Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Nos últimos anos, a discussão sobre a obrigatoriedade do TypeScript vem ganhando força na comunidade de desenvolvimento. Muitos vídeos e threads indicam que os devs não abrem mão de usar TypeScript quando trabalham com JavaScript, seja no front ou no back.
Porém, na prática, nem sempre a escolha é tão automática assim. Muitas equipes ainda optam por manter JavaScript puro, principalmente quando o projeto não exige uma escala tão grande ou quando o time não está familiarizado com a tipagem forte. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois.
O hype funciona bem para quem quer segurança e maior controle do código, mas também traz um custo de aprendizado e setup mais complexo. Para projetos pequenos ou equipes que priorizam velocidade, usar JavaScript direto ainda faz sentido. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco.
Na sua experiência, a obrigatoriedade de usar TypeScript é uma realidade ou ainda mais um hype? Acho que a decisão depende bastante do contexto do projeto e da maturidade do time na adoção de práticas mais seguras. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco. Por isso, o recorte precisa considerar manutenção, validação e caminho de volta. Esse contexto ajuda a separar ganho real de novidade difícil de sustentar. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois.
hum, mas e na prática, quanto isso pesa na operação?
Concordo, na minha equipe a galera ainda usa bastante JS, principalmente por questão de rapidez na entrega. TypeScript ajuda na manutenção, mas o custo de aprendizado às vezes pesa na decisão diária.
Pra mim, o maior impacto do TypeScript está na hora de fazer refatoração e evitar bugs no runtime. Mas, pra equipe que não tem disciplina, acaba virando uma dor de cabeça.
No meu time, a galera que já tá acostumada com TS não larga mais, mas pra quem tá começando, a curva de aprendizado pode ser um obstáculo. Ainda acho que depende muito do projeto.