Jump to content
  • 0
Guilherme Morete Felix

Impedir download de documentos ou certificação!

Question

Olá,

Estamos upando arquivos em nossa plataforma via moodle, como base de regra, tais arquivos são em formato pdf.

Temos como objetivo que o aluno apenas abra e visualize o documento, porém não consiga fazer o download, cópia, impressão ou algo no sentido mencionado.

Caso não seja possível, uma saída secundária seria permitir a impressão dos arquivos com o cpf do aluno e um termo de compromisso como marca d'água.

Alguém poderia me relatar se essas alternativas são possíveis, quais são as possibilidades e se alguma pessoa pode ajudar nesse aspecto? Desde já, muito obrigado!

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Boa noite talvez a minha resposta não seja  a melhor mais acredito que se fizer isso resultara feito no que quer

Pelo .htaccess você pode definir  que o arquivos .pdf por exemplo não sejam acessados só fazer da seguinte forma

isso impedirá qualquer acesso remoto via HTTP a esses arquivos...

RewriteEngine On
RewriteRule \.(pdf)$ - [F]

outra forma de fazer

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http://(.+.)?seusite.com/ [NC]
RewriteRule .*.(zip|rar)$ http://www.seusite.com/erro.php  [L]

onde esta “(zip|rar)” estão as extensões que serão bloqueadas caso alguém faz tentativa de download. Você pode por outras extensões que desejar. EX (zip|rar|jpg|png|gif) etc..

Outros EX aqui

• 0

Antes de mais nada s solução apresentada pelo @Jack Oliveira é a única a qual você pode aderir pois desse forma como ele disse será impossível acessar diretamente o arquivo (não quer dizer que não possa baixa-lo).

Tenha em mente que uma vez renderizado para o usuário no caso um PDF ele possui o arquivo ele poderá acessá-lo, pois quando você o renderiza o browser dele fará o download dele automaticamente assim como qualquer outro conteúdo presente em um documento html seja texto, video, audio ou qualquer outro arquivo.

Em 19/05/2020 at 16:04, Guilherme Morete Felix disse:

permitir a impressão dos arquivos com o cpf do aluno e um termo de compromisso como marca d'água.

Já vi scripts no GitHub para impressão com marca baseadas em NodeJS, só que não as encontrei novamente (infelizmente)

Mesmo assim como disse:

- Se renderizou para o usuário já é dele....

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By asacap1000
      Salve Galera!!! estou com um projeto onde preciso disponibilizar na intranet documentos que estão em um servidor.
      Estes documentos estão salvos em diversas pastas dividido por dias meses e anos etc etc.
      Não quero que list todos os documentos porém ele seria pesquisado.
      Exemplo: NF 123456
      No arquivo salvaram assim "cliente NF 123456.pdf", tentei utilzar o glob porém ele não retorna nada nem deu erro.
      Por ser em outro servidor não seu se ele consegue ler já pesquisei mas não encontrei nada sobre isso.

Saberiam me ajudar com este caso:

Na intranet ele terá uma busca normal de relatórios ao listar essas informações ele diponibiliza um link com o numero da NF a qual eu chamaria essa página para realizar a busca no servidor e assim abrir o arquivo no navegador..
    • By sirrocha
      Oi pessoal, tenho uma dúvida referente a geração de PDFs automáticos em uma tabela.
      Gostaria de gerar um PDF para cada linha de uma tabela, contendo as informações que aparecem na interface, mas também as que estão dentro do banco de dados e preferi não mostrar pro usuário nessa parte. 
      Perguntei em um outro fórum, porém minha pergunta foi excluída, mas não estou procurando uma resposta pronta e sim uma indicação. Sou novo no assunto e por isso não tenho uma base tão sólida pra saber o caminho para eu iniciar.

Tentei utilizar um padrão do dompdf, porém, aparentemente, a dica dada funcionava apenas para o CodeIgniter. O meu site está alocado no cPanel e eu usei o próprio editor de texto de lá para tudo que fiz até agora.
      Caso necessitem de mais informações, estou a disposição.
    • By asacap1000
      Galera já verifiquei vários páginas do google mas não encontrei o que precisava. Temos um sistema a qual no final temos a opção d imprimir os dados. que até aí está perfeito utilizo bootstrap para o layout e está ok. Porém preciso colocar a opção de pdf também aí não sai de jeito nenhum com o bootstrap. preciso gerar algo neste formato.

Se alguem puder me dar um norte referente a isso agradeço demais.
    • By nazesaria
      Ola, gostaria de saber se tem alguma forma de eu baixar essas paginas completa em .php, se eu clico nela vai em uma pagina em branco.
      E acessando direto do site não teria como, gostaria de ser por esse metedo, é possível? Como?
    • By helkton
      galera minha duvida é a seguinte....
      faço a seguinte busca e monto um pdf pra um certificado, e neste certificado preciso coletar todas as materias referente ao curso do mesmo
      $sqlConteudoCurso = "SELECT * FROM conteudo_curso where idCursoConteudo = '$idCurso' order by idConteudo ASC; $conectaConteudoCurso = $conecta->query($sqlConteudoCurso); //conteudoCurso $pdf->SetFont('Arial', '', 11); // Tipo de fonte e tamanhos $pdf->SetTextColor(10,15,35); $pdf->SetXY(10,75); //Parte chata onde tem que ficar ajustando a posição X e Y while($resultConteudoCurso = $conectaConteudoCurso->fetch_object()){ $conteudoCurso = $resultConteudoCurso->nomeConteudo; $pdf->MultiCell(75, 5, $conteudoCurso,'0', 'L', 0);// Tamanho width e height e posição } ok esta é a consulta que realizo no banco de dados ele me retorna a materia referente ao curso certinho, digamos que o curso tenha umas 20 matérias, ele vai imprimir certinho conforme as configurações de espaçamentos...
      AGORA O B.O é seguinte quando o curso acontece de ter tipo umas umas 40 MATÉRIAS ele acaba gerando outra página de pdf
      o que eu queria era que não gerasse outra pagina e sim partisse para o lado direito, pois é um certificado
      TIPO ASSIM....
      MATERIA 1 DO CURSO 1 MATERIA 11 DO CURSO 1 MATERIA 2 DO CURSO 1 MATERIA 12 DO CURSO 1 MATERIA 3 DO CURSO 1 MATERIA 13 DO CURSO 1 MATERIA 4 DO CURSO 1 MATERIA 14 DO CURSO 1 MATERIA 5 DO CURSO 1 MATERIA 15 DO CURSO 1 MATERIA 6 DO CURSO 1 MATERIA 16 DO CURSO 1 MATERIA 7 DO CURSO 1 MATERIA 17 DO CURSO 1 MATERIA 8 DO CURSO 1 MATERIA 18 DO CURSO 1 MATERIA 9 DO CURSO 1 MATERIA 19 DO CURSO 1 MATERIA 10 DO CURSO 1 MATERIA 20 DO CURSO 1  

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.