Jump to content
Carlos Antoliv

Trigger ou Insert - qual a melhor prática ?

Recommended Posts

Senhores, bom dia.

tenho um campo status. Então, a ideia é mudar o status. Consigo alterar o status quando necessário. Daí, pensei em todas vez que alterar, salvar o id do usuário, data, hora, o último status alterado...

consigo fazer isso com INSERT, depois do UPDATE.

Nao uso trigger. Até tentei fazer, mas não saiu como eu queria.

Então, para os maiores entendedores do assunto, a melhor prática seria a TRIGGER ou INSERT ? Melhor prática ou o que mais funciona na prática ?

Alguém poderia dissertar sobre isso ?

Vlw..abço

Assunto recorrente e amplamente discutido , seguem exemplos

https://www.criandobits.com.br/auditoria-com-triggers/

https://vladmihalcea.com/mysql-audit-logging-triggers/

A vantagem da trigger que vai logar para cada operação , suponha uma interface no Sistema Desktop e uma web a trigger loga , criou um App , a trigger loga.

Em 01/05/2022 at 11:59, Motta disse:

Assunto recorrente e amplamente discutido , seguem exemplos

https://www.criandobits.com.br/auditoria-com-triggers/

https://vladmihalcea.com/mysql-audit-logging-triggers/

A vantagem da trigger que vai logar para cada operação , suponha uma interface no Sistema Desktop e uma web a trigger loga , criou um App , a trigger loga.

Agradeço por dar uma atenção.

Essa discussão ainda não localizei nesse sentido da pergunta. Embora, eu tenha visto algumas coisas, mas ficam outras no ar. 

Então, trigger seria melhor, na tua opinião, certo ?

Nesse exemplo que você me enviou, eu já tinha feito algo mais ou menos, veja:

CREATE TRIGGER tgr
AFTER UPDATE ON tbl_pedido
FOR EACH ROW
BEGIN
    INSERT INTO nome_do_banco.tbl_historico_pedido
    VALUES(null, OLD.status_ped, NEW.status_log) 
END 

O que eu tento ver é o seguinte, na tebela pedidos existe o campo status_ped, onde ali pode conter "aberto, em preparo..."  e por aí vai...

status_log é onde salvo a informação que foi alterada.

....mas

mas aparece uma mensagem de erro.

Sintaxe e funcionamento do Mysql desconheço mas sim , acho a melhor alternativa para um log simples.

Em geral Bancos tem módulos próprios de log mas eles podem ser custosos para coisas simples.

Outras utilizações , validações , por exemplo só permitir Lançamentos Contábeis se o Calendário do Mês estiver aberto.

Neste mesmo caso verificar um limite de alçada.

Claro que uma empresa que faz um ERP para suportar vários SGBD vai evitar Trigger pois serão N códigos quanto forem os Bancos suportados , para um aplicação de um só Banco creio que vala a pena.

Em 02/05/2022 at 21:01, Motta disse:

Sintaxe e funcionamento do Mysql desconheço mas sim , acho a melhor alternativa para um log simples.

Em geral Bancos tem módulos próprios de log mas eles podem ser custosos para coisas simples.

Outras utilizações , validações , por exemplo só permitir Lançamentos Contábeis se o Calendário do Mês estiver aberto.

Neste mesmo caso verificar um limite de alçada.

Claro que uma empresa que faz um ERP para suportar vários SGBD vai evitar Trigger pois serão N códigos quanto forem os Bancos suportados , para um aplicação de um só Banco creio que vala a pena.

Certo. 

Mas com INSERT pode deixar o banco comprometido em algo? 

Não mas o "log" na aplicação pode deixar coisas de fora , por exemplo uma nova ferramenta disponível que não aplica o "log".

Para "log" sou Trigger Football Club ...

:)

10 horas atrás, Motta disse:

Não mas o "log" na aplicação pode deixar coisas de fora , por exemplo uma nova ferramenta disponível que não aplica o "log".

Entendi.

Queria fazer uma trigger muito simples.

É inserido no banco os dados em branco, como se fosse nullo... tipo ...conta o registro, vejo o id do registro que foi inserido, mas a linha está vazia...

.....poderia me da uma luz nessse código? 

.............você me enviou aqueles dois exemplos, mas um dele eu já tinha feito, que foi onde cheguei perto de conseguir.

13 horas atrás, Motta disse:

blz...vou continuar tentando...

