Jump to content
sergiosfpereira

Dúvida MVC para fins didáticos [Respondida]

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Estou estudando MVC e me deparei com a seguinte situação:

Tenho uma View que precisa receber dados de dois Models diferentes, então no controller desta View eu tenho a função abaixo:

public function teste($id) {

$this->view->a = $this->getOneA($id);

$this->loadModel('b');
        $this->view->b = $this->model->getOneB($id);

$this->view->render('app/teste');
}

O cenário acima me retorna o esperado, pega os dados de A e de B e os deixa disponiveis para a View.

Está correto utilizar esse método ?

Se sim, eu deveria carregar o Model "b" no __construct do controller "a"  ou diretamente na função do controller "a" como neste exemplo?

Se não, qual a melhor maneira de obter dados de diferentes Models?

OBS: todos os controllers são filhos do controller principal e todos os models são filhos do model principal.

E me perdoem se eu estiver falando bobagem, como disse, estou aprendendo e a finalidade aqui é didatica e agradeço a quem puder contribuir.

Em 28/06/2020 at 12:24, sergiosfpereira disse:

Está correto utilizar esse método ?

Sim!

Em 28/06/2020 at 12:24, sergiosfpereira disse:

Se sim, eu deveria carregar o Model "b" no __construct do controller "a"  ou diretamente na função do controller "a" como neste exemplo?

As duas formas são corretas, você declara no construct, se quiser usar em mais de um lugar na classe!

Não traballho mais com Cake, mas sim Laravel, mas o Cake nas primeiras versões usava da maneira como descreveu. Não sei como ele esta hoje, se mudou a forma de carregar as models.

2 horas atrás, Williams Duarte disse:

Sim!

As duas formas são corretas, você declara no construct, se quiser usar em mais de um lugar na classe!

Não traballho mais com Cake, mas sim Laravel, mas o Cake nas primeiras versões usava da maneira como descreveu. Não sei como ele esta hoje, se mudou a forma de carregar as models.