Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

d.eleete

O que é Brainstorming:

Recommended Posts

BRAINSTORMING (tempestade cerebral, chuva de idéias):

Técnica de reunião coletiva de criação, adotada principalmente em agências de P.P. Consiste em reunir pessoas de diferentes especialidades, envolvidas na elaboração de uma campanha, para a discussão livre e descontraída, onde os participantes podem expor qualquer idéia, por mais absurda que pareça, sobre todos os aspectos relacionados à criação e ao desenvolvimento da campanha, sobre o produto, seu mercado, possibilidades, características, possíveis slogans, etc...

Os princípios básicos são os seguintes:

A - nenhuma crítica às idéias apresentadas durante a reunião;

B - livre curso à imaginação dos participantes;

C - grande número de idéias;

D - aperfeiçoamento conjunto das idéias consideradas aproveitáveis.

É geralmente com brainstorming que se iniciam, na agência, os trabalhos de criação de uma campanha.

Obs.: Estes são principios básicos e que podem ser úteis no bom funcionamento do fórum, porém existem certas variações dos métodos de brainstorm, como por exemplo dar pontuações para a idéia mais criativa, ou gerar um tempo limite de reunião, o que obviamente não se aplica ao nosso contexto.

100%...Simples, curto e objetivo... é isso aí...E complemento.. Quem nunca participou de um, não sabe o que está perdendo... além de extremamente proveitoso para o projeto, é muito divertido quando se tem um grupo bom e unido.P.S. Pra quem não souber... P.P = Publicidade e propaganda... <_< Valew...

E aqui no IMasters criamos este fórum exatamente para isso, trabalhar suas idéias abrir sua mente, expandir seus horizontes e trocar algumas experiências.Sinta-se em casa, fique a vontade e nos mostre o que você tem, juntos iremos aprender!

Vocês tem mais infos sobre brainstorms?? Eu fiz o meu primeiro, há duas semanas, com um pessoal amigo meu (estamos montando uma empresa). O pessoal gostou bagaráio... mas eu sofri um bocado (fui o "moderador" do brainstorm). Queria saber, por exemplo, se é comum o moderador também dar críticas/opiniões durante o brainstorm. O problema maior é ter que focar o grupo num determinado ponto (evitando que se saia demais do contexto) e ao mesmo tempo ter idéias para fornecer ao brainstorm... Fazer essas duas coisas ao mesmo tempo é meio f***.Não sei se eu tô sendo confuso... mas em resumo, eu queria mais informações sobre as metodologias que têm sido mais bem sucedidas pra fazer brainstorm.Abração pra todos!!Mais uma vez: Valeu d.eleete!! :D

Jamais critique uma idéia durante a reunião. Cada idéia é dada justamente para agregar o projeto, ou seja, qualquer idéia por mais absurda que seja é muito importante...

Cara, num tem um geito certo de realizar um BrainStorm, primeiro como você é o "moderador"

faz uma pesquisa de campo sobre projetos semelhantes e informações direcionadas ao foco....

mas um BR ST num tem um certo foco, ela cria o foco...no BrainStorm é que é decidido tudo...ali surgem as idéias e começa a ser desenvolvido o projeto......

Não critique uma idéia...mas trabalhe ela!

ajudei?! :D

Valeu! Então, acho que o negócio mesmo é a prática... ;) O bom é que desse jeito (usando técnicas de BR ST, em vez de usar reuniões convencionais), a gente toma decisões com os interesses do grupo, e não com interesses individuais. Vou treinar mais e ver que bicho dá!!!Abraço.

Nossa que bacana.

Realmente por problema de tempo ainda não havia passado neste forum desde sua criação e tô surpreendido.

Os mods e os usuarios estão de PARABENS... tô boquiaberto :(

[]s :(

Sugestão:Use muitas drogas antes do BRST!!!hauahauahuaOu mantenha-se bebado!(Brincadeira heim gente!)Como diz o dito: "Os melhores acordos são fechados na mesa de um buteco!"

