_QUOTES), E_USER_ERROR);
}

$stid = oci_parse($conn, 'SELECT department_id, department_name FROM departments');
oci_execute($stid);

while (($row = oci_fetch_assoc($stid)) != false) {
    echo $row['DEPARTMENT_ID'] . " " . $row['DEPARTMENT_NAME'] . "<br>\n";
}

oci_free_statement($stid);
oci_close($conn);

Qualquer dúvida de um olhada aqui no FÓRUM mesmo tem umas dicas sobre isso

Tem um comentário feito pelo FERNANDO C

No BLOG DE FABIANO BENTO tem também informações que possa lhe ajudar....

Espero ter ajuda em alguma coisa...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By rjlfurtado
      Segue abaixo o exemplo de como seria feito em SQL:
      CREATE TABLE tabela ( campo1 DOUBLE, campo2 DOUBLE, divisao DOUBLE AS (campo1/campo2) ); Agora eu preciso criar uma migração no Laravel 6, segue exemplo abaixo:
      $table->integer('qtd_saida'); $table->decimal('valor_uni', 8, 2); $table->double('valor_total')->as(qtd_saida * valor_uni);  
    • By Maccio
      Estou tentando criar um relatório com total de horas trabalhadas do funcionários por dia, tenho uma tabela FRQ_digitacao onde eu tenho os dados para calcular o total de horas e se tiver com zero horas eu digo a ocorrência do mesmo, ex: falta, Folga, etc. Quero também colocar a informação de férias quando o mesmo estiver de férias, porém quando ele está de férias a tabela FRQ_digitacao fica sem registros nos dias de Férias, assim tenho que buscar a informação na tabela FLP_Ferias onde é lá que diz o gozoinicial e gozofinal, porém não estou conseguindo fazer essa comparação já que na tabela FRQ_digitacao nesses dias de ferias o funcionário fica sem registro.

select T.CODINTFUNC, f.CHAPAFUNC, LISTAGG( CASE WHEN T.NORMALDIGIT=0 THEN OC.DESCMAPAOCORR WHEN t.DTDIGIT IS NULL THEN 'dt.dtdigit' --when dt.dtdigit between fe.inicio and fe.fim --then 'FER' ELSE to_char((TRUNC(T.NORMALDIGIT)+TRUNC(t.extradigit)+TRUNC(t.extranotdigit))+ ((trunc(((T.NORMALDIGIT-trunc(T.NORMALDIGIT))+(t.extradigit-trunc(t.extradigit))+(t.extranotdigit-trunc(t.extranotdigit)))/0.60))+ mod(((T.NORMALDIGIT - trunc(T.NORMALDIGIT))+(t.extradigit - trunc(t.extradigit))+(t.extranotdigit - trunc(t.extranotdigit))),0.60)),'FM99999D90', 'nls_numeric_characters=''.,''' ) END, ' ') within group (order by t.dtdigit) horas, MAX(FE.INICIO), MAX(FE.FIM ) from vw_funcionarios f, FRQ_DIGITACAOMOVIMENTO O, FRQ_OCORRENCIA OC, frq_digitacao t, (select f.codintfunc INT, f.chapafunc, max(fe.dtcompetfer)COMPET, MAX(fe.gozoinifer) INICIO, MAX(fe.Gozofinfer) FIM from flp_ferias fe, flp_funcionarios f where f.codintfunc=fe.codintfunc AND F.SITUACAOFUNC='A' and f.codigoempresa=1 AND FE.STATUSFERIAS='N' group by f.chapafunc, f.codintfunc) FE, (select t.DTDIGIT from frq_digitacao t WHERE t.dtdigit between '01-NOV-2019' AND '20-NOV-2019' group by t.dtdigit) DT where DT.DTDIGIT(+)=T.dtdigit and fe.INT=t.codintfunc and f.codintfunc=t.codintfunc AND F.CODIGOEMPRESA=1 and O.CODINTFUNC=T.CODINTFUNC AND T.DTDIGIT=O.DTDIGIT AND O.CODOCORR=OC.CODOCORR AND dt.dtdigit BETWEEN '01-NOV-2019' AND '20-NOV-2019' -- AND F.CODDEPTO BETWEEN 15 AND 15 AND O.STATUSDIGIT='N' and o.iddigit = (select max(p.iddigit) from frq_digitacaomovimento p where o.codintfunc=p.codintfunc and o.dtdigit=p.dtdigit AND P.STATUSDIGIT='N' and p.dtdigit between '01-NOV-2019' AND '20-NOV-2019') group by f.CHAPAFUNC, T.CODINTFUNC  

• By Marxrj
      Olá a todos!,
      Queria aqui uma dica se alguém sabe como alinhar fotos no centro pelo bootstrap.
      Usando o padrão fotos retratos fica como abaixo
      __________  __________

Mas eu queria que quando tivesse um número impar, a foto não ficasse alinhada na esquerda e sim centralizada como abaixo
      __________  __________

Estou usando este padrão abaixo aonde ele alinha duas fotos ao lado, mas quando tem somente um ou em número impar, essa não centraliza e sim fica a esquerda.
      <div class="col-xs-12 col-sm-10 col-lg-6 col-md-3">
    • By JoãoRicardo.Lima
      Olá pessoal blz?.
      Estou com problemas para ler um xml, estou pegando ele com simplexml_load_file(), quando eu dou um vardump ele me mostra todas as propriedades e tals, mas quando eu tento pegar a propriedade(exemplo $xml->emit) ele me retorna null, abaixo está o código.

