Jump to content
sergiosfpereira

Dúvida MVC para fins didáticos [Respondida]

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Estou estudando MVC e me deparei com a seguinte situação:

Tenho uma View que precisa receber dados de dois Models diferentes, então no controller desta View eu tenho a função abaixo:

public function teste($id) {

$this->view->a = $this->getOneA($id);

$this->loadModel('b');
        $this->view->b = $this->model->getOneB($id);

$this->view->render('app/teste');
}

O cenário acima me retorna o esperado, pega os dados de A e de B e os deixa disponiveis para a View.

Está correto utilizar esse método ?

Se sim, eu deveria carregar o Model "b" no __construct do controller "a"  ou diretamente na função do controller "a" como neste exemplo?

Se não, qual a melhor maneira de obter dados de diferentes Models?

OBS: todos os controllers são filhos do controller principal e todos os models são filhos do model principal.

E me perdoem se eu estiver falando bobagem, como disse, estou aprendendo e a finalidade aqui é didatica e agradeço a quem puder contribuir.

Em 28/06/2020 at 12:24, sergiosfpereira disse:

Está correto utilizar esse método ?

Sim!

Em 28/06/2020 at 12:24, sergiosfpereira disse:

Se sim, eu deveria carregar o Model "b" no __construct do controller "a"  ou diretamente na função do controller "a" como neste exemplo?

As duas formas são corretas, você declara no construct, se quiser usar em mais de um lugar na classe!

Não traballho mais com Cake, mas sim Laravel, mas o Cake nas primeiras versões usava da maneira como descreveu. Não sei como ele esta hoje, se mudou a forma de carregar as models.

2 horas atrás, Williams Duarte disse:

Sim!

As duas formas são corretas, você declara no construct, se quiser usar em mais de um lugar na classe!

Não traballho mais com Cake, mas sim Laravel, mas o Cake nas primeiras versões usava da maneira como descreveu. Não sei como ele esta hoje, se mudou a forma de carregar as models.

A maioria das video aulas que peguei não mostram essa interação entre models, então eu fui pegando os conceitos e tentando aplicar na minha app de teste. Estou usando o design pattern MVC sem nenhum framework, acredito que fica mais fácil para compreender a lógica, antes de partir para algo mais elaborado.

Grato pelos esclarescimentos Williams Duarte.

PS: Tentei pontuar a sua resposta mas deu um erro no fórumimage.png.99b180d00194640678c42398dd6d3e87.png

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Sapinn
      Estou usando o editor SummerNote em um projeto mas ele não está enviando os dados com o HTML apenas o texto. Eu estou colocando assim:

<textarea id="summernote" class="textarea" required name="content">     <script> $('#summernote').summernote({         tabsize: 2,         height: 500,         toolbar: [           ['style', ['style']],           ['font', ['bold', 'underline', 'clear']],           ['color', ['color']],           ['para', ['ul', 'ol', 'paragraph']],           ['table', ['table']],           ['insert', ['link', 'picture', 'video']],           ['view', ['fullscreen', 'codeview', 'help']]         ]       });           </script>  

• By marcelo.ourico
      Boa noite. Pessoal, mais uma vez aqui pedindo uma ajuda.

Estou tentando enviar uma NFSe via SOAP.

Estou recebendo o seguinte erro:

Fatal error: Uncaught SoapFault exception: [SOAP-ENV:Client] ERRO : cvc-complex-type.4: Attribute 'Algorithm' must appear on element 'ns2:CanonicalizationMethod'. in

O meu Array está da seguinte forma:
      Array
      (
      [CanonicalizationMethod] => Array
      (
      [@attributes] => Array
      (
      [Algorithm] => http://www.w3.org/TR/2001/REC-xml-c14n-20010315
      )
      )

Não entendi o porque desse erro, alguém sabe ajudar?
    • By Sapinn
      Galera estou usando o PHPStorm para alguns projetos e estou com meus arquivos marcados em vermelho não sei oq é alguem pode me ajuda?

• By danielambrosio
      Estou trabalhando numa programação PHP é conectado na tabela (cl_configs) para reconhece coluna name que reconhece esses 5 campos.
      e também que adiciona esses 5 valores é adicionado nessa outra tabela (cl_ads_block_ips) nesses 8 coluna (id, ip, clicks, last_click, dads_refresh_qtd, dads_refresh_data, dads_refresh_ldata, clicks_rotativo_dia).
      E a conexão que eu usa era de outro site e não estou tendo problema e configurar em outro site que reconhece essa banco de dados abaixo.

<?php $host = "localhost"; $user = "ads"; $pass = "_CMpFF4Hpa!G_gTh"; $dbname = "ads"; $port = 3306; try {     $conn = new PDO('mysql:host=' . $host . ';port=' . $port . ';dbname=' . $dbname, $user, $pass);     //echo "Conexão com banco de dados realizado com sucesso!"; } catch (PDOException $err) {     echo "Erro: Conexão com banco de dados não foi realizada com sucesso. Erro gerado " . $err->getMessage(); } ?>  
      Conecta com sucesso só não está reconhecendo a tabela (cl_configs) e nem adicionando na tabela (cl_ads_block_ips).

Agora não sei porque não esta reconhecendo (cl_configs) e nem adicionando (cl_ads_block_ips).

• By ment0r
      Boa tarde a todos.

Estou iniciando um estudo com o banco MySQL (trabalho co PostgreSQL e Firebird) para futuros trabalhos. Bom, me deparei com um problema chato: caracteres especiais.
      Um exemplo: T�tulo.
      Não consigo exibir no meu site tais caracteres. O banco tem Charset/Collation: utf8/utf8_bin como configuração.
      Já usei o utf_encode e utf_decode - não resolveu.

Alguém sabe o que mais posso fazer?
      Desde já, muito obrigado.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.