Jump to content
mateus.andriollo

Segurança dos formulário

Recommended Posts

Estou preocupado com as opções dos navegadores que permitem, por exemplo, alterar para ativo um input que estava "disable" e alterar seu value de 10 para 500.

Como bloquear este tipo de ação?

Uso PHP como back-end e passo meus dados via dados via PDO.

Existe uma maneira de criptografar ou mesmo criar uma regra que valide meus dados?

Desde sempre foi possível manipular o HTML de um formulário, hora que também sempre foi possível enviar dados por POST ou GET mesmo sem passar por sua aplicação.

Se você pode impedir que alguém altere o html ou envie dados? A resposta é simples, e é não, você não pode impedir nada disso.

(Se renderizou o HTML, entregou para o usuário é dele e ele pode manipular da forma que bem entender, desde o html, js, mídias etc...)

O que você pode e "DEVE FAZER" é sempre tratar qualquer tipo de informação que venha de um ambiente externo principalmente se alguma dessas informações vão se usadas em um banco de dados.

Lógico que o tipo e como vai ser tratada algum dado que entra depende de quão sensível ele é e qual sua finalidade.

Exemplo se o tipo de dado que tenho que validar é um INTEGER e a informação que entrou além de números inteiros entrou alguma string ou flutuante, posso simplesmente lançar um erro ao invés de continuar meu código.

Se vou por exemplo salvar uma string no banco de dados e essa string contém caracteres suspeitos como algarismos, chaves etc. Posso lançar um erro ou limpar essa string antes de acessar o database.

No geral é isso, sempre validar se o tipo de dado é o que vai ser usado, uma limpeza de string aqui e alí, junto a PDO você garante 90% de segurança, só não se consegue 100% porque nada é realmente inviolável.

Uma regra que valide seus dados? Depende como disse do que vai ser feito, e sim você pode criar uma regra/manha/truque como disse acima.

Mas lembre-se que quanto mais filtros você passa mais seguro vai está e menos usabilidade sua aplicação irá ter. Proteger excessivamente só vai deixar a coisa devagar.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Felper
      É possível fazer uma imagem .png mover-se por uma tela de Canvas (esquerda, direita, cima, baixo)? Poderiam mostrar um exemplo caso seja possível. É que estou tentando fazer um jogo, onde o jogador se move em um labirinto. O jogador seria uma imagem. Agradeço desde já!
    • By Alessandro Bodão
      Eai pessoal!

Estou trabalhando em um site WordPress do qual foi me passado a versão demo de um tema (Ample).

O problema é o seguinte: Parece não existir nenhum lugar onde eu tenha acesso pra editar todos os textos e conteúdos (Ex: Os textos padrões do tema parecem ser inacessíveis).

Já fucei praticamente todo o wp-admin e os demais painéis e nada... Já tentei baixar o plugin  Elementor pra ver se me facilitava nisso e nada... Já tentei ver se conseguia achar esses conteúdos e editar pelo código das páginas php do tema e nada. Não sei mais o que fazer, por gentileza peço ajuda.

Tema: https://themegrilldemos.com/ample/
      Site: https://onecv.com.br/

• By alexmill466
      estou criando um site onde tem 3 tipos de produtos novidades, sucessos e vips gostaria que aparece-se cada item de cada classe aparecer no seu devido setor sei que preciso colocar id de cadastro mas como faria a referencia? alguém pode me ajudar sou iniciante. 
    • By viniciusfroner
      Boa noite, gostaria de saber se alguém conhece algum plug-in que gere esse tipo de mapa, no caso a antiga API do google que fazia isso está off..

<div> <iframe style="border:0; width: 100%; height: 350px;" src="https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m14!1m8!1m3!1d12097.433213460943!2d-74.0062269!3d40.7101282!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x0%3A0xb89d1fe6bc499443!2sNome+SegundoNome!5e0!3m2!1smk!2sbg!4v1539943755621" frameborder="0" allowfullscreen></iframe> </div>  
    • By b2black
      Estava vendo para atualizar o Windows pro 11, e notei isso no site da Microsoft, alguém sabe qual repositorio, ou como pesquisar para desenvolver algo similar?
      Quando você rola a página, o menu fica transparente.

Explore Windows 11 OS, Computers, Apps, & More | Microsoft

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.