$arquivo = $_FILES['xml_conta']; $xml = simplexml_load_file($arquivo['tmp_name']); var_dump($xml->ide); Já tentei pegar o arquivo direto do diretório mas da no mesmo. Abaixo o meu var_dump().

object(SimpleXMLElement)#2 (3) { ["@attributes"]=> array(1) { ["versao"]=> string(4) "4.00" } ["NFe"]=> object(SimpleXMLElement)#4 (2) { ["infNFe"]=> object(SimpleXMLElement)#6 (9) { ["@attributes"]=> array(2) { ["versao"]=> string(4) "4.00" ["Id"]=> string(47) "NFe51191203927792000132550010003900572477841258" } ["ide"]=> object(SimpleXMLElement)#8 (22) { ["cUF"]=> string(2) "51" ["cNF"]=> string(8) "47825479" ["natOp"]=> string(33) "Venda Terceiros" ["mod"]=> string(2) "50" ["serie"]=> string(1) "1" ["nNF"]=> string(6) "397894" ["dhEmi"]=> string(25) "2019-12-05T18:35:33-04:00" ["dhSaiEnt"]=> string(25) "2019-12-05T18:35:33-04:00" ["tpNF"]=> string(1) "1" ["idDest"]=> string(1) "1" ["cMunFG"]=> string(7) "51074" ["tpImp"]=> string(1) "3" ["tpEmis"]=> string(1) "2" ["cDV"]=> string(1) "5" ["tpAmb"]=> string(1) "2" ["finNFe"]=> string(1) "2" ["indFinal"]=> string(1) "1" ["indPres"]=> string(1) "1" ["procEmi"]=> string(1) "0" ["verProc"]=> string(7) "3.5.1.2" ["dhCont"]=> string(25) "2019-12-05T15:32:22-04:00" ["xJust"]=> string(23) "sem conexao com o sefaz" }  
    • By granderodeo
      Queria que quando o usuário efetuasse o login, exibisse a mensagem "Login efetuado com sucesso", e se houve algum erro também exibisse uma mensagem de erro.

valida_login.php
      <?php session_start(); include_once("config/conexao_fornec.php"); if (isset($_POST['enviar'])) { if (!empty($_POST['login']) || !empty($_POST['senha'])) { $login=$_POST['login']; $senha=MD5($_POST['senha']); $comando="SELECT * FROM usuarios, orders WHERE email = '$login' and senha= '$senha' and id_usuario"; $enviar=mysqli_query($conn, $comando); $resultado= mysqli_fetch_assoc($enviar); if ($resultado) { $_SESSION['id_usuario']=$resultado['?']; $_SESSION['order_date']=$resultado['order_date']; $_SESSION['order_id']=$resultado['order_id']; $_SESSION['login']=$resultado['login']; $_SESSION['senha']=$resultado['senha']; $_SESSION['email']=$resultado['email']; $_SESSION['nome']=$resultado['nome']; $_SESSION['id']=$resultado['id']; $_SESSION['seguranca']=$resultado['seguranca']; header("location:../index.php"); exit; }else{ $_SESSION['msg'] = "<div class='alert alert-success'>Versão e Revisão cadastrada com sucesso!</div>"; } }else{ $_SESSION['mensagem']="<div class='alert alert-danger alert-dismissible text-center' style='width: 24.5%; position: absolute; margin-left: 38.2vw; margin-top: 3vh;'><button type='button' class='close' data-dismiss='alert'>&times;</button>Ops! Alguns dos campos ficou em branco.</div>"; header("location:https://compre-aqui.com/users/"); exit; } }else{ header("location:users"); exit; } ?>  

Corpo do login
      <section class="hero is-success is-fullheight"> <div class="hero-body"> <div class="container has-text-centered"> <div class="column is-4 is-offset-4"> <h2 class="text-center mb-4">Faça seu login</h2> <div class="box"> <form action="validar_login.php" method="POST"> <div class="field"> <div class="form-group"> <label for="name">E-mail</label> <input name="login" id="name" type="name" class="form-control" placeholder="Nome completo"> </div> </div> <div class="field"> <div class="form-group"> <label for="senha">Senha</label> <input name="senha" id="senha" class="form-control" type="password" placeholder="Senha"> </div> </div> <button type="submit" class="btn btn-info btn-block" name="enviar">Realizar login</button> </form> <hr style="background-color: white;"> <a href="https://compre-aqui.com/users/cadastro.php" class="btn btn-info btn-block mt-2">Esqueci minha senha</a> <a href="https://compre-aqui.com/users/cadastro.php" class="btn btn-info btn-block mt-2">Cadastre-se</a> </div> </div> </div> </div> </section>  

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.