agradeço mesmo

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By gersonab
      Bom dia a todos, pode parecer um erro comum, porém não encontrei ainda a solução, o que acontece, preciso unir 4 tabelas, até aí tudo tranquila, porém das 4 pode acontecer de unir somente duas, isto porque posso ter ou não um item ou dois, tipo - tenho as tabelas atividade - tarefa - cliente e trabalho, quando cadastro uma atividade eu cadastro a tarefa em conjunto, porém não necessariamente o cliente e ou trabalho, a princípio não estou conseguindo pq o rec_cli e ou rec_proc   podem estar vazio. não estou sabendo como fazer, se teria que colocar mais duas tabelas e novos select.
      segue como esta.
      <?php $usuid=$_SESSION['UsuarioID']; $consulta = $pdo->query("SELECT rec.rec_id, rec.rec_id_de, rec.rec_para, rec.rec_cli, rec.rec_proc, rec.rec_data, rec.rec_ass, rec.rec_tar, rec.rec_text, cli.idc, cli.nomec, proc.idpr, proc.proces, prof.idp, prof.nomep, taref.idpar, taref.tarefa FROM rec LEFT JOIN prof ON prof.idp=rec.rec_id_para LEFT JOIN taref ON taref.idtar = rec.rec_tar LEFT JOIN cli ON cli.idc = rec.rec_cli LEFT JOIN proc.idpr = rec.rec_proc WHERE rec.rec_id_de = $usuid ORDER BY rec.rec_id DESC"); while ($user = $consulta->fetch(PDO::FETCH_ASSOC)) { $idtar = $user['idtar']; $tarefa = $user['tarefa']; $nomep = $user['nomep']; $rec_data = $user['rec_data']; $rec_tar = $user['rec_tar']; $rec_text = $user['rec_text']; $rec_id = $user['rec_id']; $rec_ass = $user['rec_ass']; $proces = $user['proces']; $nomec = $user['nomec']; ?> espero que tenham entendido.
    • By Ferdz-Agencia-Digital
      @Matheus Tavares

Estou montando uma API para usar com BD MySQL, mas futuramente migraremos o BD para MongoDB... deverei mudar muitas coisas da API ? Terei muito retrabalho ?

O que acontece é que o projeto já existe e atualmente o BD é em MySQL e APIs em PHP... mas o projeto será migrado para a stack  MERN (MongoDB, Express, React e Node).

A questão não é só performance, mas sim poder modernização pois o projeto irá se expandir precisa ser melhor escalável e a STACK será todo refeita, como disse acima, será usada MERN.
    • By FerdzFernando
      Estou montando uma API para usar com BD MySQL, mas futuramente migraremos o BD para MongoDB... deverei mudar muitas coisas da API ? Terei muito retrabalho ?

O que acontece é que o projeto já existe e atualmente o BD é em MySQL e APIs em PHP... mas o projeto será migrado para a stack  MERN (MongoDB, Express, React e Node)
    • By gersonab
      Boa tarde, preciso fazer uma busca por um ou mais itens, consigo fazer a busca pelo mês e ano, porém se eu quiser colocar tb a pessoa e mais uma condição não esta dando certo.
      <?php $mes=(int)$_POST['mes']; $ano=(int)$_POST['ano']; $idp=(int)$_POST['idp']; $pagoparc=$_POST['pagoparc']; $consulta1 = $pdo->query("SELECT parcelas.idpar, parcelas.procid, parcelas.procli, parcelas.proadv, parcelas.valorp,parcelas.valorpe, parcelas.valoradv, parcelas.valorpago, parcelas.datapar, parcelas.datapago, parcelas.pagoparc, parcelas.obspar, cli.idc, cli.nomec, proc.idpr, proc.proces, prof.idp, prof.nomep FROM parcelas LEFT JOIN cli ON cli.idc = parcelas.procli LEFT JOIN proc ON proc.idpr = parcelas.procid LEFT JOIN prof ON prof.idp = parcelas.proadv WHERE Month(parcelas.datapar) = $mes AND YEAR(parcelas.datapar) = $ano AND parcelas.proadv LIKE '%$idp%' AND parcelas.pagoparc LIKE '%$pagoparc%' ORDER BY parcelas.idpar ASC"); while ($user1 = $consulta1->fetch(PDO::FETCH_ASSOC)) { ?> desta forma retorna todos os resultados independente do mês  e ano

<?php $mes=(int)$_POST['mes']; $ano=(int)$_POST['ano']; $idp=(int)$_POST['idp']; $pagoparc=$_POST['pagoparc']; $consulta1 = $pdo->query("SELECT parcelas.idpar, parcelas.procid, parcelas.procli, parcelas.proadv, parcelas.valorp,parcelas.valorpe, parcelas.valoradv, parcelas.valorpago, parcelas.datapar, parcelas.datapago, parcelas.pagoparc, parcelas.obspar, cli.idc, cli.nomec, proc.idpr, proc.proces, prof.idp, prof.nomep FROM parcelas LEFT JOIN cli ON cli.idc = parcelas.procli LEFT JOIN proc ON proc.idpr = parcelas.procid LEFT JOIN prof ON prof.idp = parcelas.proadv WHERE Month(parcelas.datapar) = $mes AND YEAR(parcelas.datapar) = $ano AND parcelas.proadv = $idp AND parcelas.pagoparc = $pagoparc ORDER BY parcelas.idpar ASC"); while ($user1 = $consulta1->fetch(PDO::FETCH_ASSOC)) { ?> já desta forma me retorna este erro :
      Fatal error: Call to a member function fetch() on a non-object in

lembro que nesta busca posso ter ou não o idp e ou pagoparc
    • By Sapinn
      Fala galera, como faço para enviar multiplos campos com o mesmo name ?

O codigo no form é:
      <?php foreach($produtos as $item)?>
          <form action="enviar.php">
               <input name="nome_produto[]">
         </form>
      <?php endforeach;?>

e no meu arquivo para enviar:
      $produtos = $_POST['nome_produtos'];

foreach($produtos as $item){
           //Aqui eu envio os dados
      }

O problema é que ele so está pegando o valor inserido no primeiro campo, nos demais ele não pega

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.