Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.

Os sistemas de gestão predial (BMS) vêm dominando a operação de edifícios comerciais há décadas, garantindo controle sobre HVAC, iluminação e energia. Mas a integração de inteligência artificial promete transformar esse cenário.
Enquanto o BMS tradicional depende de regras fixas e monitoramento manual, o BMS com IA consegue prever falhas, otimizar consumo e ajustar automaticamente os ambientes, tudo com base em dados históricos e em tempo real. A decisão fica mais saudável quando o time consegue mdir o impacto depois.
No meu ponto de vista, essa mudança não é só uma evolução tecnológica, mas uma necessidade para quem busca eficiência e sustentabilidade. Ainda assim, há dúvidas sobre o custo, segurança de dados e integração com sistemas legados. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco.
Quem já trabalhou com projetos assim? Como vocês têm avaliado o impacto na operação e os riscos de dependência excessiva de IA?
duvido!
Acho que o maior desafio é a segurança dos dados que a IA vai usar pra otimizar. Se alguém invadir, o impacto pode ser grande. manda um ae
No meu time, a gente tenta sempre ter uma camada de fallback, pra não depender só da IA. Segurança e rollback são prioridade.