Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Perfect Lion

Python e de comé?

Recommended Posts

Fala galera tudo certo?

 

Bem muitos me conhece no ramo de PHP pois venho colaborado com a gelarea do forum e em outros foruns sobre o assunto. e venho a alguns anos trabalhando com a linguagem. E trabalho no ramo de desenvolvedor trabalhando com PHP. Ai você se pergunta porque o Erick (Perfect Lion) começo a estudar python? Bem vou explicar do motivo que me veio a estudar python ao invez de C/C++, JAVA dentre outros.

 

Bem antes de eu começar a mecher com o Python eu comecei a mecher um pouco com o Delphi apanhei muito com ela e achei a linguagem um pouco consufa de se entender.. mesmo para quem já programa é complicado, depois passei para o JAVA gostei muito de java pois foi nele que me adaptei melhor a trabalhar com classes que hoje tudo que crio com php é usando classes. Bem tava eu mechendo com java quando a minha paciencia acabou com .. o Java pode ser bom ou até otimo para algumas situações mais o processamento dele é muito grande. Para se desenvolver em java num recomendo um micro de 256 de ram pelo - eu que tinha um de 256 o negocio era a manivela. Então achei muito ruim essa lentidão ainda mais quando você desenvolver aplicativos Descktop.

 

Então vi que o google usa o python e corri antraz de saber sobre essa linguagem e adorei.. achei muito rapido totalmente orientada a objeto (OO) e tbm tem a possibilidade de programar procedural isso vai do desenvolvedor. Então comecei a estudar não existe muitos artigos ou até mesmo foruns que pode ajudar a você aprender e estudar mais sobre essa grande linguagem então a IMASTERS eu converçando com o staf depois de um tempo hoje está ai o forum dentro da IMASTERS referente a ela que também pegou o Ruby e Perl.

 

Voltando ao Python. O Python é uma linguagem multiplataforma funciona tanto em window, linux, freebs, mac o que for ele funciona mais para que ele precise funcionar a maquina deve possuir seu interpretador, a linugagem de programação do Python é facil de aprender ainda mais para quem já programa em C/C++, PHP, JAVASCRIP dentre outros. pois a linugagem é derivada de C então suas sintaxes são bem parecidas veja um exemplo de if em PHP e depois em Python

 

PHP

if(expressão){conteudo}else if(expressão){conteudo}else{conteudo}
Python

if expressão:	conteúdoelif expressão:	conteudoelse expressão:	conteudo
Bem você virão que são muitos parecidos né?

mais veja no PHP tbm podemos fazer da maneira do python

 

PHP

if expressão	conteúdoelseif expressão	conteúdoelse expressão	conteúdo
Mais ai você se pergunta pq agora você está usando espaços?

 

Bem esses tals espaços que vós falas é "TAB" porque desses espaços? o criador do Python quando ele fez a linguagem ele penso em algo chamado VISUALIZAÇÃO DE CODIGO. o que seria isso? Seria a indentação do codigo para você qualquer programador chegar olhar o codigo e entender o que está acontencendo. Ex:

 

Um bloco em Python

 

array = [1,2,3];# Inicio do blocofor ar in array:	print ar;# Fim do bloco

 

Se você num indentar o seu codigo no python ele vai dar erro e não vai prosseguir com o script.

 

OBS: Python não é uma linguagem nova e sim ela é antiga tendo em vista que nos ultimos anos vem melhorando sua perfomace.

 

Bem agora você já conhece um pouco sobre o pyhton.. até a proxima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal essa linguagem ae Perfect Lion, pelo pouco que entendo de programação vi que é um código bem limpo e fácil (deriva do C né?). Parabéns de novo pela iniciativa e pioneirismo brow. Sucesso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo. a grande atração dela é por ser um codigo limpo e amigavel. e sim devirado de C por isso muito das sintax dela é parecido com C +DVale apena estudar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só um detalhe:

 

esse if em PHP

if expressão	conteúdo;elseif expressão	conteúdo;else expressão	conteúdo;

assim como em C/C++ ou Java

 

executa apenas uma linha até achar o ";"

 

enquanto o pyton executa tudo que estiver identado

if expressão:	conteúdo1	conteúdo2	conteúdo3elif expressão:	conteudoelse expressão:	conteudo

 

então vemos que o abre chaves "{" e o fecha chaves "}" que limitam a ação do if, for, while, por exemplo em pyton é substituído pela identação do código.

