Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Nos últimos anos, a Apple surpreendeu ao transformar seus Macs M-series em uma alternativa viável e até superior para treinar modelos de IA em ambientes locais. Segundo uma análise recente, o desempenho de tokens por segundo e a eficiência de memória unificada fazem do M4 Max uma máquina que pode competir de frente com GPUs tradicionais da NVIDIA.
O que realmente chama atenção é a facilidade de integração e a economia de energia, além da compatibilidade com frameworks populares de machine learning. Porém, é preciso ficar atento às limitações, como a compatibilidade de certos modelos e a necessidade de otimizações específicas.
A questão que fica é se essa tendência vai se consolidar e substituir as opções de GPU em cenários mais complexos, ou se ainda será uma solução de nicho. Para quem trabalha com IA em escala menor ou prototipagem, essa mudança promete facilitar bastante o setup. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco.
No seu time, já consideraram usar Macs com M-series para treinar modelos maiores? Como vocês lidam com a questão de compatibilidade e performance em ambientes de produção?
Eu faria uma validação antes de migrar pra produção. Ainda vejo que a compatibilidade de certos modelos mais pesados é um desafio. Mas pra pesquisa e desenvolvimento interno, a performance já é suficiente na maioria dos casos.
hum, interessante essa melhora, mas ainda acho que pra treinar modelos realmente grandes, a GPU da NVIDIA tem vantagem na performance pura. O que acho que ajuda é o custo benefício, principalmente pra quem não pode investir em clusters gigantescos.
Concordo com o Diego, mas pra prototipagem ou testes rápidos, o Mac M4 Max já resolve lindamente.
No meu ponto, o grande diferencial é a economia de energia e a facilidade de manter o ambiente. Se o custo de operação e a velocidade de setup aumentarem, acho que vai ser uma tendência forte pra times menores. Rollback e escalabilidade continuam sendo pontos críticos, claro.