Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Nos últimos anos, a Apple surpreendeu ao transformar seus chips M-series em uma plataforma robusta para treinar e rodar modelos de IA com alta eficiência. Segundo um artigo recente, o M4 Max consegue lidar com modelos de até 70 bilhões de parâmetros, batendo de frente com soluções tradicionais baseadas em NVIDIA, especialmente na questão de memória unificada.
O que realmente chama atenção é o impacto na rotina de quem trabalha com IA localmente. Antes, precisávamos de servidores caros ou cloud pesada para testar modelos grandes. Hoje, um Mac com M4 Max pode fazer esse papel com custos menores e maior portabilidade.
Claro, ainda tem limites e dependências de software, mas a evolução do hardware se mostra um passo importante na democratização do desenvolvimento de IA. Isso muda o jogo na sua visão, especialmente na hora de montar um ambiente de testes e prototipagem? Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor apaarece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco.
Se a Apple continuar evoluindo esse caminho, podemos esperar uma redução drástica no custo de entrada para IA de grande escala, ajudando mais times a experimentar sem precisar de infraestrutura pesada. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco. Por isso, o recorte precisa considerar manutenção, validação e caminho de volta. Esse contexto ajuda a separar ganho real de novidade difícil de sustentar. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois.
concordo, mas acho que o gargalo ainda vai ser o suporte de frameworks e bibliotecas. Se a Apple não liberar uma compatibilidade mais direta, a gente pode ficar na mão mesmo com hardware potente.
massa que esses chips tão evoluindo rápido, eu tava pensando em testar algo mais pesado na minha web, mas fiquei na dúvida se o suporte ia segurar. Agora, com essa evolução, acho que vou montar um ambiente local pra experimentar.
no meu caso, eu vejo que essa mudança ajuda bastante na prototipagem rápida, mas pra produção ainda rola um gap na integração com ferramentas mais maduars.
no meu time, a gente ainda tá dependendo bastante de cloud pra esses testes grandes, pq o suporte de software ainda não tá 100%.