 

 

corrija-me se estiver errado.

 

 

abraço!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo eu esqueci de colocar o ";" no php ai.... mais é isso mesmo o python é opcional colocar ";" no final de comando. eu recomendo a usar o ";" para você mesmo verificar que ali termina uma linha de comandoE como você disse no PHP temos o {} que no Python seria a indentação tudo que for indentado corretamente funfa. Então alem de você aprender python já aprender normalização de codigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Lion, legal sua iniciativa, é verdade não é normal eu ver alguma coisa sobre python na net....

oh acho interessante o pessoal dar uma olhada clique aqui tem Muitas info de bom proveito..

vou tentar instalar aqui no serviço.... rs

falow t+++

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal Lion...

 

com esse fórum vou ler um pouco mais sobre essa linguagem, sempre ouvi falar mas nunca parei apra dar uma estudada... é sempre bom saber outras linguagens.

 

Parabéns!

[]tz ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode deixar eu sempre estarei passando informações aqui sobre o python e criando alguns artigos. Até começar a criar movimento legal do pessoal aqui no forum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja fiz varios scriptzinhos em python, eh uma linguagem muito boa e leve, ainda vou me aprofundar bastante nela.Parabéns pela iniciativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, gostou do python?

Ele é bom, mas há uma linguagem muito parecida e mais poderosa chamada Perl ;)

A sintaxe é muito parecida (aliás, você como bom programador PHP, sabia que PHP é um derivado do Perl?) e possui uma infra-estrutuda de apoio ao programador muito bom, aqui no Brasil e no exterior. Falando nisso hoje está (12/04) está ocorrendo evento internacional em Porto Alegre p/ programadores Perl.

 

Eis um dos trunfos do Perl: http://www.cpan.org

Nós falamos "módulos" ao ivés das "classes". Conta quantos tem no site ;)

 

Se conseguir usar os dois melhor ainda ;)

 

Referencias: www.perl.org.br, www.cgiclube.net

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou começar a mecher nele.. se eu conseguir desenvolver algo de Aplicativo descktop nele mais facil que no Python e entender as coisa nele passo a estuda-lo.. ainda mais por php interagir muito com ele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom cara.É sempre bom saber que existem pessoas que programam em linguagens exóticas para aprendermos cada vez mais.Eu, por vez, não largo C e Java. Nas férias quero pegar mais Java e aprender C++.Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola gente ^^quem é vivo aparece ^^bem, vim dar uma complementada no tópico, e dizer algumas coisas que o python se destaca, alias, é o que fez ele crescer.Bem, o pessoal que mantem o python, em primeiro lugar, sempre pensou na legibilidade do código. este é o fator principal do python. a idéia é que qualquer um que saiba logica computacional, mesmo não sabendo python, entenda o que ta acontecendo lá.Uma frase que me fez pensar bastante neste assunto, escrita por "Rodrigo Cacilhas" na lista de python.

A diferença entre códigos em Python, Java, C e Perl é que o códigoPython qualquer programador entende, o código Java qualquerprogramador Java entende, o código C só quem escreveu entende e ocódigo Perl depois de cinco minutos nem quem escreveu entende. :-D