Sugestão:Use muitas drogas antes do BRST!!!hauahauahuaOu mantenha-se bebado!(Brincadeira heim gente!)Como diz o dito: "Os melhores acordos são fechados na mesa de um buteco!"

Se a empresa ja tiver uma origem boêmia, esta eh uma boa ideia

Fala aew, povos.beleza? :ph34r: d.eleete, desculpe a minha "ingnorância", mas o que vem a ser um moderador. O que ele faz e o que ñ faz?Outra...Um brainstorm é seguido de um briefing ou pode ser sem projetos e tal?Mais uma..O que vem a ser um Developer (é q eu vi na sua assinatura e ñ sei o q significa ao certo, só tenho uma leve idéia do que é.Desculpe mais uma vez a ignorância e muito obrigado!Valeu!! :huh:

Fala aew, povos.beleza? :D d.eleete, desculpe a minha "ingnorância", mas o que vem a ser um moderador. O que ele faz e o que ñ faz?Outra...Um brainstorm é seguido de um briefing ou pode ser sem projetos e tal?Mais uma..O que vem a ser um Developer (é q eu vi na sua assinatura e ñ sei o q significa ao certo, só tenho uma leve idéia do que é.Desculpe mais uma vez a ignorância e muito obrigado!Valeu!! :o

1º Sobre moderador:- Moderador do forum ???2º Sobre o branstorming sem briefing...- Acho complicado ter idéias para um trabalho publicitario sem ter o material do cliente. Ok?3º Development:- Po eh tipo programador web... web development.. desenvolvedor web... algo assim.. :D

Fala aew, povos.beleza? :rolleyes: d.eleete, desculpe a minha "ingnorância", mas o que vem a ser um moderador. O que ele faz e o que ñ faz?Outra...Um brainstorm é seguido de um briefing ou pode ser sem projetos e tal?Mais uma..O que vem a ser um Developer (é q eu vi na sua assinatura e ñ sei o q significa ao certo, só tenho uma leve idéia do que é.Desculpe mais uma vez a ignorância e muito obrigado!Valeu!! :lol:

1º Sobre moderador:- Moderador do forum ???2º Sobre o branstorming sem briefing...- Acho complicado ter idéias para um trabalho publicitario sem ter o material do cliente. Ok?3º Development:- Po eh tipo programador web... web development.. desenvolvedor web... algo assim.. B)
:lol: Moderador do forum - É isso q eu queria saber o que é exatamente.Valeu!

Moderar eh basicamente manter a ordem dos foruns os quais modero, e tbm procurar ajudar (na medida do possivel) nas duvidas dos usuários.

mto boua ideia cara... vou botar em pratica ! (masi vezes) ;)

Onde eu encontro mais informações sobre Brain Storm?Sites pra indicar?

É....Tipo como fazer um brainstorming eficiente e um briefing eficiente! ;)

Brainstorming - É uma técnica para reuniões de grupo que visa ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade. Criada por Osborn em 1963, uma sessão de brainstorming pode durar desde alguns minutos até várias horas, consoante as pessoas e a dificuldade do tema. Em regra, as reuniões não costumam ultrapassar os 30 minutos. O brainstorming tem quatro regras de ouro: nunca critique uma sugestão; encoraje as ideias bizarras; prefira a quantidade à qualidade; e não respeite a propriedade intelectual. Além de zelar para que todos os participantes (geralmente entre 6 e 12 pessoas) cumpram as regras, o líder da sessão deve manter um ambiente relaxante e propício à geração de novas ideias.

Bibliografia: Apllied Imagination, de A. F. Osborn (Scribner's, 1963).

http://www.geocities.com/edeziomuniz/50Con...eitosdeAaZ.html - aqui você encontrará uma selecção dos conceitos e dos gurus da gestão que deverá conhecer para saber lidar com a mudança e se manter atualizado. ;)

Muito obrigado, minha queridissíma felina.

Sabia q eu te amo cada vez mais???Imagem PostadaImagem Postada

Brigadão! :D

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.