Jump to content
Ramon Batista

Exercícios de Programação Phyton

Recommended Posts

O que você não sabe fazer exatamente?

Não sabe como funciona loop na linguagem, não consegue identificar um padrão na soma....?

2 horas atrás, _Isis_ disse:

O que você não sabe fazer exatamente?

Não sabe como funciona loop na linguagem, não consegue identificar um padrão na soma....?

Estou em duvida com o padrão, até o momento desenvolvi isso:

n=int(input("n:"))
x=1
y=n
w=0
while x<=y:
    c=x/(y-(x-1))
    w+=c
    x+=1
print(w)

Porem não sei se estou seguindo a linha de raciocínio correto. 

O que está estranho p/ mim é aquele 2 no numerador... Eu conheço a série como

1/n + 2/(n-1) + 3/(n-2) + ... + (n-1)/2 + n/1

Eu usaria o for no lugar do while. É menos coisa p/ se controlar:

n = input("n: ")
soma = 0
for x in xrange(1,n+1):
  soma = soma + x/float(n-x+1)

print(soma)

Isso no Python 2.7. No 3 não tem xrange, você usa o range (mas funcionamento é o mesmo: ele gera inteiros de início até final-1) e não é necessário converter o denominador p/ float (no Python 2.7 a divisão é inteira por padrão. No 3 funciona como divisão normal com float; p/ você ter a divisão como inteiro é //)

Em 24/11/2017 at 20:07, AdrianoDBA disse:

Função Harmonica 1/n = Ln x mais simples!!

Pode ser mais simples, mas não atende se o objetivo é aprender a criar funções na linguagem.

Função que falei é função matemática pra poder entender o porque de uma ser a outra.
Agora pra programar uma função ai sim pode escolher a melhor maneira de criar e colocar pra funcionar.
Desculpa nao me fazer entender!!!

2 horas atrás, AdrianoDBA disse:

Função que falei é função matemática pra poder entender o porque de uma ser a outra.
Agora pra programar uma função ai sim pode escolher a melhor maneira de criar e colocar pra funcionar.
Desculpa nao me fazer entender!!!

Tranquilo. É tipo o lance de calcular fibonacci recursivamente. A fórmula de Binet é mais eficiente, mas quando o assunto é recursão...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Laysilva
      Gente , 
      maximo que recebe 2 números inteiros como parâmetro. 

def sumDigit(num): sum = 0 while(num): sum += num % 10 num = int(num / 10) return sum   só que tá errado . Eu não sei como fazer .  Alguém me ajuda ?
    • By magrelarr
      Olá pessoal. Me chamo Lucas e tenho uma enorme vontade em aprender programação, na intenção de criar um jogo bem simples, mas com alguns detalhes. Minha ideia é um jogo sobre eleições politicas, numa terra ficticia que criei, e contaria com partidos disputando em sete regiões, números em graficos sobre os votos, eleitos e não eleitos, divisão dos poderes, formação de governo, etc. Algo programado dessa forma. Parece complexo mas seria algo básico.
      Então são duas perguntas:
      1° Por onde começar? Eu tenho muita vontade, mas conheço pouco da área. O primeiro passo que foi a história, os mapas, partidos e logos eu já criei, mas e depois?
      2° qual a melhor linguagem pra se aprender. Será um jogo de texto, sem personagens, apenas números e nomes, e realmente não faço ideia de que tipo de linguagem se usa pra jogos assim.

Deixem dicas ou se caso se interessem pelo projeto, mantenho contato. Obrigado.
    • By Eikogloria
      Bom dia, precisava de uma pequena ajuda se possível.
      Necessito de implementar uma função "r" em Python.
      Função "r" tem 3 argumentos "d", "c1", "c2".
      O argumento "d" é uma lista de Números.
      Os argumentos c1 e c2 são números inteiros e indices de elementos da lista d.
      c1 < c2 < len(d)
      A função "r" retorna a soma dos elemento da lista "d" desde o indice c1 a c2 inclusive.

De que modo devo criar esta função?
    • By atilla9913
      Eae glr, necessito de uma ajuda rápida, preciso da resolução de uma questão de programação estruturada de python usando função: Faça em Python usando vetor e função um programa que solicite a quantidade de alunos, peça o RE de cada aluno, peça 4 notas para cada aluno, calcule a média de cada aluno e mostre na tela as informações de RE: , as 4 notas, a média e a situação(aprovado acima de 7, reprovado abaixo de 7)?
    • By Motta
      As 10 principais linguagens de programação do mercado

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.