outro ponto muito forte de python, é a facil ligação com C. Assim, pode-se usar facilmente qualquer código em C com python. Pra não fica enrrolando muito, deem uma olhada como é facil: http://blog.stiod.com.br/?p=9bem, estes são os pontos forte de python.Como todos sabem, ja fui moderador, e fiz parte do improjetos PHP, porem de um tempo para cá, estou desenvolvendo em python, bem mais que em PHP. Meus pontos, ja que conheço as duas linguagens são:- Python: Otimo para plataforma, sem duvidas- PHP: ridiculo para plataforma, acreditem, eu sei que é ridiculo- Python: Uma linguagem como as outras para WEB- PHP: Suporte a qualquer apachezinho, ja ja vai vir junto apache+php nativo O.o' \o/ =)- Python: imensa possibilidade de multi-ambiencia (pra quem não sabe o que é, posta ae que explicarei, é uma teoria minha sobre rodar aplicativos em ambientes diferentes com o minimo de mudanças no código)- PHP: possivel multi-ambiencia, porem com grande dificuldade.- Pytho: Facil adaptação, mudanças, leitura, entendimento, etc de códigos.- PHP: dificil compreenção, mesmo se muito bem estruturadoBem, é isso. Desculpem se alguem não achar meus pontos de vista correto, porem, é o que EU acho ^^[]'s =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

---------------------daaaaa, outra coisa que queria ter comentado, do porque eu começei a programar em python, é o seguinte, com a WEB2.0, ja ouvi alguns rumores em algumas listas, em coisas do tipo, que JS vai ter suporte a audio e talsassim, cada vem mais, WEB e PLATAFORMA vão se juntarpra quem ja programou em PHP-GTK por exemplo, sabe como é tocar um MP3 com PHP =/ sux.Por isso passei a estudar python, não podia ficar sentado esperando o PHP6 chegar, pra ver como vai ser.Bem, sem duvida que PHP é a paixão ^^ mas to só esperando o PHP6 sair =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"código Perl depois de cinco minutos nem quem escreveu entende. :-D"Não querendo desmerecer o python (até porque tenho estudado ele), mas quem escreveu isso é um bosta. Várias justificatias existem para provar o que eu digo, dentre delas seria o fato de que o CPAN tem mais de gigas e gigas de módulos para auxiliar programadores. Se ngm entendece, ngm iria usar. E ai?Acho que antes de meter o pau em algo alheio é bom saber como usa-lo rsrsrsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja começou a desmerecer dizendo isso.

Não querendo desmerecer o python (até porque tenho estudado ele), mas quem escreveu isso é um bosta.

E realmente concordo com isso
código Perl depois de cinco minutos nem quem escreveu entende. :-D
Poste um código seu em algum forum de perl, com uma duvida, e veja quantas maneiras existem de escrever o mesmo código.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poste um código seu em algum forum de perl, com uma duvida, e veja quantas maneiras existem de escrever o mesmo código.

Existem várias maneiras. Não sei o que você pensa, mas o fato de poder escrever de diversas maneiras é muito bem aceito. Por isso foi até criado um "jogo" chamado Perl Golf, na qual consiste basicamente por quem da a "tacada" com o menor código possivel, muitas vezes resumindo um código a uma única linha (chamado "one-liner"). Não to querendo fazer uma richa Python x Perl (até porque eu curto os dois), mas não aceito uma pessoa que não manja tal linguagem falar mal sem saber o que está falando.Se fizer uma crítica, que tenha um fundamento. Que seje válida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não to querendo fazer uma richa Python x Perl (até porque eu curto os dois), mas não aceito uma pessoa que não manja tal linguagem falar mal sem saber o que está falando.

é acho que voce não sabe de quem ta falando, pois Rodrigo Cacilhas, sabe muito o que fala, e é membro ativo na comunidade python e perl.alias, isso que ele disse foi uma PIADA!outro alias, quando me refiro a maneiras diferentes de codar, me refiro não entre a diferença de fazer
teste++
ou
teste = teste + 1
e sim na maneira que se escreve o código
if(teste) {   comando   comando} else    comando
ou
if(teste) {   comando   comando} else {   comando}
Bem, esta é uma discussão que não tem fundamento, porem, estenda que o citamento que eu fiz, foi uma piada O.o'e ela tem fundamente sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo contexto de sua primeira mensagem, quem ta de fora vai pensar que é algo muito cabuloso é que só nerds-de-cabeça-grande intendem.Eu quiz mudar essa imagem se é que você não entendeu..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.