irgo 0 Denunciar post Postado Setembro 14, 2011 Olá galera, beleza? Sou iniciante em python / Django e estou com um problema. Estou criando um sisteminha de cadastro usando um recorte meu msm (sem usar o django admin) e programando tudo, para fins de estudos.Porém estou com um problema. Conseguir fazer o cadastro, inserir e editar tranquilo com o ModelForm só que na hora de listar eu queria listar por grupos onde o criterio seja a ordem alfabética. ex: > A - alceu - alabama - azimov > B - bruno - bugatti ... Como devo fazer isso ? no views a lista que eu consegui fazer é: item = ClientesModel.objects.all().order_by('nome') Com isso ele lista em ordem alfabética porém preciso agrupar por letra conforme o exemplo acima. Alguem me da alguma luz??? Valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
irgo 0 Denunciar post Postado Setembro 17, 2011 Galera procurei, testei, tentei inventar moda....n teve jeito, n consegui fazer direto no django, porém consegui resolver com javascript na hora de listar. No views.py eu listo tudo por ordem alfabética : def get_clientes(request): clientes = ClientesModel.objects.all().order_by("nome") retorno = serializers.serialize("json", clientes) return HttpResponse(retorno, mimetype="text/javascript") Mando a lista de dados pro template e ai lá eu organizo por javascript msm. Fica um pouco fora na idéia dessa categoria mas pra quem tiver interesse, no javascript resolvi assim: $.ajax({ type: "get", url: area, dataType: "json", success: function(retorno){ var categoria = ''; $.each(retorno, function(hop, item) { if (categoria == "") { $(".list-ajax").append('<div class="title_tag ui-corner-top"><div class="icon-list ui-icon ui-icon-folder-open"></div>'+item.fields['nome'][0]+'</div><div class="line_bottom_tag"></div>'); categoria = item.fields['nome'][0]; } else if (categoria != item.fields['nome'][0]) { $(".list-ajax").append('<p>'+item.fields['nome'][0]+'</p>'); categoria = item.fields['nome'][0]; } $(".list-ajax").append('<p>'+item.fields["nome"]+'</p>'); }); } }); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites